Atualidade
Universidade do Minho apresenta estudo sobre o impacto da pandemia nas imigrantes
Alta-Comissária para as Migrações e Secretária de Estado da Igualdade estão amanhã em Braga

A Escola de Psicologia da Universidade do Minho, em Braga, recebe, esta quarta-feira, dia 31, a conferência “Uma Abordagem Interseccional sobre o Impacto da Pandemia”, para apresentar e discutir os resultados de um estudo sobre os efeitos da COVID-19 na vida das imigrantes em Portugal.
A sessão de abertura conta, às 10h00, com a Alta-Comissária para as Migrações, Sónia Pereira, a diretora do Observatório das Migrações, Catarina Reis Oliveira, a vereadora da Educação e da Inovação e Coesão Social do Município de Braga, Carla Sepúlveda, e a coordenadora do projeto científico “Efeitos da Pandemia COVID-19 em Mulheres e Raparigas Nacionais de Países Terceiros (NPT): Uma Abordagem Interseccional”, Mariana Gonçalves.
Esta cientista do Centro de Investigação em Psicologia da UMinho (CIPsi) apresenta depois os resultados daquele projeto, que foi financiado pelo Fundo para o Asilo, as Migrações e a Integração. O trabalho focou a interação de género, de etnia e do nível socioeconómico, entre outros, ao nível das necessidades e das experiências de vitimação e de resiliência daquelas imigrantes durante a pandemia.
Além disso, foram analisadas as respostas de apoio a este grupo-alvo e as competências dos respetivos profissionais nas áreas social, saúde, judicial, educativa, habitacional e da imigração, nomeadamente as exigências acrescidas, a sensibilidade cultural e as práticas informadas pelo trauma. As perspetivas vão ser complementadas na conferência pelas investigadoras Joana Neiva e Ana Lúcia Silva.
No programa, destaca-se, também, às 16h00, uma mesa redonda com a coordenadora do Espaço Igual da Cáritas Arquidiocesana de Braga, Raquel Gomes, a coordenadora da Resposta de Emergência para Mulheres Vítimas de Violência Doméstica da Cruz Vermelha de Matosinhos, Patrícia Santos, a técnica de acompanhamento e prospeção da Rede Incorpora Portugal, Maria La-Salete Cunha, e a investigadora Mariana Gonçalves, do CIPsi.
A sessão de encerramento, pelas 17h00, prevê as intervenções da Secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, da vice-presidente da Escola de Psicologia da UMinho, Paula Cristina Martins, e do diretor do CIPsi, Pedro Rosário. O evento tem entrada livre.
Foto: DR.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca