Atualidade
ZET GALLERY inaugura exposição que une artistas e poetas em torno dos conceitos de surrealismo e liberdade
Para celebrar os seus 10 anos, apresentação inédita de trabalhos plásticos de Filipa Leal e Mafalda Veiga acontece já no próximo sábado

A zet gallery vai receber, já no próximo sábado, dia 24 de fevereiro, às 16 horas, a exposição “O sentido da vida é só cantar” com trabalhos de Alexandra de Pinho, Filipa Leal, Jorge Feijão, Mafalda Veiga, Marta Bernardes e Zélia Mendonça.
O evento inaugural vai contemplar um showcase da cantora Mafalda Veiga, intitulado “Colagens”, seguindo-se uma conversa, a 16 de março, sob o tema “Orfismo e Misticismo: a busca do invisível através das artes”, bem como uma outra, a 20 de abril sobre “a necessidade de cantarmos em coro: do político e do poético na sociedade contemporânea”.
“Esta exposição reúne um conjunto de artistas cujos trabalhos se inscrevem numa tradição da oralidade. Resgatar as histórias e oferecê-las à comunidade através da elaboração de uma língua outra é a tarefa dos artistas. Na exposição “O sentido da vida é só cantar”, título de uma antologia de poemas de um dos maiores poetas da língua portuguesa, António Barahona, reunimos um conjunto muito diverso de vozes que tentamos agenciar em forma de coral”, revela Nuno Faria, curador da exposição.
Foi nesse contexto que Filipa Leal falou das suas colagens de palavras feitas poemas, inspiradas pelo Surrealismo e que a transportam para a experimentação plástica e para o desenho das formas e das cores, ainda que as formas sejam letras e as cores sejam as dos jornais e revistas que se acumulam em casa, com preguiça de ecoponto ou crença no famoso “nunca se sabe se pode fazer falta”.
Ainda a propósito da celebração da primeira década de zet gallery, a diretora Helena Mendes Pereira acrescenta: “A zet gallery é, dez anos depois, uma estrutura de criação e programação artística de referência em diferentes escalas. É o ponto de partida para a criação de um ecossistema de equipamentos culturais e o ponto de chegada do dstgroup às artes plásticas e visuais, com projetos e mecenato no teatro e nas artes performativas, na promoção dos livros e da leitura e de apoio ao tecido cultural local e nacional, no suporte direto à atividade de artistas e criativos. É o ponto de partida e de chegada de uma forma de estar em sociedade, construindo uma comunidade de cultura, conhecimento e empatia, que tem uma única missão: mudar o mundo.
Esta exposição está patente até 27 de abril.
Imagem: ZG.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca