Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho proporciona batismo de voo a 75 alunos de Engenharia Aeroespacial

Estão ligados ao curso com a melhor média nacional e, no sábado, vão testar aeronaves em Cerveira

Publicado

on

Setenta e cinco estudantes de Engenharia Aeroespacial da Universidade do Minho vão realizar o seu batismo de voo este sábado, dia 22 de junho, no aeródromo do Alto Minho (Cerval), em Vila Nova de Cerveira. A manhã começa com workshops de mecânica, planos de voo e meteorologia. A oportunidade para rasgar as nuvens é a partir das 11h00 e, depois, das 14h00. No hangar prevê-se vários ultraleves prontos para sobrevoar as margens do rio Minho e com o apoio de diversos pilotos e engenheiros.

Neste Programa de Adaptação ao Meio Aéreo, os estudantes vão dar asas ao sonho e testar a nível prático o que aprenderam na teoria, resume o diretor da licenciatura e do mestrado em Engenharia Aeroespacial da UMinho, Gustavo Dias. Os alunos, quase todos do 1º ano daqueles cursos, poderão ainda recolher informações e questionar os profissionais do aeródromo para projetos que têm desenvolvido nas aulas.

Por exemplo, na licenciatura em Engenharia Aeroespacial – que tem a nota mínima de entrada mais alta do país (18.86 valores) –, uma das disciplinas exige construir um planador com materiais em fim de vida de empresas da região, além de se aplicar conhecimentos de mecânica, eletrónica e comunicação. Já no mestrado, o desafio é fazer um balão meteorológico para, após subir e rebentar na atmosfera dentro de semanas, ser detetado por GPS e daí analisar-se os dados obtidos de temperatura, humidade e outros indicadores.

A iniciativa no Cerval tem a parceria da recém-criada Associação de Estudantes de Engenharia Aeroespacial da UMinho e da Escola de Engenharia da UMinho. A opção pelo aeródromo de Cerveira em vez do de Braga deve-se a questões de segurança, pois está fora das principais linhas de operação aeronáutica comercial. A UMinho e o Aeroclube do Alto Minho assinaram em 2023 um protocolo para projetos neste domínio e os municípios de Cerveira e Valença estão também disponíveis para investir na construção de um hangar para a investigação da UMinho.

O aeródromo de Cerval é considerado um dos mais importantes da Península Ibérica, com cerca de sessenta aeronaves inscritas. Tem igualmente interesse histórico, pois em 1933 o pioneiro da aviação estado-unidense Charles Lindbergh ficou sem fuel no seu hidroavião Lockheed e fez uma amaragem forçada no rio Minho, em Friestas, Valença, que foi assim projetada na imprensa mundial. Em 1997, foi erigido um monumento alusivo próximo do local.

Foto: UM.

Atualidade

Aniversário da Força Aérea arrancam a 29 de junho

Publicado

on

É já este sábado, 29 de junho, que iniciam as comemorações do 72º Aniversário da Força Aérea, que este ano se celebram na cidade de Portimão.

Durante nove dias, de 29 de junho a 7 de julho, a Força Aérea, em parceria com a Câmara Municipal de Portimão, marcará o seu aniversário com um conjunto de eventos que vão desde cerimónias militares; exposições várias; demonstrações de capacidades; desfile aéreo; momentos musicais e concertos; batismos de voo, entre muitas outras atividades.

Em destaque nestes eventos estão os batismos de voo que a Força Aérea irá proporcionar a crianças e à população idosa, sendo que para muitos será a primeira experiência a bordo de um avião, num sonho que a Força Aérea ajuda a concretizar.

Paralelamente, a Força Aérea irá proporcionar um conjunto de demonstrações de capacidades, com destaque para a missão de busca e salvamento junto à zona ribeirinha de Portimão no dia 1 de julho, para as demonstrações cinotécnicas e de inativação de engenhos explosivos nos diversos dias em que estará presente em Portimão e, sobretudo, para um evento que marcará os céus de 7 de julho, na Praia da Rocha, com diversas exibições aéreas e demonstração de missões da Força Aérea.

Ao longo dos dias de presença em Portimão, a Força Aérea vai ainda proporcionar diversas atividades desportivas na Praia da Rocha e ainda uma corrida e caminhada inédita a realizar na pista do Autódromo de Portimão no dia 1 de julho.

Sob o lema: “Por Ti, voamos o futuro!”, a Força Aérea procura reforçar a sua presença entre a população da região, onde não possui unidades, mas onde não deixa de ser “as asas que protegem a população”, referiu o Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General João Cartaxo Alves.

A Força Aérea foi criada em 1 de julho de 1952, celebrando nesta data 72 anos de serviço em prol do país.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Pedro Siza Vieira e Carlos Oliveira debatem o futuro do trabalho

Conferência ALUMNI UMinho realiza-se a 9 de julho, no campus de Gualtar, em Braga

Publicado

on

O Gabinete de Projetos Especiais da Universidade do Minho organiza, no próximo dia 9 de julho, às 18h00, no campus de Gualtar, em Braga, a conferência “O Futuro do Trabalho”, que conta com a participação de dois oradores de referência nesta área.

Com 30 anos de experiência em advocacia, Pedro Siza Vieira é sócio da PLMJ Advogados nas áreas de Bancário e Financeiro e de Mercado de Capitais. Desempenhou funções governativas entre 2017 e 2022, tendo sido ministro adjunto e ministro adjunto e da Economia no XXI Governo Constitucional e ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital no XXII Governo Constitucional.

Já Carlos Oliveira é empreendedor e embaixador do Conselho Europeu de Inovação. Formado em Engenharia de Sistemas e Informática pela UMinho, criou aos 22 anos a tecnológica MobiComp, adquirida mais tarde pela Microsoft. Foi secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação no XIX Governo Constitucional e presidente da Fundação José Neves até fevereiro de 2024.

Integrada no ciclo “Conferência ALUMNI UMinho”, esta sessão funcionará num formato Fireside Chat entre os oradores convidados, colocando o foco no emprego do futuro, nos desafios para as empresas, nas competências valorizadas no mercado de trabalho, nos riscos e nas oportunidades, entre outros.

A participação no evento é gratuita, mas requer inscrição em https://forms.office.com/e/dv3YT6H9Vi.

Imagem: UM.

Continuar a ler

Atualidade

Quatro residentes na Maia detidos por roubo no Porto

Publicado

on

O Dispositivo da Polícia de Segurança Pública do Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR), através da Divisão de Investigação Criminal (DIC), concluiu uma operação policial no âmbito do combate ao crime de roubo na área da Asprela, na cidade do Porto.

No dia de ontem, pelas 07 horas, decurso de diligências policiais relacionadas com a referida prática ilícita, que incluíram o cumprimento de três mandados de detenção e a realização de duas buscas não domiciliárias realizadas na área da Maia, resultou a detenção de 03 jovens, com idades compreendidas entre os 17 e os 20 anos de idade, residentes na Maia, por suspeita da prática do crime de roubo e de 01 homem, de 59 anos de idade, por posse de armas proibidas e munições.

A PSP apreendeu 03 telemóveis; peças de vestuário suspeitas de terem sido utilizadas na prática dos ilícitos criminais; 02 armas de fogo (uma espingarda e uma arma de fogo dissimulada de caneta); 01 espingarda de ar comprimido; 02 armas brancas (punhais); e 104 munições de diferentes calibres.

Os suspeitos em questão encontram-se indiciados por esta Polícia pela prática de uma dezena e meia de roubos a estudantes, junto do Pólo Universitário da Asprela, na cidade do Porto, sendo que através do recurso a arma branca, obrigavam as vítimas a entregar os seus pertences e valores. De referir que duas das vítimas careceram de receber tratamento hospitalar em resultados dos ferimentos sofridos.

De salientar, ainda, a detenção do suspeito de 59 anos, progenitor de um dos suspeitos da prática dos crimes de roubo, pela posse das armas e munições supramencionadas que lhe foram apreendidas no decurso das diligências desenvolvidas no âmbito da investigação à prática dos crimes de roubo.

Os detidos foram presentes junto das Autoridades Judiciárias para aplicação das medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas