Connect with us

Atualidade

Vídeo promocional da cortiça atinge meio milhão de visualizações

Inserido no projeto Intercork de €3,1m com objetivo de elevar os fatores e características únicas da cortiça

Publicado

on

A Associação Portuguesa da Cortiça (APCOR) lançou o ‘The Corkologist’ – um novo vídeo de promoção da cortiça – que pretende reforçar o posicionamento deste material e dos seus produtos, com características únicas e de alto valor acrescentado. Inserido no projeto de comunicação internacional – InterCork 4, foi desenvolvido em Portugal e disseminado nos mercados-chave do setor da cortiça, como são exemplo os EUA, a França, a Itália, a Espanha e o Reino Unido.

O vídeo, que começa com uma conversa sobre “cultura, natureza, o futuro da Humanidade e o significado da vida”, apresenta, de forma inusitada, as características da cortiça enquanto material, as suas diferentes aplicações e o seu valor como parte de um património natural, económico e social.

O ‘The Corkologist’ conta a história da vida da ‘Sarah Oakson’ – nome inspirado no sobreiro, que em inglês se designa ‘cork oak tree’ – uma conhecedora e apaixonada pela história e percurso deste supermaterial, 100% natural, renovável e reutilizável, com zero desperdício. “A cortiça está em todo o lado, é o material mais entusiasmante e desafiador existente na Terra. A cortiça é o futuro.”

Segundo o realizador André Caniços, da Bro Cinema, “poder pensar e criar filmes para algo tão único como é a cortiça é de facto uma honra. Perceber a importância que a cortiça portuguesa tem internacionalmente, faz com que este projeto seja mais do que um simples trabalho. Neste filme, ‘The Corkologist’, propusemo-nos a criar um conteúdo diferenciado, bem como fugir ao cariz institucional, tirando partido de um guião desenvolvido ao pormenor que desse para partilhar informação importante sobre o mercado da cortiça de uma forma leve, mas ao mesmo tempo precisa. Fiquei entusiasmado com o resultado final!”

“Apresentar a cortiça com esta narrativa é a prova de que podemos continuar a surpreender quando falamos deste material inigualável e de alto valor acrescentado. Comunicar de forma disruptiva um produto com séculos de história, mas perfeitamente adaptado aos desafios do futuro, é um privilégio e uma responsabilidade que devemos continuar a assumir, enquanto sector e enquanto país líder mundial”, refere João Rui Ferreira, secretário-geral da APCOR.

Link para o vídeo: https://www.apcor.pt/media-center/noticia/vamos-falar-com-a-sarah-oakson-sobre-cortica/.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas