Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Câmara Municipal promove ‘meetups’ gratuitos para qualificar profissionais do turismo

Publicado

on

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu dois encontros setoriais turísticos para profissionais, de participação gratuita, no âmbito da Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo. Ontem, o Presidente da Câmara, Luís Nobre, marcou presença no segundo ‘meetup’, na Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, uma iniciativa do Município e dos parceiros da Rede Municipal, na qual o autarca destacou a importância do envolvimento de todos na construção de um destino de qualidade, salientando o cuidado no detalhe e no pormenor que a oferta turística deve ter como fatores de diferenciação.

Na parte inicial da sessão foi apresentado um resumo dos principais comentários dos turistas nas plataformas digitais, fruto do estudo de mais de 90 mil reviews, que serviu de diagnóstico sobre os aspetos mais valorizados pelos turistas, e os que devem ser melhorados.

Seguiu-se uma apresentação do novo perfil do turista, neste período pós-pandemia, que destacou as palavras de ordem que estão na base da sua escolha – a segurança e a sustentabilidade dos territórios. Segundo os dados revelados, a digitalização da informação assume um papel determinante para a procura, bem como o contacto com a natureza e o elevado grau de autenticidade dos produtos e serviços.

Durante o painel da manhã, foi também apresentado o resultado do questionário que a autarquia dirigiu a mais de dois mil operadores turísticos, nacionais e espanhóis, com intuito de aferir o grau de atratividade e notoriedade de Viana do Castelo enquanto destino turístico. As principais conclusões sobre as dificuldades de venda do destino, por parte dos operadores, foram a necessidade de haver maior investimento na promoção turística e sobretudo maior articulação da oferta.

Estimular o conhecimento entre as diversas empresas e promover a articulação da oferta, numa lógica de cross selling, foi o objetivo dos exercícios que os profissionais do setor foram convidados a fazer, dos quais resultou um compromisso coletivo em implementar 35 mudanças nos seus negócios, já a partir de 2022, e em estabelecer novas parcerias internas, num total de 82 novos contactos, propostos pelo grupo de trabalho presente neste meetup.

Intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo (Foto: CMVC)

O encontro terminou com a intervenção da diretora coordenadora do Turismo de Portugal, Lídia Monteiro, responsável pela promoção nacional e internacional, e apoio à internacionalização das empresas turísticas nacionais, que deixou várias recomendações aos empresários vianenses, salientando a importância do trabalho em rede e da preservação da autenticidade do território.

A fechar o meetup, que envolveu cerca de trinta empresas turísticas, houve ainda uma apresentação por parte da Entidade Regional do Turismo Porto e Norte, que reforçou o seu papel enquanto parceiro estratégico no apoio ao investimento e na promoção turística, divulgando as oportunidades das empresas vianenses, para 2022, em termos de feiras e de outras iniciativas promocionais.  

No encerramento, foram divulgadas as próximas iniciativas que irão realizar-se no próximo ano no âmbito do selo Destino de Qualidade, como a segunda edição do plano de capacitação gratuito, novos meetups e fam trips com operadores turísticos.      

A Rede Municipal de Turismo de Viana do Castelo foi constituída a 19 de fevereiro de 2020, tendo por base um acordo de cooperação interinstitucional celebrado pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Entidade Regional de Turismo Porto e Norte, a Escola de Hotelaria e Turismo de Viana do Castelo, o Instituto Politécnico de Viana do Castelo, a Associação Empresarial de Viana do Castelo e a Associação Fórum Turismo, para a dinamização do setor.

Fotos: CMVC.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas