Atualidade
Viana do Castelo: Autarca apresenta projetos no seminário “adapt.local.21” sobre desafios da Adaptação Climática Local
Iniciativa decorre em Amarante

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou, hoje, presença no Seminário “adapt.local.21” sobre desafios da Adaptação Climática Local, que decorre em Amarante. O 5.º Seminário Anual “adapt.local.21.”, promovido pela Rede de Municípios para a Adaptação Local às Alterações Climáticas, conta com a presença de vários especialistas nacionais e internacionais em adaptação às alterações climáticas, aos quais se juntam os responsáveis e técnicos das autarquias de vários pontos do país.
No painel de debate sobre Desafios da Adaptação Climática Local, Luís Nobre apresentou as medidas e os projetos que têm vindo a ser promovidas pelo município. Em termos de Eficiência Energética, na Iluminação Pública, o município promoveu a instalação de reguladores de fluxo e lâmpadas LED (entre 2017-2020) em 37 mil pontos de luz, sendo que 17 mil foram substituídos por modelos com programação, o que permitiu 70% redução do consumo. As instalações municipais foram apetrechadas com coletadores solares, nomeadamente, em 3 piscinas, representando uma poupança de 60%, com custos no aquecimento de água, tratamento de águas residuais e painéis fotovoltaicos (piscinas, pavilhões e escolas).
Para produção de energia, no âmbito de parcerias setores públicos e privados, Viana do Castelo conta com dois parques eólicos na montanha e produção de biogás no Aterro Sanitário da RESULIMA (em processo de selagem).
O concelho conta, ainda, com um Parque Eólico no mar com capacidade de fornecimento para 60 mil alojamentos, o que representa uma redução 1,1 milhões toneladas de CO2/ano.
No que toca à Mobilidade Sustentável, a cidade conta com dois autocarros elétricos desde 2004, tendo já transportado mais de 520 mil passageiros. É promovida, igualmente, a recolha de resíduos sólidos urbanos através do projeto Viana Abraça, num investimento de 5 milhões de euros que promove a reciclagem na origem, permitindo a recolha seletiva.
O município conta com 12 viaturas elétricas, 20 bicicletas e 4 trotinetes elétricas, ao dispor dos colaboradores municipais. Viana do Castelo disponibiliza, ainda, uma rede de percursos pedonais e cicláveis (urbana e turística) de 18,7 Km ciclovia e 26 Km ecovia litoral, estando ainda projetados mais 23,4 quilómetros.
O MOBI-E Network, rede urbana de pontos de carregamento de veículos elétricos, integra o Plano Mobilidade Elétrica desde 2009, contando com 11 pontos de carregamento públicos e 10 pontos de carregamento privados. O Funicular de Santa Luzia, gerido pela autarquia, desde 2007, já transportou 1,5 milhões de passageiros, numa média de 295 por dia.
Ontem, a Vereadora com o pelouro do Ambiente, Fabíola Oliveira, participara na Assembleia Geral Constitutiva da Associação “Adapt.local”, num encontro que teve como objetivo, criar uma associação privada sem fins lucrativos de municípios e outras entidades públicas e privadas para dinamizar a adaptação local às alterações climáticas em Portugal, promovendo a capacidade dos municípios portugueses em integrar as suas políticas de atuação nos seus instrumentos, no planeamento, na conceção e implementação de soluções e projetos de adaptação mais eficazes, eficientes e equitativos às alterações climáticas, dando continuidade à Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas de Viana do Castelo de 2016.
Foto: CMVC.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca