Connect with us

Atualidade

XJazz leva John Scofield & Dave Holland Duo a Pedrógão Pequeno

Publicado

on

A aldeia do xisto de Pedrógão Pequeno (concelho da Sertã) vai receber duas lendas do jazz, dois músicos que tocaram nas formações de Miles Davis e que representam o máximo expoente dos seus instrumentos – guitarra e contrabaixo.

No dia 7 de julho, às 21h00 o Logradouro da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno (Sertã), vai ser o improvável palco do primeiro concerto da edição deste ano do XJazz, uma iniciativa da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do JACC – Jazz ao Centro Clube, com o apoio da Câmara Municipal da Sertã e da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno.

John Scofield (guitarra) e Dave Holland (baixo) vão dar um concerto ao ar livre na aldeia de xisto de Pedrógão Pequeno. Já com uma longa carreira Scofield e Holland são dos mais influentes músicos de Jazz da atualidade: “Durante um período bastante significativo na história do jazz, os grupos formados em torno de Miles Davis tornaram conhecidos jovens músicos que, em muitos casos, alcançaram eles próprios, pouco depois, notoriedade assinalável.

É o caso de Scofield e de Holland que, embora não se tenham cruzado nesse contexto, se viriam a encontrar em 1993, no álbum de tributo So Near, So Far (Musics for Miles), um projeto de Joe Henderson. Algum tempo depois, fizeram ambos parte do super-grupo ScoLoHoFo (em que também participavam Joe Lovano e Al Foster). Com este grupo, produziram o registo discográfico Oh! (2003) e fizeram várias digressões”, explica José Miguel Pereira, do Jazz ao Centro Clube.

“Nos últimos anos, Scofield tem-se afastado dos pequenos combos (trios e quartetos) com os quais construiu uma das mais sólidas carreiras musicais no jazz. Aventurou-se no formato solo e, paralelamente, encontrou em Holland o parceiro ideal para o formato duo. Pelo seu lado, Holland conta com uma longa e diversa lista de colaborações em duo (com Derek Bailey, Barre Phillips, Pepe Habichuela e Kenny Barron).”

Companheiros de longa data, com histórias musicais diversas juntam agora forças para apresentar ao público um novo diálogo. Apresentando-se como um duo, vão tocar composições originais com que cada um contribuiu para o seu repertório, com uma seleção de padrões de jazz adicionados à mistura.

Aqueles que estão familiarizados com a sua arte individual não podem esperar nada menos do que um encontro único dos seus génios musicais – virtuosismo, prazer e profundidade.

Para Bruno Ramos, coordenador da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, este concerto corporiza na perfeição o espírito que move o XJazz, uma iniciativa que já vai na sua 14ª edição: “Levar o melhor do Jazz às Aldeias do Xisto, levar criadores a lugares improváveis, dar ao público a oportunidade de assistir a momentos únicos num contexto muito especial como o são os lugares onde normalmente ocorrem estes concertos, como o de John Scofield & Dave Holland Duo, dois monstros sagrados do Jazz.

No programa da edição deste ano do XJazz há ainda a destacar mais concertos e residências artísticas. No dia 24 de agosto às 21h30 será a aldeia de Gondramaz (Miranda do Corvo) a receber o trio Marcelo dos Reis “Flora”, com Miguel Falcão e Luís Filipe Silva.

Marcelo dos Reis é um dos mais credenciados guitarristas nacionais de jazz que faz em “Flora” a estreia em trio de um grupo dedicado a composições originais que cruzam géneros. Com uma grande componente da improvisação típica do jazz mais livre com raízes no Bebop, uma forte marca do rock mais Psicadélico, Krautrock e até do Progressivo, o trio assenta a sua linguagem criativa numa musica universal. Ao lado de Marcelo dos Reis estarão Miguel Falcão (contrabaixo) e Luís Filipe Silva (bateria), dois músicos com um solida formação e criatividade, ambos com trajetos distintos e relevantes nas mais diversas linguagens musicais.

Como habitualmente, o XJazz vai proporcionar residências artísticas em Aldeias do Xisto, desta vez a artistas como Petra Kapš, ou Maria do Mar.

Petra Kapš estará em trabalho de pesquisa na aldeia de Cerdeira (Lousã) de 15 a 19 de julho. A eslovena é uma artista, compositora e investigadora especializada nos domínios da bio e geo-acústica, hidroacústica, arte sonora, perceção auditiva, performance sonora interativa em espaços concretos e acústicos, realidade aumentada digitalmente, transmissão via web e rádio. O seu trabalho criativo atravessa a arte sonora, a rádio, a poesia espaço-temporal, a performance e a fotografia.

Já a violinista portuguesa Maria do Mar estará na aldeia de Barroca do Zêzere (Fundão) de 23 de julho a 2 de agosto, uma experiência que culminará com um concerto na aldeia (em data a definir). Maria do Mar, violinista eclética, professora, compositora, com um percurso transdisciplinar. A sua abordagem criativa explora convergências e divergências entre música clássica, modos de ensino alternativos, música experimental e improvisada, cinema, teatro, dança e ativismo. Procura no seu trabalho um universo amplo, o desenvolvimento de uma linguagem pessoal, com fronteiras estéticas difusas onde se abrem possibilidades transversais e sem limites criativos.

O XJazz é uma a iniciativa que desde 2012 tem aliado a dimensão criativa aos recursos endógenos do território – património, tradição, gastronomia, natureza, paisagem natural e cultural – valorizando lugares e comunidades.

A entrada para os concertos é livre, mediante inscrição em https://forms.gle/HrzTKhf4JLBJDZDo8

Programa

Concertos

John Scofield & Dave Holland Duo

Logradouro da Junta de Freguesia de Pedrógão Pequeno

Pedrógão Pequeno, Sertã

7 de julho/ 21h00

Entrada livre mediante inscrição prévia em: https://forms.gle/HrzTKhf4JLBJDZDo8

Marcelo dos Reis “Flora”, com Miguel Falcão e Luís Filipe Silva

Gondramaz, Miranda do Corvo

24 de agosto/21h30

Entrada livre

*Integrado na programação dos Serões de Verão do Gondramaz

Residências artísticas

Petra Kapš

Cerdeira, Lousã

15 a 19 de julho

Maria do Mar

Barroca do Zêzere, Fundão

23 de julho a 2 de agosto

A ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto é uma organização cuja missão é gerar atratividade territorial, estimulando um desenvolvimento social e económico sustentável, integrado e participado na Rede das Aldeias do Xisto, constituída por 27 aldeias do interior da Região Centro de Portugal. A ADXTUR lidera este projeto que integra 230 entidades, públicas e privadas.

O JACC — Jazz ao Centro Clube é uma associação cultural sem fins lucrativos, constituída em 30 de abril de 2003 e sediada em Coimbra. Ao longo de 17 anos de atividade, e a partir da sua missão fundacional — a promoção, divulgação e ensino do Jazz — tem vindo a desenvolver uma série de projetos que estendem o âmbito de ação inicial, nunca se afastando das práticas artísticas e trabalhando a partir da noção de integralidade da relação entre cultura, cidadania e desenvolvimento sustentável.

Imagem: DR.

Atualidade

Evento na Católica do Porto acolhe especialistas em educação para o cinema

Dia 10 de julho, a partir das 10h00, no Auditório Ilídio Pinho da Escola das Artes

Publicado

on

Núria Aidelman, (da Associação A Bao A Qu) e Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema), figuras de relevo na educação cinematográfica, são dois dos nomes que vão estar na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa para o II Encontro de Cinema e Educação, direcionado para docentes dos ensinos básico e secundário. Este encontro, cuja nova edição se realiza no dia 10 de julho, nasceu em 2023 no âmbito do projeto INSERT, que tem como objetivo promover a literacia fílmica em várias escolas nacionais. 

“O INSERT começou por ser um projeto de investigação e é hoje uma estratégia digital de literacia fílmica, baseada num conjunto de recursos online, direcionado para contextos educativos,” explica Pedro Alves, coordenador do projeto de investigação INSERT e docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Um projeto desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR), com o apoio da Fundação para a Ciência e a Tecnologia e parceria do Plano Nacional de Cinema. “No total são 20 vídeos tutoriais e 1 caderno pedagógico sobre teoria e prática cinematográfica, disseminados digitalmente e em acesso aberto” explica Pedro Alves. “Não fazia sentido promover este tipo de estratégia sem criar também um encontro, anual para debater os resultados deste e de outros projetos em curso no campo da educação para o cinema. Consideramos que essa é uma responsabilidade educativa, cultural e social da Escola das Artes e do CITAR,” completa o coordenador do projeto.

II Encontro de Cinema e Educação

Nesta segunda edição, o evento contará com a presença de Núria Aidelman, da Associação A Bao A Qu, que apresentará alguns dos projetos de educação para o cinema desenvolvidos pelo coletivo. Segue-se uma mesa-redonda sobre “Serviços educativos para o cinema”, que contará comDario Oliveira e Melanie Pereira (Porto/Post/Doc), Fernando Galrito (Monstra), Isabel Coelho (DocLisboa/abcDoc), Nuno Rodrigues (Curtas Vila do Conde) e Vítor Ribeiro (Casa das Artes de Famalicão). A parte da tarde começa com a intervenção de Elsa Mendes, coordenadora do Plano Nacional de Cinema, que falará sobre aquela que é a principal estratégia pública de educação para o cinema em Portugal. Segue-se a segunda mesa-redonda, “Educação para o cinema nas escolas”, onde as professoras Cecília Espinho (AE de Pinheiro, Penafiel), Elsa Cerqueira (ES de Amarante) e Eva Maia (EB Mindelo/AE D. Pedro IV, Vila do Conde) apresentarão atividades realizadas em escolas no âmbito do PNC. A terceira e última mesa-redonda do dia seguir-se-á à apresentação do projeto INSERT por parte de Pedro Alves (coordenador do projeto) e abordará “Experiências INSERT” desenvolvidas em quatro escolas, com os docentes Ana Paula Fadigas (AE Severim de Faria, Évora), Cristina Feyo e Natividade Santos (AE À Beira Douro, Gondomar), David Pires (AE Aver-o-mar, Póvoa de Varzim) e José Artur Matos (AE João de Araújo Correia, Peso da Régua).

Formação INSERT

Este ano, além do Encontro no dia 10, vai realizar-se, nos dias 11 e 12 de Julho, um curso de formação teórico-prática no âmbito do projeto INSERT, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pela Escola das Artes. A formação permitirá uma abordagem dos recursos do projeto centrados na exploração e aplicação de conceitos cinematográficos em exercícios e atividades de cariz prático e pedagógico.

O II Encontro de Cinema e Educação 2024 terá lugar no dia 10 de julho, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Madeira: Polícia no Campo de Férias

Publicado

on

O Comando Regional da Madeira da Polícia de Segurança Pública, no âmbito da programação de eventos junto dos Campos de Férias e Centros de Atividades de Tempos Livres (ATL), elaborou um programa de demonstração de meios na Região Autónoma da Madeira que incluirá uma exposição de meios da PSP, bem como a divulgação de programas tais como “Estou Aqui” (Crianças e Adultos) e Férias em Segurança e Programa + Verão.

Estes eventos são abertos à comunidade em geral, sem qualquer custo, necessidade de inscrição ou registo.

Nos eventos de demonstração incluirá também uma demonstração do Grupo Operacional Cinotécnico onde cães-polícias demonstrarão todas as suas capacidades nas várias vertentes em que são treinados.

Assim, a Polícia de Segurança Pública convida a comunidade a assistir aos eventos que irão ser realizados durante o mês de julho e agosto, a partir das 09h30, nas seguintes localidades:

05 de julho de 2024 – Funchal – Parque de Santa Luzia

10 de julho de 2024 – Câmara de Lobos – Escola 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

12 de julho de 2024 – Ribeira Brava – Estádio Municipal da Ribeira Brava

17 de julho de 2024 – Machico – Parque Desportivo de Água de Pena

07 de agosto de 2024 – Câmara de Lobos – Escola 2.º e 3.º ciclos do Estreito de Câmara de Lobos

09 de agosto de 2024 – Funchal – Parque de Santa Catarina.

Imagem: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Câmara Municipal investe 400 mil euros na época balnear

“Época balnear reforça atratividade turística do concelho”

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado da vereadora Fabíola Oliveira, içou, hoje, simbolicamente no Navio Gil Eannes, a bandeira azul, numa cerimónia que serviu para entregar as bandeiras “Azul”, “Acessível – Praia para TODOS” e “Qualidade de Ouro” para as praias galardoadas na nova época balnear. O autarca aproveitou para reiterar os agradecimentos aos que se empenham diariamente para aumentar, desta forma, também a atratividade do concelho.

De referir que, para a época balnear de 2024, Viana do Castelo apresenta 11 praias galardoadas com Bandeira Azul, mais uma que no ano anterior. Assim, no concelho vianense, as praias galardoadas com bandeira azul são: Ínsua, Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa Norte, Amorosa Sul e Castelo do Neiva. A novidade é o galardão atribuído à praia de Amorosa Sul, uma aposta do Município, que decidiu candidatar mais esta praia, dando continuidade ao objetivo de aumentar progressivamente a qualidade e distinção das diversas praias deste concelho.

Viana do Castelo conta ainda com 10 praias consideradas como “Qualidade Ouro” pela Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, numa garantia de qualidade de excelência para a época balnear presente ano. Assim, foram galardoadas com a bandeira de ouro as praias de Afife, Arda, Paçô, Carreço, Norte, Cabedelo, Luziamar, Amorosa norte, Amorosa sul e Castelo do Neiva.

Em Viana do Castelo, entre 15 de junho a 15 de setembro, estão a ser investidos quase 400 mil euros para garantir a segurança e todas as condições nas praias do concelho e contando com 31 nadadores-salvadores.  A fatia maior vai, aliás, para a aquisição de serviços de vigilância, assistência balnear, patrulhamento e coordenação de nadadores salvadores para a época balnear, no valor global de 290.000 euros, com vista a “garantir a salvaguarda da segurança de utentes e praticantes de desportos náuticos nas águas balneares designadas de Viana do Castelo e em águas com prática balnear conhecida (embora não designada, Rodanho e Argaçosa)”.

Na sua intervenção, Luís Nobre salientou a importância da frente atlântica para o concelho e aproveitou para fazer “um reconhecimento público a todas as entidades que dão condições para que a época balnear seja mais um motivo de atração para Viana do Castelo”, num ano em que Viana do Castelo viu aumentar o número de bandeiras azuis para o concelho.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Mais lidas