Connect with us

Atualidade

The World Battle leva ao Porto uma das etapas de qualificação para os Jogos Olímpicos

Publicado

on

O The World Battle – Festival de Desporto e Cultura Urbana decorre na Alfândega do Porto de 28 de agosto a 3 de setembro. Sendo uma das maiores competições de breaking do mundo, este é um evento direcionado a toda a cidade e públicos, incluindo, neste sentido, várias ações como o Lifestyle Market (com mais de 80 expositores), workshops, exposições, sunsets, demonstrações de rua, festas e espetáculos fora da competição que, durante estes dias, irão dar outro ritmo e cor a várias zonas emblemáticas do Porto.

Esta edição leva, ainda, uma série de novidades que tornam este evento único, sendo de destacar a realização, pela primeira vez em Portugal, da competição internacional WDSF World Series, nos dias 30 e 31 de agosto, e que irá permitir aos atletas somar o maior número de pontos para o ranking de acesso aos Jogos Olímpicos Paris 2024. Portugal, entre 11 países candidatos, foi um dos cinco selecionados (juntamente com Japão, Brasil, França e China) para sediar a World Series – Breaking for Gold, competição essa que irá consistir no 1vs1 bboy (masculino) e no 1vs1 bgirl (feminino), onde participarão cerca de 300 atletas de mais de 60 paíse,s sendo o Porto a cidade anfitriã deste festival de desporto e cultura urbana.

O The World Battle fica, ainda, marcado pelo 50º aniversário da cultura Hip-Hop e o 20º aniversário dos Momentum Crew, o grupo português que faz parte da história do Breaking Nacional e que é parte organizadora deste evento mundial.

A inclusão do breaking nos Jogos Olímpicos de Paris deve impulsionar o crescimento da modalidade e abrir caminho para a sua presença em edições futuras. Atualmente, muitos praticantes trabalham em condições amadoras, mas espera-se que, com a evolução, haja uma maior preparação física, acompanhamento nutricional e fisioterapêutico, e infraestrutura adequada às exigências da modalidade, melhorando, tanto a performance dos atletas, quanto a estrutura em torno do desporto.

Esta modalidade, praticada nos quatro cantos do mundo, tem, atualmente, cerca de 1,2 milhões de praticantes oriundos de diversas etnias, religiões, raças, raízes socioeconómicas e experiências culturais bastante diversas e distintas. O breaking oferece ainda um acesso inigualável a novas demografias e oportunidades graças à inegável atração cultural e, principalmente, à espetacularidade desportiva. Assim, valores como a equidade e a sustentabilidade estão assentes na modalidade, sendo esta sido considerada uma das modalidades mais sustentável do mundo.

Breaking (Foto: DR)

Para Max Oliveira, membro fundador dos Momentum Crew, Fundador e Diretor da MXM Art Center e organizador deste evento afirma que: “A The World Battle é mais do que evento de dança, é um festival que contempla, também, exposições, workshops de graffiti e dança, vibrações urbanas, mercados temáticos, divulgação cultural, novidades artísticas e tendências. Além do foco competitivo e promoção cultural, é de salientar o ambiente festivo vivido nos diversos momentos do evento e a sinfonia perfeita que anualmente se vive da junção da arte urbana com a cidade do Porto”.

De referir, ainda, que este evento conta já com mais de 17 anos, tendo nascido como Eurobattle e, passando, há cerca de 5 anos, para The World Battle, um rebranding que se justifica devido à adesão de todos os continentes, onde anualmente participam mais de mil dançarinos com idades compreendidas entre os 5 e os 50 anos. É um acontecimento da cultura urbana, único em Portugal, onde se realizam algumas das competições mais importantes de dança internacional e onde se cruzam todo o tipo de culturas mundiais.

A The World Battle 2023 será organizada por uma equipa multidisciplinar da MXM Art Center, um centro portuense de arte urbana, focado na produção de espetáculos e formação artística.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas