Connect with us

Atualidade

Universidade do Minho celebra Dia da Matemática

Exposição interativa, escape room, quadro de cubos, palestras e minicursos entre 14 e 16 de março, em Braga

Publicado

on

O Centro de Matemática (CMAT) da Escola de Ciências da Universidade do Minho junta-se, na segunda-feira, às celebrações do Dia Internacional da Matemática e vai organizar o CMAT-Labs Fest, com charadas, exposição, palestras e cursos. A iniciativa vai decorrer até quarta-feira, no edifício 2 do campus de Gualtar, em Braga, e é também aberta a escolas básicas e secundárias da região.

Aliás, na segunda-feira, das 14h30 às 17h00, os mais jovens vão poder visitar uma exposição interativa, resolver todos os puzzles e enigmas de uma escape room no menor tempo possível e, ainda, participar na construção de um quadro formado por cubos Rubik. De manhã, prevê-se palestras para alunos do 12º ano e universitários sobre teta, zeta e os números primos ou sobre matemática e imaginação, entre outros temas.

Na terça-feira, a partir das 9h15, há um “momento matemático”, a apresentação dos cursos da Universidade do Minho (UMinho) nesta área, além de conversas com alunos, bolseiros, núcleos de estudantes e ex-alunos no mercado de trabalho. A diretora do CMAT, Irene Falcão, vai também divulgar as bolsas oferecidas por este centro e, após o almoço, a presidente da Rede Portuguesa de Matemática para a Indústria e Inovação, Ana Jacinta Soares, explicará a importância desta rede. Segue-se, pelas 14h35, uma mesa redonda sobre o papel da Matemática na indústria, com representantes de ACCENTURE, AGEAS, DTx, FARFETCH, Instituto Nacional de Estatística, PORDATA e REN. No final, vão ser divulgados os projetos científicos BREUCA e Valor Água, do CMAT.

O programa de quarta-feira inclui três minicursos sobre os softwares LaTeX e Python, a cargo dos núcleos de estudantes de Ciências de Computação (NECC), Estatística (NEUM) e Matemática (NUMERUM). O programa geral do evento está em https://w3.math.uminho.pt/~web/cmatlabsfest/ .

Nove cursos superiores na área

O Departamento de Matemática da Escola de Ciências da UMinho disponibiliza as licenciaturas em Ciências de Computação, em Estatística Aplicada, em Matemática e em Ciência de Dados (em aprovação); os mestrados em Estatística para Ciência de Dados e em Matemática e Computação; e os doutoramentos em Matemática Aplicada (das universidades do Minho, Aveiro e Porto), em Matemática e em Matemática e Aplicações (das universidades do Minho, Porto, Trás-os-Montes e Alto Douro, Corunha, Santiago de Compostela e Vigo – rede UNISF).

Dia Internacional da Matemática

A UNESCO proclamou, em 2019, o Dia Internacional da Matemática, associando 14 de março ao Dia do Pi, que é escrito como 3/14 em alguns países e 3.14 é uma aproximação da constante Pi. Em 2022, a efeméride tem o tema “A Matemática une”. Esta ciência une-nos como seres humanos, ajudando-nos a criar vínculos, a fazer escolhas em política e a relacionarmo-nos de forma sustentável. A Matemática une-nos no tempo e no espaço, permitindo-nos, com a geologia e a astronomia, visitar o passado e modelar o futuro do planeta/universo. Esta ciência está na base de muitos aspetos do dia a dia, como análise de epidemias, inteligência artificial, música digital, videojogos, big data, previsões meteorológicas, divisão justa, modelação de queimadas, foguetes e satélites, design, tomografias, motores de busca, degelo de glaciares, espelhos de telescópios, internet e rede telefónica móvel, entre outros.

Imagens: UMinho.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas