Connect with us

Atualidade

Voleibol: Portugal estreia-se em casa na Golden League masculina

Publicado

on

Portugal conheceu, ontem, os seus adversários nas Ligas Europeias de 2024.

A fase preliminar da European Golden League de 2024 disputa-se de 17 de maio a 2 de junho e apresenta um novo formato: as 12 seleções participantes já não serão divididas em poules fixas, mas cada uma terá a oportunidade de ser a anfitriã de um torneio onde terá sempre adversários diferentes, num total de seis oponentes.

Com três seleções em cada torneio, o organizador jogará sempre na sexta-feira e no domingo, enquanto os visitantes se defrontarão no sábado.

A classificação englobará todas as equipas e os quatro melhores posicionados apuram-se para a Final Four, agendada para os dias 14, 15 e 16 de junho, na Croácia.

A Seleção Nacional de Seniores Masculinos, liderada por João José, estreia-se na European Golden League (EGL) em casa, no fim de semana de 17 a 19 de maio, frente ao Luxemburgo (sexta-feira) e à Espanha (domingo), enquanto os luxemburgueses e os espanhóis medem forças no sábado.

De 24 a 26 de maio, a Roménia, que é a organizadora, defronta a Croácia na sexta-feira, enquanto Portugal mede forças com a Croácia no sábado e com a Roménia no domingo.

O 3º torneio da fase preliminar será disputado, de 31 de maio a 2 de junho, em território neutro, já que o organizador é a Ucrânia: os portugueses defrontam os ucranianos na sexta-feira e os belgas no sábado, enquanto os ucranianos enfrentam os belgas no domingo.

O Selecionador Nacional, João José, acredita que esta edição da European Golden League poderá ser marcada por um equilíbrio maior entre os participantes: “Se este formato é mais difícil ou mais fácil, ainda é complicado de perceber, pois é a primeira vez que o vamos disputar, mas será certamente mais equilibrado porque vai ser disputado por proximidade de ranking. Por exemplo, no último fim de semana, nós, que somos a terceira seleção no ranking, vamos defrontar a Ucrânia e a Bélgica, a primeira e a segunda seleções do ranking. Para além disso, convém lembrar que é um formato que continua a apurar para a fase final as quatro melhores seleções, em que o organizador, que é a Croácia, está garantidamente apurado para a Final Four. Se no fim da fase preliminar, a Croácia estiver nas quatro primeiras, qualificam-se as quatro primeiras; se a Croácia estiver fora dos quatro primeiros lugares, qualificam-se para a Final Four só as três primeiras classificadas. O primeiro torneio é, entre aspas, o mais acessível, já que vamos jogar com a Espanha e com o Luxemburgo, sendo que a Espanha é uma equipa fora de ranking, até porque, no ano passado, não disputou a Golden League, o que faz com que não tenha pontuado para subir no ranking da competição. No segundo fim de semana vamos jogar com a Roménia e a Croácia, duas equipas semelhantes, não só no ranking, mas igualmente na forma de jogar. A Roménia tem crescido muito e é uma seleção em ascensão nos últimos anos. E um adversário que conhecemos bem, pois no ano passado defrontámos os romenos na Golden League e na fase final do Campeonato da Europa“.

A Golden League atingirá o seu ponto mais alto com a realização da Final Four, organizada na Croácia (masculinos) e na Chéquia (femininos). A Turquia (masculinos) e a Ucrânia (femininos) venceram a última edição da Golden League.

A Golden League é uma competição disputada por algumas das principais seleções europeias e dá acesso à denominada Liga das Nações de Voleibol (Volleyball Nations League – VNL).

Foto: FPV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas