Connect with us

Atualidade

Voleibol: Seleção Feminina já treina em Santo Tirso

Seleção Nacional de Seniores Femininos regressa hoje ao trabalho

Publicado

on

A Seleção Nacional de Seniores Femininos, liderada por Hugo Silva, realiza hoje, de tarde, o primeiro treino em Santo Tirso, no arranque dos trabalhos de preparação da fase de apuramento para a European Silver League 2022, cuja fase preliminar está agendada para o dia 25 do mês corrente.

No âmbito do plano de preparação desta competição, a Seleção Portuguesa parte, na quinta-feira, para França, onde defrontará em Rennes (Salle Colette Besson), nos dias 13 (20h30), 15 (17h00) e 16 de maio (14h00), a sua congénere gaulesa, em jogos de preparação das duas seleções, respetivamente, para a European Silver League e European Golden League.

Relativamente ao estágio de preparação, Hugo Silva considera que “numa preparação tão curta como a que vamos ter para a Silver League e com atletas ausentes por não terem acabado, ainda, todas as competições, a opção de jogar será a forma indicada para preparar uma equipa de maneira a apresentar-se nas melhores condições possíveis na competição. Serão três jogos com uma excelente seleção e que irão permitir montar uma equipa para iniciar a nossa desafiante e ambiciosa caminhada no feminino. Num primeiro contacto com algumas atletas, sinto que estão reunidas condições para encararmos as competições em que estamos inseridos de forma confiante e – quem sabe? – este poder vir a ser o momento de viragem do Voleibol feminino que todos tanto ambicionam”.

Na European Silver League de femininos, a Seleção Nacional vai enfrentar, na Pool A, a Estónia, sua adversária na edição da ESL de 2021, a Suécia, que defrontou na fase de qualificação para o Campeonato da Europa de 2021, a Eslovénia e o Luxemburgo.

Hugo Silva, que durante vários anos foi o responsável técnico pela Seleção Nacional de Seniores Masculinos, e se estreia, este ano, à frente da Seleção Nacional de Seniores Femininos, antevê: “Neste grupo, o adversário mais difícil será a Suécia, mas a minha preocupação é a nossa Seleção e é com as nossas jogadoras que quero deixar algo de positivo no Voleibol feminino. Queremos chegar a qualquer competição e ganhar, mas o processo de crescimento vai ser longo e iremos, primeiramente, focar-nos em nós próprios, de maneira a formarmos uma seleção com um modelo de jogo bom e capaz de discutir o resultado com qualquer seleção“.

Hugo Silva (à direita) com Filipe Vitó, da sua equipa técnica (Foto: FPV)

Em 2021, a Seleção Nacional fez história na European Silver League ao apurar-se para a Final Four da prova depois de vencer a Pool B de qualificação – na cidade bósnia de Zenica –, com cinco vitórias e apenas um desaire: Estónia (3-2 e 3-1), Letónia (3-0 e 3-0) e Bósnia-Herzegovina (0-3 e 3-1), tendo sido esta última seleção, a vencer a ESL 2021.

Como a presente edição da Silver League apresenta apenas uma pool, os dois primeiros classificados apuram-se para a final, agendada para o dia 2 de julho.

O vencedor da final qualifica-se para a European Golden League 2023.

A Pool A da ESL arranca no dia 25 de maio (quarta-feira/Viana do Castelo), com o Estónia vs. Portugal e prolonga-se até ao dia 26 de junho. V

Convocatória de 16 atletas

Ana Couto – AJM/FC Porto – Distribuidora

Eliana Durão – Leixões SC – Distribuidora

Kátia Oliveira – Clube K – Central

Carina Moura – Leixões SC – Central

Aline Rodrigues – Sporting CP – Central

Amanda Cavalcanti – Sporting CP – Central

Bárbara Gomes – Sporting CP – Zona 4

Marta Hurst – USC Munster (Alemanha) – Zona 4

Gabriela Coelho – Leixões SC – Zona 4

Margarida Maia – GC Vilacondense – Zona 4

Maria Leonor Coelho – SC Braga/U. Minho – Zona 4

Júlia Kavalenka – Tenaglia Altino Volley (Itália) – Oposta

Maria Reis Lopes – PV2014/Ac. Voleibol Colégio Efanor – Oposta/Zona 4

Alice Clemente – SL Benfica – Oposta/Z4

Joana Resende – AJM/FC Porto – Líbero

Daniela Loureiro – Sporting CP – Líbero.

Foto: FPV

Na Fase de Qualificação para o Campeonato da Europa 2023, a Seleção Nacional de Seniores Femininos vai defrontar, na Pool C, a Ucrânia, a Hungria – respetivamente 12ª e 16ª classificadas no EuroVolley 2021 – e o Chipre.

Os jogos da fase de qualificação são disputados entre 15 de agosto e 15 de setembro de 2022.

O Selecionador Nacional analisou a Pool C: “Tendo em consideração a posição no ranking que ocupamos, já sabíamos que íamos encontrar duas seleções fortes, no caso Ucrânia e Hungria, que chegaram aos oitavos de final no último Europeu, revelando, assim, a força e os argumentos destas seleções. Mas nós sabemos que para fazer algo histórico temos de ficar à frente de alguma destas seleções e é para isso que vamos trabalhar, procurando, acima de tudo, formar um grupo coeso e ambicioso. Obviamente, neste grupo destacam-se os embates com a Ucrânia, que terão sem dúvida um significado especial, não só por ser uma seleção que no masculino já se cruzou comigo em muitas batalhas, mas principalmente, por saber que vamos jogar com um adversário que revela bem a bravura do seu povo e que é um exemplo para todos nós. Têm demonstrado muita coragem enquanto povo, ainda para mais tendo em conta o poderio do seu adversário… Acho justo e legítimo que estas minhas palavras sirvam de uma modesta homenagem ao povo ucraniano, desejando ao mesmo tempo que a paz regresse ao mundo… e que no fim se apurem a Ucrânia e Portugal“.

Fotos: FPV.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos: Câmara Municipal homenageia a atletas, coletividades e agentes desportivos

Gala do Desporto de Barcelos

Publicado

on

A Câmara Municipal de Barcelos distinguiu e homenageou mais de 60 atletas, associações e personalidades na 3ª edição da Gala do Desporto que se realizou, ontem à noite, no Pavilhão Municipal de Barcelos.

Falando para uma plateia repleta de atletas, treinadores, dirigentes, familiares e amigos dos homenageados, o Presidente do Município, Mário Constantino Lopes, deixou palavras de “gratidão e agradecimento a todos os atletas, independentemente de terem sido galardoados ou distinguidos”, porque todos demonstram no seu dia a dia desportivo “desenvolvimento dos valores incutidos pela prática desportiva e são exemplos que queremos prosseguir e amplificar”.

O autarca agradeceu a todos os dirigentes e colaboradores das coletividades, que, muitas vezes, com sacrifício pessoal e sem receberem nada em troca, ajudam a formar atletas, como os que este ano foram distinguidos. É uma noite de reconhecimento e distinção. Todos poderiam e deviam ser chamados ao palco, não só os atletas, mas os clubes, os treinadores, os dirigentes, os colegas de equipa, porque nenhum resultado acontece sem empenho pessoal, sem sacrifício, sem disciplina, sem dedicação, mas também sem uma estrutura que possa ajudar a catapultar para os resultados que estes atletas conseguiram, e que nos orgulham a todos. Mas também o reconhecimento destes atletas, que para onde vão, muitos para além-fronteiras, prestigiam o nome de Barcelos e levam bem longe a nossa capacidade de trabalho, de resistência, de resiliência e de talento”.

Além da atribuição dos prémios, a Gala teve momentos de performance a cargo do grupo “Sementes Acrobatas”, e momentos musicais com a violinista, Gabriela Peixoto, e o saxofonista, Pedro Pereira.

Gala distinguiu 60 atletas, dirigentes e coletividades
No decorrer da Gala do Desporto, relativa à época 2022/2023 e ano 2023, foram atribuídos galardões a seis atletas do Desporto Adaptado, 41 galardões a atletas do Desporto Federado Nacional e oito galardões a atletas do Desporto Federado Internacional.

Além destas distinções, foram ainda entregues os seguintes prémios: Prémio do Público para o Evento do Ano, e os Prémios do Júri para Atleta Revelação do Ano, Atleta do Ano, Treinador do Ano, Árbitro do Ano e Dirigente do Ano.

A título póstumo, o galardão Reconhecimento/Homenagem foi atribuído a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Lista completa dos premiados:
Desporto Adaptado
Hélder Moreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Manuel António Vieira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Márcio Dias (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
Maria Isabel Ferreira (Basquetebol em Cadeira de Rodas)
José Abílio Gonçalves (Boccia)
Luís Caravana (Boccia)

Federado Nacional
Daniel Roque da Silva (Alex Ryu Jitsu)
Basquete Clube de Barcelos (Basquetebol Feminino)
José Dias (BTT)

Afonso Figueiredo (Canoagem)
Francisco Silva Cardoso (Ciclismo)
Gonçalo Figueiredo Rodrigues (Ciclismo)
José Miguel Barbosa Salgueiro (Ciclismo de Estrada)
Joaquim Rocha (Drag racing 4X2 gasolina atmosféricos)
Pedro Miguel Pereira (Futebol)
Óquei Clube de Barcelos (Hóquei em Patins)
Matteo Valente (Jet Ski)
Sérgio Ribeiro dos Louros (Jiu Jitsu Brasileiro)
Ari de Sousa Lopes (Ju Jitsu Luta)
Lucas Ricardo Lima Barbosa (Kung-Do)
Nelson Pereira Sobral (Kung-Do)
Gonçalo Araújo Rodrigues (Lutas Amadoras)
José Pedro Rodrigues Silva (Lutas Amadoras)
Maria Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Mendes Marques (Lutas Amadoras)
Miguel Santos (Lutas Amadoras)
Tiago Filipe Silva (Lutas Amadoras)
José Miguel Martins (Motonáutica)
Diana Gomes de Freitas (Natação)
Rafael Gomes Simões (Natação Pura)
Joaquim Sousa (Orientação)
Mariana Coelho São Bento (Orientação)
Os Galos (Paraquedismo)
António Nogueira (Paraquedismo)
Américo Gomes (Patinagem Artística)
Catarina Ribeiro Coelho (Patinagem Artística)
Catarina Santiago Carvalho Dias (Patinagem Artística)
Débora Catarina Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Diogo Magalhães Alves dos Santos Moreno (Patinagem Artística)
Gonçalo Joaquim Vale Remelhe (Patinagem Artística)
Lara Alexandra Sousa Silva (Patinagem Artística)
Matilde Oliveira Carvalho (Patinagem Artística)
Tomás Gabriel Braga Ferreira (Patinagem Artística)
Gabriel Baptista (Pista)
Miguel Soares Carvalho (Ralis | Automobilismo)
António Manuel Cardoso Carvalho Reis (Ralis | Automobilismo)
Susana Esteves Costa (Ténis de Mesa)

Federado Internacional
Roberto Manuel dos Santos Fernandes (Alex Ryu Jitsu)
Maria da Graça Caleiro da Costa (Atletismo)
Joel Rodrigues Miranda (Canoagem)
Manuel Leite (Jet Ski)
Santiago Martins Gonçalves (Karaté)
Gonçalo Gomes Ferreira (KickBoxing)
Ana Rita Rego (Qigong)
João Barreto Faria (Tiro)

Prémio Evento do Ano
Meia Maratona do Cávado, organização conjunta do Município de Barcelos, Município de Esposende e Amigos da Montanha.

Prémio do Júri
Atleta Revelação do Ano: Diana Freitas (Natação)
Atleta do Ano: Hélder Gonçalves (Ciclismo)
Treinador do Ano: Daniel Sousa (Futebol)
Árbitro do Ano: Pedro Figueiredo (Hóquei em Patins)
Dirigente do Ano: Fernando Sineiro (Futebol)

Reconhecimento
Homenagem póstuma a Francisco Alves Cardoso, Presidente do Centro Ciclista de Barcelos, que esteve mais de três décadas em funções no Centro Ciclista de Barcelos.

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas