Connect with us

Atualidade

X AEROSYSTEMS SA apresenta aeronave em Mora

Publicado

on

A Câmara Municipal de Mora acolheu, no dia 24 de julho, no Pavilhão de Exposições e Auditório de Mora uma demonstração de uma aeronave não tripulada (UAV-SR300-01) por parte da X AEROSYSTEMS, representada por Arved Glass, pelo Diretor Comercial, João Castro, e pela equipa de Engenheiros chefiada por Hugo Palma. A comitiva foi composta pelo Presidente do Governo Local da Província de Pemba, Moçambique, Florete Simba Motarua, figura do ano 2020 em Moçambique, sendo uma personalidade ímpar e de plena confiança do Presidente de Moçambique. Este evento permitiu ver o enorme potencial que esta empresa tem e as mais valias que vai criar em Mora.

Este encontro aconteceu após uma de muitas reuniões com o grupo de empresas (X AEROSYSTEMS, SKYEAGLE e LOGOSCONQUEST) e, rapidamente, o executivo do município ficou ciente das intenções da empresa gestora do aeródromo e que o futuro do aeródromo, o futuro do concelho são uma certeza.

A SKYEAGLE tem como core business, voos privados, lazer, turísticos, comerciais e de negócios nacionais e europeus.

A LOGOSCONQUEST é responsável pela Gestão do Aeródromo Moragil e pelo desenvolvimento turístico, tendo demonstrado interesse sem via a desenvolver uma pequena instância turística com 25 camas junto ao Aeródromo de forma a poder dar resposta a falta de camas turísticas no concelho de Mora e por sua vez poder albergar os voos ou escalas intermédias de pequenos voos nacionais e europeus.

A X AEROSYSTEMS tem como área de negócios o desenvolvimento, investigação de Drones e montagem dos mesmos, havendo a possibilidade de a linha de montagem poder migrar para Mora o que fará com que haja criação de emprego especializado e possamos desenvolver novas valências no mercado de trabalho.

O Aeródromo Moragil está localizado no concelho de Mora e foi projetado como aeródromo recreativo de forma a servir Mora e Montargil. Tem como características técnicas o comprimento da pista que inclui cabeceiras deslocadas de aproximadamente 120 metros em cada extremidade.

Está perto de outras pistas e aeródromos tais como as Pista do Monte do Lago, do Couço, da Barragem do Maranhão, de Volta do Vale, de Ciborro e de Arraiolos, os Aeródromos de Montemor, de Ponte de Sor e de Évora.

Neste sentido, estando rodeado de pistas e aeródromos em particular os Aeródromos de Ponte de Sor e de Évora, o novo executivo da Câmara Municipal de Mora nunca descartou o aeródromo Moragil, muito pelo contrário, vê o mesmo com um enorme potencial para o seu concelho e região. Este aeródromo é constituído por 6 hangares com capacidade para 34 aeronaves, o que faz com que Mora possa ser visitada por voos privados, lazer, turísticos, comerciais e de negócios.

Também permitiu desenvolver uma relação institucional com a Câmara Municipal de Pemba, uma realidade díspar de Mora pois, nos dias de hoje, são o ex-líbris turístico de Moçambique e tem, aproximadamente, uma população de 600 mil habitantes.

Foto: CMM.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas