Connect with us

Atualidade

Voleibol: Aprender de pequenino com a Seleção Nacional Feminina

Publicado

on

Costuma dizer-se: “Se é para aprender, que seja com os melhores!” E foi isso que cerca de uma centena de alunos fez hoje no Colégio Oceanus, ouvindo e pondo em prática os ensinamentos de Hugo Silva, Ana Couto e Joana Resende, respetivamente, Treinador Principal, distribuidora e libero da Seleção Nacional de Seniores Femininos, que contaram ainda com a ajuda logística de atletas do Sport Clube Arcozelo e o enquadramento cinematográfico do Volei TV, canal multimédia da Federação Portuguesa de Voleibol (FPV).

Ficam, aqui, os testemunhos desta Master Class realizada no estabelecimento de ensino de Vila Nova de Gaia, com o apoio da Associação de Voleibol do Porto.

Hugo Silva, Selecionador Nacional, salientou que “estas são iniciativas que pecam apenas por existirem em pouco número. É muito importante que as crianças destas idades percebam o que é realmente a prática desportiva de uma modalidade, para ficarem sensibilizadas para, por exemplo, o tempo que um atleta que se dedica a uma modalidade como o Voleibol tem de despender, a forma como tem de se organizar para conciliar os estudos e a prática desportiva. As crianças e os jovens têm de ter a noção de que para chegarem a um patamar como o da Seleção Nacional o esforço tem de ser ainda maior e mais intenso. A Federação está sempre sensível a este tipo de iniciativas e eu, em particular, estou sempre aberto a tudo o que seja fomentar o crescimento do Voleibol, uma modalidade apaixonante.”

Joana Resende, Libero da Seleção Nacional e da AJM/FC Porto, ressalvou que “estas iniciativas são excelentes para a promoção da modalidade e, de certa forma, do trabalho que é feito nas Seleções. Viemos falar do Voleibol, mas não só, pois temos a possibilidade de transmitir a mensagem da importância do exercício físico, tentar incutir-lhes desde novos estilos de vida saudáveis; praticar exercício, ter uma alimentação equilibrada, o descanso, o dormir bem e com qualidade no sono, etc.”.

Já Ana Couto, Distribuidora da Seleção Nacional e da AJM/FC Porto, referiu que “estas iniciativas são importantíssimas pois permitem a divulgação do Voleibol nos estabelecimentos de ensino, e ao longo de todo o País, e é bem pensado aproveitar estas épocas festivas para fazer a divulgação das modalidades e dos benefícios da prática desportiva.”

Joana Resende, Ana Couto e Hugo Silva (Foto: FPV)

Pedro Gregório, Diretor do Colégio Oceanus, disse que “o desporto foi sempre uma das nossas apostas principais, daí o Colégio ter professores de educação física a ensinarem crianças desde um ano de idade. Uma das formas de motivar estas crianças para a prática do desporto é elas verem exemplos de sucesso e ter aqui o Selecionador Nacional e as jogadoras de alta competição é sempre algo muito positivo que elas levam na sua memória e que pode impulsioná-las para a prática desportiva, do Voleibol ou de outras modalidades. As vantagens que as crianças têm em praticar desporto desde tenra idade são muitas e visíveis, principalmente no momento de pós-confinamento que estamos a passar.”

Momento da master classe (Foto: FPV)

Raul Albuquerque, Professor de Educação Física, salientou que “tentamos sempre que os alunos do 1º ao 4º ano façam desporto, tanto nas aulas de Educação Física como, depois, nas atividades extracurriculares. Esta Masterclass engloba precisamente uma fase de especialidade, neste caso do Voleibol, que se traduz na realização de um torneio e no convite a treinadores e jogadores de alta competição. Foi espetacular termos aqui o Selecionador Nacional de Voleibol, as jogadoras da Seleção Nacional e as atletas do Arcozelo, pois os nossos miúdos ficaram supercontentes por verem praticantes de alta competição e isso foi notório nas perguntas imaginativas que fizeram.”

Fotos: FPV.

Atualidade

Barcelos: Música, Teatro, Cinema e Dança no Theatro Gil Vicente

Programação de fevereiro

Publicado

on

Música, dança, teatro e cinema preenchem a programação do mês de fevereiro do Theatro Gil Vicente, que acolhe, já no dia 5 de fevereiro, às 16h00, a rubrica “Em família no TGV”, com a companhia “teatromosca” a apresentar a peça “Odeio a minha irmã” – espetáculo dividido em duas performances com textos do dramaturgo e encenador francês Sébastien Joanniez.

Ainda no que respeita a teatro, os mais novos podem assistir, no dia 18 às 16h00 e 21h30, e no dia 19, às 16h00, à peça “Gato das Botas”, pela Jangada Teatro. Entretanto, no dia 26, há ainda lugar para duas sessões de teatro para bebés (dos 3 meses aos 3 anos), às 10h00 e às 11h30, com apresentação da peça “Atelier teatrada”, encenada pela companhia “Marias Catrapumbas”.

Para os mais crescidos, o Theatro Gil Vicente recebe, no dia 11 de fevereiro, às 21h30, Ruy de Carvalho, figura máxima do Teatro em Portugal, que vem apresentar “Ruy, a história devida”, pela Yellow Star Company. No dia 25, às 21h30, é a vez do ator António Capelo apresentar o monólogo “Ninguém”.

Música e Cinema

No domínio musical, a sala de espetáculos do Gil Vicente recebe dois concertos promovidos pelo ‘triciclo’: o primeiro realiza-se no dia 9, às 22h00, com “Casper Clausen – Efterklang”, e o segundo – “Electrolab – serviço educativo” – acontece no dia 24 de fevereiro, às 22h00, produzido por um grupo de músicos de Barcelos que se juntou ao Laboratório de Robótica de Macieira de Rates. Este projeto junta automatismos, linhas de código, instrumentos convencionais, ferramentas do dia a dia e objetos obsoletos.

Quanto a cinema, o Cineclube Zoom leva ao Theatro Gil Vicente dois filmes: “A Vida de uma Mulher”, no dia 7 de fevereiro; e, no dia 14, “A Mulher que eu Abandonei”, ambos do autor Yasuzô Masumur. As sessões são às 21h30, e os bilhetes têm um custo de 3,5 euros.

O dia 26 é dedicado à dança, pelo que, às 18h00, pode assistir ao espetáculo “A Fada das Cores”, pela Escola de Dança de Barcelos.                                                           

Ainda no âmbito da programação cultural do mês de fevereiro, a Igreja do Terço recebe, no dia 4, às 21h30, o concerto “Noites de Fado”, por Liliana Macedo.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Mochila apreendida por apropriação ilegítima

Mais uma ocorrência

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança Aeroportuária, no dia 28 de janeiro, apreendeu, a um homem com 50 anos de idade, uma mochila deixada por esquecimento no interior de viatura táxi.

O denunciante, ao chegar a Lisboa, deslocou-se para a praça de táxis do aeroporto e, dali, seguiu para a Moita, apercebendo-se, pouco depois de chegar, que deixara esquecida, no interior da viatura, uma mochila de sua propriedade. Tentou, em vão, o contacto com o condutor, optando, depois, por denunciar o assunto à PSP do Aeroporto, descrevendo o seu conteúdo.

Pelas diligências garantidas pela PSP, conseguiu-se chegar à identificação do condutor da viatura que referiu ainda não ter entregue o artigo por o seu veículo estar na oficina.

Após este contacto policial, foi possível garantir a entrega do artigo deixado esquecido na viatura.

Quando da abordagem policial, foi possível apreender a mochila, contendo, no interior, um computador portátil e um disco externo.

Os bens apreendidos, avaliados em cerca de 1.100 euros, foram entregues ao seu legítimo proprietário.

O denunciante prescindiu do procedimento criminal contra o suspeito.

A PSP aconselha: garanta sempre que viu o habitáculo do veículo onde circulou, assegurando-se que nada ficou esquecido no seu interior.

Ocorrência

A Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 30 de janeiro, pelas 16h00, na freguesia de Algés, procedeu à detenção de um homem, com 29 anos, por existir sobre o mesmo um mandado de detenção.

No âmbito da fiscalização aos estabelecimentos, na Estação do Ferroviária de Algés, os Polícias avistaram o suspeito e, ao solicitarem documento de identificação, apuraram que tinha um mandado de detenção, para cumprimento de 5 cinco meses de prisão efetiva. O detido, condenado pela prática de um crime de Desobediência, foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, para cumprimento de pena aplicada.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Jovem detido por tráfico de estupefaciente no Areeiro

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 15h13, na freguesia de Areeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um jovem de 21 anos de idade, por ser suspeito da prática de um crime de tráfico de produto estupefaciente.

Os Polícias efetuavam patrulhamento numa zona urbana sensível, quando constaram um indivíduo sentado numa cadeira que, ao avistar os mesmos, iniciou marcha acelerada em direção aos patamares superiores.

Ao deslocarem-se até ao primeiro andar, ao encontro do suspeito, visualizaram o mesmo a largar, da sua mão direita, um saco de plástico que verificaram conter, no seu interior, várias embalagens de pequenas dimensões com produto suspeito de ser estupefaciente.

Após revista ao suspeito, foi possível detetar na sua posse 160 euros em dinheiro, tendo sido encaminhado à subunidade policial.

Da ação policial resultou a apreensão de: 50 doses de haxixe e 160 euros em numerário

O detido foi presente a Autoridade Judiciária tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de Apresentações Semanais.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas