Connect with us

Atualidade

Voleibol: Suécia leva a “prata” na European League

Publicado

on

A Suécia ergueu, no passado dia 02, o troféu de vencedora da European Silver League 2022 – Femininos e garantiu a presença na European Golden League 2023, ao vencer (3-0: 25-19, 25-21 e 25-16) Portugal, no Idrottshallen de Lund, cidade sueca onde se disputou a final da competição.

A Seleção Nacional de Seniores Femininos, orientada por Hugo Silva, enfrentou, na final da ESL, uma Suécia irrepreensível, que se mostrou mais sólida em todos os fundamentos do jogo (41 ataques, 12 blocos e 10 ases contra 34 ataques/4 blocos/3 ases de Portugal), mas a formação lusitana está, claramente, de parabéns.

A disputa desta final, cuja presença, só por si, é um enorme feito para o Voleibol feminino português, agora vice-campeão da Silver League, e recompensa todo o empenho e esforço conseguido em sintonia pela equipa técnica e jogadoras.

Esta final foi o culminar de largas semanas de trabalho, que se iniciaram com um estágio em França, registando, então, jogos equilibrados com a seleção gaulesa, que haveria de erguer o troféu de vencedora da Golden League.

Depois, na fase preliminar da ESL, onde Portugal ocupou a liderança quase até ao fim, com uma vitória (3-2) arrancada a ferros na Suécia pelo caminho.

Nesta final, foi crucial a forma como as suecas entraram, mentalmente, no jogo, iniciando os sets a pressionar de forma agressiva no serviço e ataque e precavendo-se de retaliações no bloco.

O set inaugural acabou por ser uma exceção, e o único em que, como se esperava desta final, o equilíbrio foi patente quase até final: Portugal estava à frente (16-15) à entrada para a reta final, mas as nórdicas acabariam por selar o triunfo com 4 pontos se resposta: 25-19.

O segundo set foi decisivo para as aspirações das suecas, que começaram muito bem (8-1). Portugal ainda recuperou de 5-10 para 10-12, equilíbrio que se manteve até aos 20 pontos. Depois, as suecas fizeram o 23-20 antes de fecharem com 25-21.

Até aqui, Alexandra Lazic e Júlia Kavalenka, ambas com 12 pontos, lideravam as melhores pontuadoras, seguidas de Isabelle Haak, com 10, mas a Suécia registava já 10 blocos (contra 1 de Portugal) e 7 serviços diretos (contra 2).

No terceiro set, a Suécia nem levantou o pé do acelerador. Transformou um 4-3 num 9-3, e depois, com a Alexandra Lazic – a melhor jogadora da final – no serviço, Jonna Wasserfaller e Vilma Andersson no bloco e com Isabelle Haak a finalizar no ataque, prosseguiu imparável (18-9, 21-12) até ao 25-16 final.

Sem surpresas, Alexandra Lazic foi a melhor pontuadora, com 19 pontos, seguida de Isabelle Haak, com 14, e Júlia Kavalenka, com 12.

Júlia Kavalenka (Foto: DR)

No final, o Selecionador Nacional, Hugo Silva, reconheceu que estiveram “uns furos abaixo do nosso normal, mas tratava-se de uma final, onde o lado mental tem um peso decisivo e fomos nós quem acusámos mais esse momento. Ainda aguentámos bem no primeiro set, mas depois, com erros de contra-ataque e receções, possibilitámos a vitória da Suécia. No segundo set, tivemos um mau começo. Depois fizemos o mais difícil, que foi igualar e no fim do set… mais uma vez, os erros grosseiros apareceram. Contudo, só posso estar orgulhoso do que elas fizeram, pois nada se resume a um só jogo e tenho a certeza que foi um momento de crescimento para todas, pois jogar finais não é para qualquer um e tem muito a ver com a forma de as saber jogar, mas isso só se consegue interiorizar ao passarmos por estes jogos decisivos. Esperamos regressar a casa sem mais aventuras pela frente, como foi a nossa história nesta competição, e ambicionando sempre mais momentos brilhantes para o futuro. Contudo, não podemos deixar passar em claro a horrível organização desta final, onde tudo parecia ser feito para nos prejudicar e, quer queiramos, quer não, isso não ajuda a dignificar finais do nível desta competição“.

Após em 2021 ter rubricado uma página na história na European Silver League, ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – com cinco vitórias e apenas um desaire –, a Seleção Feminina discutiu, pela primeira vez, um título de uma competição internacional.

Fotos: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Atualidade

31ª Semana Cultural de Santa Marta de Penaguião chega ao fim

Balanço extremamente positivo para o Município

Publicado

on

A festividade por excelência de Santa Marta de Penaguião terminou no dia 2 de agosto, terça-feira, com um balanço extremamente positivo para a organização.

Cinco dias de comemoração que ficaram marcados pelo lançamento da nova marca do Município: Santa Marta de Penaguião – Berço D’Ouro, simbolizado numa Pena.

Segundo o executivo municipal, “todos nós somos Douro e de Ouro somos todos nós”. Como tal, ao longo dos dias da celebração, personalidades D(e)Ouro foram distinguidas. No Miradouro D’Ouro Vivo foi feito o reconhecimento a todos os penaguienses que trabalharam na Casa do Douro.

Para além destes penaguienses, foi igualmente feita uma homenagem aos trabalhadores da vinha, os que trabalharam e trabalham na vinha durante todo o ano, delineando a paisagem do seu Douro que tanto os caracteriza. “Trabalho que não é reconhecido, mas que deve ser considerado como uma honra e orgulho”, sublinha o Município.

“O empenho do executivo municipal penaguiense em defender e promover o Douro, bem como em dignificar o trabalho da vinha” foi reforçado com o desafio lançado a todos os “bons” homens e mulheres do Douro, presidentes de Câmara da CIMDOURO e demais entidades presentes nas comemorações do feriado municipal, para assinarem uma carta de compromisso que será enviada para onde possa provocar reação.

Ainda no âmbito das homenagens e reconhecimentos, a 31ª edição da Semana Cultural fica, também, marcada pela atribuição dos primeiros Prémios Solidarius a 6 alunos do agrupamento de escolas que se destacaram, no presente ano letivo, pelo seu trabalho em prol da entreajuda e solidariedade para com os colegas. O associativismo concelhio também esteve em destaque no último dia, com o reconhecimento feito a penaguienses que marcaram a Cultura de Santa Marta de Penaguião, a agora denominada Cultura D’Ouro.

Para além do lançamento da nova marca, a Semana Cultural contou com o tradicional cortejo etnográfico, o espetáculo piromusical, a noite de cantares e de folclore, o desporto, a gastronomia, a demonstração de artes e ofícios, entre muitos outros momentos dignos de visita.

Uma edição que mereceu os mais alargados elogios de quem por lá mora e/ou passou.

Foto: CMSMP.

Continuar a ler

Atualidade

Anadia assinala Dia Internacional da Juventude

Publicado

on

À semelhança do que tem acontecido em anos anteriores, o Município de Anadia vai celebrar, no próximo dia 12 de agosto, o Dia Internacional da Juventude, oferecendo diversas atividades culturais e desportivas às crianças e aos jovens portadores do Cartão Anadia Jovem.

Neste dia, o Município de Anadia dará a oportunidade às crianças e jovens de usufruírem, sem custos, de serviços disponibilizados em equipamentos de cultura e de desporto da autarquia. A comemoração da efeméride será, também, aproveitada para dar a conhecer o programa da Semana da Juventude que vai decorrer entre 19 e 24 de setembro.

Nas Piscinas Municipais, os portadores do Cartão Anadia Jovem terão entrada gratuita. O Cineteatro Anadia exibirá, pelas 21h00, o filme “Que mal fizemos todos a Deus”, com entrada livre para crianças e jovens até aos 30 anos, residentes no concelho. O Museu do Vinho Bairrada terá também entrada gratuita para jovens até aos 30 anos, residentes no concelho.

O Dia Internacional da Juventude é assinalado a 12 de agosto nos termos da resolução, tomada em 1999, pela Assembleia Geral da ONU, na sequência da recomendação emanada da Conferência Mundial de Ministros Responsáveis pela Juventude, realizada em Lisboa, entre 8 e 12 de agosto de 1998.

Imagem: CMA.

Continuar a ler

Atualidade

Empresa de Felgueiras adota medidas para fazer face à crise energética

“Nós estamos a poupar energia. Você também pode!”, salienta a Login Alpha

Publicado

on

Enquanto cresce o receio de uma crise energética na Europa e o governo português está preparar um plano com medidas para poupança de energia que deverá ser conhecido no final do mês, a Login Alpha, uma pequena empresa de Felgueiras que presta serviços na área da comunicação e marketing digital, decidiu implementar já algumas medidas.

A Login começou por cortar na iluminação e no ar condicionado: metade das luzes do seu escritório estão desligadas e o ar condicionado está, agora, regulado em 27 graus. Os computadores desligam-se na hora de almoço e não se deve deixar equipamentos, como impressoras ou máquina de café, em stand by quando não estão a ser utilizados. O mesmo acontece com os carregadores dos smartphones e tablets, que devem ser removidos das tomadas elétricas quando não estão a carregar os dispositivos. Sempre que possível, as deslocações são evitadas, sendo substituídas por chamadas telefónicas ou videochamadas. “E estamos todos de bom humor!”, diz a empresa.

“São pequenos gestos que é importante todos fazermos no nosso dia a dia, mais agora com a crise energética que se avizinha”, disse Pedro Fonseca, gerente da Login Alpha. “Sempre tivemos uma forte consciência ambiental na empresa, desde a escolha dos estores do nosso escritório, à iluminação ou à impressora energeticamente eficiente. Enquanto aguardamos as diretrizes do Governo para fazer face à crise energética, adotamos já este conjunto de medidas que, até ao momento, não nos têm causado constrangimentos no nosso trabalho do dia a dia”, sublinhou.

“Uma Agência de Marketing Digital que compreende a Indústria da Moda”, é assim que a Login se define. A empresa, que nasceu em 2018, trabalha principalmente com marcas de moda, calçado, têxteis e vestuário, e presta serviços na área do marketing e comunicação: gestão de redes sociais, publicidade digital, webdesign, branding, assessoria de comunicação. A agência foi criada para responder às necessidades das marcas e fabricantes da Indústria da Moda em busca de soluções de valor acrescentado no mundo online.

Foto: LA.

Continuar a ler

Mais lidas