Atualidade
Voleibol: Seleção Nacional no Europeu 2023
Terceira presença consecutiva em campeonatos da Europa com um jogo ainda por disputar

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, orientada por João José, garantiu o apuramento para a fase final do Campeonato da Europa de 2023, ao vencer, ontem, por 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12), a sua congénere do Montenegro em jogo disputado no Pavilhão Desportivo Municipal de Santo Tirso.
Embora falte ainda disputar um último jogo na Pool D – Portugal desloca-se, no dia 21 de agosto, à Islândia –, a seleção de todos nós tem já assegurada (nem que seja como um dos melhores segundos classificados) a sua terceira presença consecutiva, e sétima no total, num Campeonato da Europa, concretizando, assim, o seu grande objetivo para 2022.
A fase final do EuroVolley 2023 ainda não tem organizador(es), nem datas marcadas, mas deverá ser disputado em agosto/setembro do próximo ano.
Portugal vs. Montenegro, 3-0 (27-25, 25-15 e 25-12)
Após o 2-3 averbado no dia 7 de agosto, em Montenegro, para garantir a qualificação direta para o Campeonato da Europa pela terceira vez consecutiva, a Seleção Nacional, orientada por João José, precisava de vencer o seu adversário de ontem por 3-0 ou 3-1, pois o 3-2 obrigava a fazer contas.
1º Set
Montenegro entrou bem no jogo (3-1), com os portugueses a sentirem bem a potência dos serviços de Aleksandar Minic, capitão dos montenegrinos. Portugal recompôs-se rapidamente e equilibrou a contenda (3-3, 6-6, 10-10).
Filip Cveticanin, com um ataque ao primeiro toque, conseguiu a primeira diferença de dois pontos (18-16) para Portugal… mas a equipa orientada por Ivan Joksimovic não acusou o golpe e com dois serviços de Marko Bojic voltou a passar para para a frente no marcador (19-18).
Um bloco de Ivan Zvicer, seguido de um ataque do mesmo jogador, aumentou a diferença (21-19).
Portugal respondeu com um ataque de Alexandre Ferreira e um bloco de Filip Cveticanin (22-22), obrigando Ivan Joksimovic a parar o jogo.
Um ataque de segunda linha de Lourenço Martins manteve Portugal no jogo (25-25). Alex Ferreira colocou a turma das quinas a um mero ponto do triunfo, que seria selado com novo ataque do capitão lusitano: 27-25.
Marko Bojic, com 8 pontos, e Ivan Zvicer, com 7, iniciavam um interessante duelo de pontuadores com Alexandre Ferreira e Lourenço Martins, ambos com 7 pontos neste parcial.
2º Set
Um monster bloco de Miguel Sinfrónio impulsionou Portugal (3-0) e uma bomba no serviço de Lourenço Martins aumentou a distância pontual (6-2).
Dois erros, no serviço e no ataque, mostraram que Montenegro estava um pouco desorientado com a velocidade e agressividade com que Portugal jogava e o treinador montenegrino viu-se obrigado a reunir com os seus pupilos.
A conversa não surtiu efeitos visíveis (10-3) e Ivan Joksimovic procurou remediar a situação fazendo algumas alterações.
Enquanto isso, os portugueses mantinham a sua caminhada a passos largos para novo triunfo.
Um serviço direto de Marko Bojic ainda fez soar algum alarme no banco de Portugal (13-6).
Alex Ferreira respondeu à altura dos acontecimentos, com um serviço direto (15-6). Um bloco de Tiago Violas empolgou, ainda mais, o (muito) público (17-7).
A Seleção Nacional exalava bom Voleibol e os adeptos agradeciam o espetáculo (19-8).
Montenegro reagiu e um serviço de Djordje Jovovic atenuou um pouco a diferença (20-12), mas o set era dominado pelos portugueses, que fixaram o resultado em 25-15, com um bloco de Filip Cveticanin e um ataque de Alex Ferreira.
3º Set
O terceiro parcial começou, como o primeiro, a ser jogado ponto a ponto, mas só até aos 4-4. Depois, os portugueses começaram a crescer. Um bloco de Filip Cveticanin e um ataque de Alex levaram o público ao delírio (9-5). Novo bloco, este de Miguel Sinfrónio, afastaram, ainda mais, Portugal (14-7).
O capitão Alex era o timoneiro da confiança portuguesa e dava o exemplo no ataque (17-8), no bloco (19-8) e no serviço (20-10).
Lourenço Martins e um serviço direto garantiram o triunfo que deu o apuramento europeu: 25-12, por números que não deixam dúvidas quanto à superioridade de Portugal.
Alexandre Ferreira, com 21 pontos, cotou-se como o melhor pontuador do jogo, seguido de Lourenço Martins (12) e Filip Cveticanin (10).
O Selecionador Nacional, João José, sublinhou que “o jogo acabou por ser muito intenso devido à importância que tinha. Da forma como estão a evoluir os outros grupos, se ganhássemos 3-2, até poderia ser complicado ser um dos cinco melhores segundos classificados. Mesmo no rácio de pontos eles estavam melhores do que nós”. Sobre a equipa, para João José, esta “esteve muito bem, ou seja, leram bem o que o adversário ia fazer e corrigir praticamente tudo o que não tínhamos conseguido fazer no jogo anterior“.
No entender do capitão Alexandre Ferreira, “não se constrói nada do dia para a noite. É um grupo que teve muitas mudanças e precisava de algum tempo para se adaptar. Para além disso, tivemos alguns jogadores com limitações físicas ao longo do percurso, o que também motivou algumas alterações na equipa, mas hoje [Ndr: ontem] voltámos àquela que era a nossa estrutura base desde início e correu bem, com cada um a fazer o seu trabalho”, sendo que assumiram “o favoritismo desde início, tivemos altos e baixos, como em Montenegro, mas hoje mostrámos que somos bem superiores”. Já sobre o apuramento, Alex salientou que “estamos pela terceira vez consecutiva no Europeu e sinto um enorme orgulho, pois sinto que o nosso País está a crescer na modalidade e isso é o mais importante: levar bem alto o nome do nosso País noutra modalidade sem ser só o Futebol. Vamos estar três vezes consecutivas e espero estar a quarta vez”.
Foto: FPV.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca