Atualidade
Voleibol: Prestação dos portugueses no estrangeiro

O Fenerbahçe HDI Sigorta, de Alexandre Ferreira, venceu, pela margem máxima (3-0: 28-26, 25-23 e 25-23), na receção ao Spor Toto e subiu ao 4º lugar na tabela classificativa da Liga Turca (Efeler Ligi).
O zona 4 português, que ocupa atualmente a vice-liderança dos melhores no serviço, com 11 ases, e o 5º lugar na receção, não foi utilizado.
No dia 28 de outubro, o Fenerbahçe visita o Galatasaray HDI Sigorta, atual 5º classificado.
Na época passada, o Fenerbahçe HDI Sigorta foi 3º classificado no principal campeonato otomano.
Na Polónia, o Aluron CMC Warta Zawiercie, de Miguel Tavares Rodrigues, foi surpreendido (2-3: 25-20, 24-26, 23-25, 25-20 e 12-15) em casa pelo Indykpol AZS Olsztyn – o distribuidor da Seleção Nacional contribuiu com 4 pontos (2 serviços e 2 blocos) –, mas manteve-se no 6º lugar da PlusLiga.
No dia 30 de outubro, o Warta Zawiercie, onde Alexandre Ferreira jogou nas épocas de 2018/2019 e 2019/2020, visita o LUK Lublin, atual 15º classificado.
Antes, no dia 26 de outubro, joga-se a Supertaça da Polónia, com o título a ser disputado pelo Grupa Azoty ZAKSA Kedzierzyn-Kozle, campeão europeu, e pelo Jastrzebski Wegiel, equipa que o distribuidor da Seleção Nacional, Tiago Violas, (SL Benfica) representou nas épocas de 2011/2012.
Em França, o Saint-Nazaire VB Atlantique, de Lourenço Martins, perdeu a invencibilidade na Ligue A ao sair derrotado (1-3: 25-20, 27-29, 15-25 e 14-25) do recinto do Tours VB, clube pelo qual o antigo internacional Nuno Pinheiro venceu, entre 2012 e 2015, dois campeonatos, três taças e uma supertaça de França.
O zona 4 lusitano contabilizou 6 pontos (4 ataques e 2 serviços).
No dia 27 de outubro, o Saint-Nazaire, que é agora 3º classificado, recebe o Spacer’s Toulouse Volley (9º).
Na Roménia, o SCM Zalau, de Filip Cveticanin, perdeu em casa (1-3: 21/25, 25/20, 20/25 e 23/25) com o CSM Arcadia Galati, ocupando agora o 7º posto classificativo na Divisão A1 Romena.
O central da Seleção Nacional contabilizou 9 pontos (5 ataques e 4 blocos).
Em Espanha, o Unicaja Costa de Almeria, de Marco Ferreira, perdeu em casa por 1-3 (24-26, 27-25, 15-25 e 18-25) com o Melilla Sport Capital e caiu para o 9º lugar na Superliga Espanhola.
O oposto lusitano foi o segundo melhor pontuador da sua equipa, com 13 pontos (9 ataques e 4 blocos).
No dia 29 de outubro, o Unicaja Costa de Almería visita o Club Vóley Palma (10º), em jogo da 5ª jornada da Superliga Espanhola.
Igualmente em Espanha, o CV Sayre CC La Ballena, de Marta Hurst, venceu (3-0: 25-19, 25-15 e 25-20) o Madrid Chamberí e subiu ao 8º lugar da Liga Iberdrola.
A zona 4 portuguesa esteve em evidência, ao ser a MVP (Jogadora Mais Valiosa) da 4ª jornada, tendo contabilizado 19 pontos (17 ataques, com eficácia de 59 %, e 2 serviços) e integrado o Siete Ideal.
No dia 29 de outubro, o CV Sayre recebe o CV Tenerife Libby’s La Laguna, clube que a jogadora lusitana representou em 2018/2019.
Em Itália, o Anthea Vicenza Volley, de Júlia Kavalenka, entrou com o pé esquerdo na Serie A2 Girone B, ao perder, em casa, pela margem máxima (0-3: 19-25, 16-25 e 13-25), com o Ipag S.Lle Ramonda Montecchio na 1ª jornada da competição.
A oposta da Selecção Nacional, com 11 pontos, foi a segunda melhor pontuadora do jogo.
No dia 30 de outubro, o Vicenza Volley recebe o CDA Talmassons.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães
Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes.
Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.
A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.
Imagem: CMB.
Atualidade
Amadora: Detidos por vaga de roubos

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.
O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.
Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.
Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.
A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Mais quatro detenções por contrafação

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.
Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.
Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação