Atualidade
Voleibol: Suécia leva a “prata” na European League

A Suécia ergueu, no passado dia 02, o troféu de vencedora da European Silver League 2022 – Femininos e garantiu a presença na European Golden League 2023, ao vencer (3-0: 25-19, 25-21 e 25-16) Portugal, no Idrottshallen de Lund, cidade sueca onde se disputou a final da competição.
A Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, enfrentou, na final da ESL, uma Suécia irrepreensível, que se mostrou mais sólida em todos os fundamentos do jogo (41 ataques, 12 blocos e 10 ases contra 34 ataques/4 blocos/3 ases de Portugal), mas a formação lusitana está, claramente, de parabéns.
A disputa desta final, cuja presença, só por si, é um enorme feito para o Voleibol feminino português, agora vice-campeão da Silver League, e recompensa todo o empenho e esforço conseguido em sintonia pela equipa técnica e jogadoras.
Esta final foi o culminar de largas semanas de trabalho, que se iniciaram com um estágio em França, registando, então, jogos equilibrados com a seleção gaulesa, que haveria de erguer o troféu de vencedora da Golden League.
Depois, na fase preliminar da ESL, onde Portugal ocupou a liderança quase até ao fim, com uma vitória (3-2) arrancada a ferros na Suécia pelo caminho.
Nesta final, foi crucial a forma como as suecas entraram, mentalmente, no jogo, iniciando os sets a pressionar de forma agressiva no serviço e ataque e precavendo-se de retaliações no bloco.
O set inaugural acabou por ser uma exceção, e o único em que, como se esperava desta final, o equilíbrio foi patente quase até final: Portugal estava à frente (16-15) à entrada para a reta final, mas as nórdicas acabariam por selar o triunfo com 4 pontos se resposta: 25-19.
O segundo set foi decisivo para as aspirações das suecas, que começaram muito bem (8-1). Portugal ainda recuperou de 5-10 para 10-12, equilíbrio que se manteve até aos 20 pontos. Depois, as suecas fizeram o 23-20 antes de fecharem com 25-21.
Até aqui, Alexandra Lazic e Júlia Kavalenka, ambas com 12 pontos, lideravam as melhores pontuadoras, seguidas de Isabelle Haak, com 10, mas a Suécia registava já 10 blocos (contra 1 de Portugal) e 7 serviços diretos (contra 2).
No terceiro set, a Suécia nem levantou o pé do acelerador. Transformou um 4-3 num 9-3, e depois, com a Alexandra Lazic – a melhor jogadora da final – no serviço, Jonna Wasserfaller e Vilma Andersson no bloco e com Isabelle Haak a finalizar no ataque, prosseguiu imparável (18-9, 21-12) até ao 25-16 final.
Sem surpresas, Alexandra Lazic foi a melhor pontuadora, com 19 pontos, seguida de Isabelle Haak, com 14, e Júlia Kavalenka, com 12.

No final, o Selecionador Nacional, Hugo Silva, reconheceu que estiveram “uns furos abaixo do nosso normal, mas tratava-se de uma final, onde o lado mental tem um peso decisivo e fomos nós quem acusámos mais esse momento. Ainda aguentámos bem no primeiro set, mas depois, com erros de contra-ataque e receções, possibilitámos a vitória da Suécia. No segundo set, tivemos um mau começo. Depois fizemos o mais difícil, que foi igualar e no fim do set… mais uma vez, os erros grosseiros apareceram. Contudo, só posso estar orgulhoso do que elas fizeram, pois nada se resume a um só jogo e tenho a certeza que foi um momento de crescimento para todas, pois jogar finais não é para qualquer um e tem muito a ver com a forma de as saber jogar, mas isso só se consegue interiorizar ao passarmos por estes jogos decisivos. Esperamos regressar a casa sem mais aventuras pela frente, como foi a nossa história nesta competição, e ambicionando sempre mais momentos brilhantes para o futuro. Contudo, não podemos deixar passar em claro a horrível organização desta final, onde tudo parecia ser feito para nos prejudicar e, quer queiramos, quer não, isso não ajuda a dignificar finais do nível desta competição“.
Após em 2021 ter rubricado uma página na história na European Silver League, ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – com cinco vitórias e apenas um desaire –, a Seleção Feminina discutiu, pela primeira vez, um título de uma competição internacional.
Fotos: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares