Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho recebe a conferência europeia Arqus

Ministro da Educação e Ciência abre o evento, amanhã, às 9h00, em Braga

Publicado

on

A Universidade do Minho acolhe, de 2 a 4 de julho, a Conferência Anual da aliança europeia Arqus, que junta mais de 250 professores, investigadores, estudantes e técnicos das nove universidades parceiras, entre outros convidados.

Esta quarta edição tem o tema “Conectando universidades, abordando desafios” e insere-se no programa dos 50 anos da UMinho. O objetivo é acentuar a colaboração na comunidade Arqus, bem como junto de outras alianças europeias e stakeholders do ensino superior, enfrentando melhor os principais desafios no ensino, na investigação e inovação e no envolvimento societal.

O programa decorre no auditório A1 (edifício 1) do campus de Gualtar, em Braga, tendo entrada livre e também transmissão no YouTube. A sessão de abertura é esta terça-feira, às 9h00, com o ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, a coordenadora da Arqus, Dorothy Kelly, e o reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro.

Seguem-se três sessões plenárias com oradores como Elizabeth Gad, vice-presidente do Coalition for Advancing Research Assessment, Gemma Irvine, codiretora da Scholars at Risk Maynooth, e Pedro Teixeira, ex-secretário de Estado e diretor do Centro de Investigação em Políticas do Ensino Superior, entre outros. A partir das 16h00 estão previstas sessões paralelas no edifício 2 do campus, que prosseguem na manhã seguinte.

Sessões principais abertas ao público

Na quarta-feira à tarde, destaca-se às 14h15 a inauguração de um monumento comemorativo dos 50 anos da UMinho, acima do pavilhão desportivo. A partir das 14h45, o auditório A1 recebe uma sessão plenária com representantes das alianças universitárias europeias CIVIS, ECIU, UNITE! e YUFE. Após um intervalo com sessão de posters, realiza-se às 16h30 a entrega de prémios de excelência no ensino, de inovação e de mobilidade verde, moderada pelo coordenador da Arqus na UMinho e pró-reitor Manuel João Costa.

A cerimónia de encerramento decorre pelas 17h15, com intervenções de Tore Li, conselheiro internacional da Arqus, Mireille van Poppel, diretora do Conselho Executivo da Arqus, e Matthias Middell, vice-reitor da Universidade de Leipzig, a par de Dorothy Kelly e Rui Vieira de Castro.

Há também para ver duas exposições de alunos da professora Paula Trigueiros, da Escola de Arquitetura, Arte e Design: uma no edifício 1 com nove prismas representativos das universidades Arqus e outra na biblioteca com pequenos vídeos sobre boas práticas inclusivas daquelas nove academias. Na quinta-feira prevê-se também várias visitas guiadas no campus e ao centro.

Reitores reunidos em Guimarães

Antes da conferência, realiza-se até esta segunda-feira um Retiro de Reitores em Guimarães, que inclui a assinatura formal dos princípios e disposições governativas da Arqus, em vigor desde março, e a discussão de questões ligadas à direção estratégica desta aliança a médio e longo prazo.

A Arqus agrega 317 mil estudantes, 24 mil académicos e 15 mil técnicos das universidades de Granada (Espanha, coordenadora), Graz (Áustria), Leipzig (Alemanha), Lyon 1 (França), Maynooth (Irlanda), Minho (Portugal), Pádua (Itália), Vilnius (Lituânia) e Wroclaw (Polónia). A Universidade Nacional de Kyiv-Mohyla (Ucrânia) é um membro associado. Esta aliança tem cofinanciamento da União Europeia e aspira a transformar o ensino superior, a investigação e a inovação europeus através de uma integração forte de políticas e planos de ação nos mais diversos níveis, avançando na conceção, teste e implementação de um modelo inovador de cooperação interuniversitária profunda.

Imagem: UM.

Atualidade

Oeiras: Detido por posse de arma proibida, ameaças e condução sob efeito do álcool

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Oeiras, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção de um homem com 41 anos, por ser suspeito da prática dos crimes de posse de arma proibida (arma de fogo), ameaças e condução de veículo em estado de embriaguez.

A PSP recebeu uma comunicação que dava conta de que um cidadão estaria num supermercado a ameaçar os clientes do estabelecimento, com o recurso a uma arma de fogo. Prontamente, foram acionados meios e, no local, os polícias aperceberam-se de que um homem saía em passo apressado do estabelecimento comercial, entrando em seguida numa viatura. Ao aperceber-se que iria ser abordado, o homem tentou a fuga, sem sucesso, tendo em conta que a saída do parque de estacionamento estava bloqueada, o que permitiu a sua intercetação.

Efetuadas diligências junto do estabelecimento comercial, foi possível apurar que o indivíduo intercetado seria o suspeito das ameaças com recurso a arma de fogo efetuadas a vários clientes e funcionários do espaço. Na sequência da abordagem, o suspeito foi sujeito ao exame para o consumo de bebidas alcoólicas, o que confirmou que estaria a conduzir sob o efeito de álcool, com uma taxa 1.711 g/l, deduzido o erro.

Também foi encontrada uma arma de fogo, dissimulada em forma de telemóvel, objeto que utilizou para ameaçar os restantes cidadãos.

O detido foi presente à Autoridade Judiciária competente, em sede de 1º Interrogatório Judicial, para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Três detidos por tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 29 de janeiro, procedeu à detenção, em flagrante delito, de três homens com idades compreendidas entre os 20 e os 22 anos, por serem da prática do crime de tráfico de estupefacientes, posse de arma e falta de habilitação legal para condução.

No decorrer da atividade de patrulhamento desenvolvida pelos polícias, estes procederam à fiscalização de uma viatura bem como do respetivo condutor. Na fiscalização, os polícias abordaram o condutor e o passageiro, por haver suspeitas de que estariam na posse de objetos ilegais. Após serem submetidos a uma revista pessoal e após concretizada uma busca à viatura em que circulavam, foram apreendidos os seguintes artigos: uma embalagem contendo no seu interior 2,4 doses individuais de haxixe; vários sacos plásticos herméticos vazios com vestígios de produtos estupefacientes; uma botija de óxido nitroso; uma arma de fogo semiautomática de calibre 7,65 juntamente com 6 munições do mesmo calibre; 4 telemóveis; 755 euros em numerário; e uma viatura ligeira de passageiros.

Os detidos foram presentes, no mesmo dia, perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte, tendo sido aplicadas as medidas de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido para cumprimento de 4 anos e 6 meses de prisão

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 5ª Divisão Policial, no dia 30 de janeiro, pelas 09h30, na freguesia das Avenidas Novas, procedeu à detenção de um homem de 25 anos, sobre o qual pendia Mandado de Detenção para cumprimento de quatro anos e seis meses de prisão, por ter sido condenado pela prática de um crime de Tráfico de Estupefaciente.

No decorrer de uma desocupação de habitação, cuja morada estava em nome de um segundo indivíduo também com 25 anos de idade, os polícias encontraram, no interior da residência, e apreenderam 153,24 doses individuais de Haxixe; 70 euros em numerário; 4 telemóveis; diversas embalagens de plástico individuais e objetos utilizados no fracionamento e acondicionamento de estupefacientes; 4 facas, utilizadas para o fracionamento de estupefaciente; e 2 balanças de precisão digital.

Aquando da abordagem no local, foi possível perceber que o inquilino daquela habitação não estava presente e que coabitava na mesma com o ora detido, que tomou como seus os artigos e produtos acima descritos e apreendidos, há cerca de quatro anos a esta parte.

Ainda com o detido estava a sua mulher de 21 anos de idade e o filho de ambos, com 3 meses de idade. 

O detido foi conduzido ao Estabelecimento Prisional de Lisboa, a fim de ser dado cumprimento da pena efetiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas