Connect with us

Atualidade

Viana do Castelo: Câmara Municipal investe 650 mil euros em Data CoLAB que pretende “impactar” cidade e concelho

Publicado

on

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, hoje, presença na inauguração da sede do Data CoLAB – Laboratório Colaborativo para Serviços de Inovação Orientados para os Dados, espaço que o autarca considera que não será apenas uma incubadora de ideias, mas sim “um espaço de receção” que deverá “impactar a nossa cidade e concelho”.

“Este é um projeto holístico, que trabalha em rede, com ligação e projetos nacionais e internacionais”, indicou, afirmando que “temos que perceber este projeto e aquilo que pode impactar, já que pode desmaterializar os nossos dados e impactar todos os agentes económicos”.

Reconhecido como Laboratório Colaborativo pela Fundação para Ciência e a Tecnologia (FCT), este espaço visa a promoção e o exercício de iniciativas e atividades de Investigação e Desenvolvimento (I&D) orientadas para a criação de um ecossistema de inovação intersectorial, com vista à utilização de dados para redefinir a forma como produzimos, consumimos e vivemos, desde a geração e padronização de dados até à análise dos dados e desenvolvimento de ferramentas de apoio à tomada de decisão, garantindo a integridade e segurança dos dados ao longo de toda a cadeia de valor.

Alvo de um investimento de 4 milhões de euros, pretende contribuir para aprofundar o esforço de alargamento e consolidação da rede de instituições de interface entre o sistema académico, científico e tecnológico e o tecido empresarial português, garantindo o apoio necessário para potenciar o impacto destas na promoção do investimento em I&D e o investimento inovador nas empresas.

Composto por sete entidades multidisciplinares, o consórcio compreende as especificidades das diferentes cadeias de valor de dados, para desenvolver serviços específicos e iniciativas de inovação. Além das instalações em Viana do Castelo, o Data CoLAB conta ainda com escritórios em Coimbra e Lisboa.

Luís Nobre afirmou que Viana do Castelo “quer estar no processo fundamental de transição climática e energética e transição digital”, pelo que a autarquia investiu 1 milhão de euros em projetos de futuro, como este Data CoLAB e o Centro de Investigação e Desenvolvimento das energias offshore, a ser desenvolvimento em parceria com o Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

António Ferreira Dias, do Data CoLAB, afirmou que “pretendemos desenvolver muitos projetos de impacto”, sendo que a associação “está voltada para fora e quer trabalhar com todo os que estão no território, desenvolvendo o Alto Minho”. Assegurou que o laboratório colaborativo conta atualmente com 37 recursos humanos altamente qualificados, estando 24 destes em Viana do Castelo.

Sara Paiva, do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, afirmou que este CoLAB “fará toda a diferença” e que será uma grande oportunidade para os alunos do IIPVC, que “podem beneficiar do espaço, por exemplo durante os estágios”, defendendo que este projeto é importante para a fixação de empresas, para a fixação de talentos e para o desenvolvimento do território.

Já o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, Manoel Batista, considerou este “um extraordinário projeto” que “terá o trabalho, a importância, a capacidade de alteração e mudança, a conquista de economia que é absolutamente fundamental para o Alto Minho”.

Sofia Couto, da Agência Nacional de Inovação, lembrou que existem atualmente 41 laboratórios colaborativos a nível nacional e afirmou que o Data CoLAB vianense foi aprovado em 2021 “e em tão pouco tempo” já demonstrou grande capacidade de trabalho.

Foto: CMVC.

Atualidade

Barcelos: Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida de Balugães

Iniciativa conta com 70 cavalos e 12 charretes

Publicado

on

É uma iniciativa inédita. O Município de Barcelos, em parceria com Confraria da Nossa Senhora Aparecida, promove, no próximo domingo, 13 de abril, uma “Peregrinação a cavalo à N.ª S.ª Senhora Aparecida” de Balugães, pelos caminhos de São Tiago. Evento pioneiro no concelho de Barcelos, esta peregrinação equestre arranca junto ao Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz, pelas 9h00 da manhã, estando prevista a chegada a Balugães, por volta das 13 horas. Vão participar nesta peregrinação 70 cavalos e 12 charretes. 

Além do caráter religioso, esta iniciativa pretende promover o território de Barcelos, no meio equestre nacional.

A Peregrinação alicerça-se historicamente na passagem pela Casa da Recoleta, atual Albergue Municipal, onde se terá programado a primeira peregrinação à Senhora da Aparecida. Atentos a este quadro, onde se junta atividade equestre, história e tradição, esta iniciativa visa valorizar o “cluster” equestre em Barcelos e posicionar o território neste segmento a nível nacional.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Detidos por vaga de roubos

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 2 de abril, pelas 07h40, na freguesia de Encosta do Sol, procedeu à detenção de dois homens de 24 e 26 anos, por serem suspeitos da prática de quatro crimes de roubo.

O modus operandi dos suspeitos baseava-se no seguimento das vítimas até às respetivas residências com o intuito de as invadir. Com recurso à violência deixavam as vítimas na impossibilidade de resistir, apoderavam-se de dinheiro e de ouro que depois vendiam em ourivesarias.

Os crimes ocorreram entre dezembro de 2024 e janeiro de 2025 e foram declarados como prioritários, sendo alocadas equipas de investigação criminal em exclusivo nestas investigações. Em estreita e simbiótica coordenação com o Ministério Público da Amadora, foi possível recolher indícios da prática dos crimes pelos suspeitos que sustentaram a emissão de mandados de busca domiciliária. Dessas diligências foi possível apreender objetos roubados e vestuário com valor probatório e, de forma superveniente, apreender várias armas de fogo e estupefacientes.

Os detidos, ambos com antecedentes criminais vários, nomeadamente crimes violentos dirigidos à esfera patrimonial, foram presentes a 1.º Interrogatório Judicial tendo sido submetidos à medida de coação de Prisão Preventiva.

A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, tendo em conta a violência com que são praticados, neste caso, contra vítimas especialmente vulneráveis sendo este tipo de detenções relevante para o fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Porto: Mais quatro detenções por contrafação

Publicado

on

No dia 07 de abril, no Porto, a 1.ª Divisão Policial, numa operação de fiscalização e em colaboração com representantes legais de marcas registadas e protegidas, procedeu à detenção de quatro homens com idades compreendidas entre os 54 e os 68 anos de idade, por posse de artigos contrafeitos para venda.

Desta operação, foram apreendidos 18 kits (camisola + calção) e 600 artigos contrafeitos referentes a marcas registadas e protegidas pelo Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos.

Os detidos foram notificados para comparecer perante as Autoridades Judiciárias competentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas