Atualidade
“The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art” é a primeira colaboração do World Of Wine com a Tate

“The Dynamic Eye: Beyond Optical and Kinetic Art”, da Tate Collection, será a exposição inaugural do Atkinson Museum, situado no quarteirão cultural WOW – World of Wine, em Vila Nova de Gaia. Ao apresentar mais de 100 obras de arte raramente exibidas, a exposição leva o espectador a uma viagem pela arte do século XX. Este primeiro levantamento da arte ótica e cinética em Portugal procura dar a conhecer estes movimentos artísticos aos visitantes, bem como abrangê-los enquanto tendências exploradas e trabalhadas por artistas de diferentes épocas e em diferentes geografias. Através de uma seleção de pinturas, esculturas, trabalhos em papel, filmes e instalações, o Atkinson Museum revela o amplo alcance desses movimentos artísticos, indo além dos limites de um único tempo ou lugar.
Os artistas associados à arte ótica e cinética veem o visitante não como um espetador passivo, mas como um participante ativo, envolvendo-se com a arte no tempo e no espaço. No seu trabalho combinam linhas simples, formas geométricas e cores atrativas para criar efeitos óticos ou ilusões e as suas obras desencadeiam sensações visuais complexas, ativadas pelo espectador e, por vezes, intensificadas pela inclusão de partes cinéticas que criam um movimento real ou percebido. As peças desafiam a perceção de cada um e estimulam o espectador a movimentar-se pela obra, interagindo e olhando-a de perto.
Organizada de forma não cronológica e não linear, a narrativa da mostra será enquadrada em diferentes centros globais, onde convergem artistas que exploram efeitos óticos e cinéticos. Várias secções da mostra irão concentrar-se em grupos importantes de artistas que escolheram trabalhar juntos, enquanto outras vão refletir sobre as principais exposições que influenciaram o desenvolvimento da arte ótica e cinética.
Esta ampla exposição junta nomes intimamente associados aos movimentos, bem como antecessores modernistas e contemporâneos. Reunindo mais de 60 artistas de todo o mundo, a mostra juntará trabalhos de grandes figuras – Victor Vasarely, Julio le Parc, Frank Stella [ndr: foto de destaque], Lygia Clark, Alexander Calder, Naum Gabo e Liliane Lijn, Monir Shahroudy Farmanfarmaian, Behjat Sadr, Sue Fuller, Fred Eversley e Gego.
Entre as obras incluídas estão as recentes aquisições da Tate Collection, como Light Room (Jena), de Otto Piene, uma peça evocativa e sensorial que imerge literalmente o espetador num jogo de luz e sombra e a Cybernetic Sculpture: Square, de Wen-Ying Tsai Tops. Como um pioneiro da arte cibernética e cinética, o trabalho de Tsai exemplifica a influência duradoura das inovações e experiências realizadas pelos artistas óticos e cinéticos. A exposição também contará com uma obra do renomado artista contemporâneo Jim Lambie, cujos pisos psicadélicos ocuparão a entrada do Atkinson Museum.
“A Tate tem o prazer de trabalhar com o WOW para apresentar The Dynamic Eye no Atkinson Museum. A ambição da WOW de criar um destino cultural único no Porto é um esforço ousado e bem-vindo. A combinação de arte, gastronomia e hospitalidade é um contributo importante à cena cultural portuguesa. Como um novo quarteirão cultural no Porto, o WOW abrange uma variedade de espaços inovadores para o público local e global. Os visitantes, desde entusiastas de arte até famílias, podem relaxar, inspirar-se e mergulhar na cultura, com arte, comida e bebida de qualidade mundial. A WOW está a liderar o caminho no Porto, criando um modelo de envolvimento cultural para todos. A Tate está muito satisfeita em contribuir para esta missão através da nossa colaboração”, afirma Neil McConnon, Diretor de Parcerias Internacionais, da Tate.
A exposição está atualmente em exibição em Xangai, no Museu de Arte de Pudong (MAP), e chegará ao Museu Atkinson em julho. A mostra foi concebida por Clara Kim, ex-curadora de arte internacional da Tate Modern, e tem a curadoria de Valentina Ravaglia, responsável pela arte internacional da Tate Modern. A exposição é organizada em colaboração com a Tate.
“Como quarteirão cultural queremos reforçar este destino como ponto de paragem obrigatório e consistente de exposições internacionais de referência. Este é apenas o início de uma estratégia forte e estruturada que trará grandes exposições a Gaia e ao Norte de Portugal. Ter o prazer de colaborar com a Tate é um grande reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver”, explica Adrian Bridge, CEO do Distrito Cultural WOW.
Imagem: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca