Connect with us

Atualidade

Ter Saúde: memorando de um bem tão valioso!

Publicado

on

“O mais importante é ter saúde!” -, assim o afirmam grande parte dos portugueses. No entanto, estaremos a fazer por manter-nos saudáveis?

Um estudo europeu denominado Eurobarómetro, publicado em 2022, sobre o desporto e atividade física, mostra que 73% da população portuguesa afirma não praticar desporto ou exercício físico. Dos 27 países da União Europeia analisados, Portugal tem a taxa mais alta de população que não pratica atividade física. (1)

E quanto à alimentação seremos exemplares? De acordo com o estudo Global Burden of Disease (GBD), em 2017, os hábitos alimentares inadequados dos portugueses foram o terceiro fator que mais contribuiu para a perda de anos de vida saudável. O consumo insuficiente de fruta, hortícolas, cereais integrais e frutos secos oleaginosos e o consumo excessivo de sal estão entre os principais comportamentos alimentares inadequados (2).

A propósito da importância de manter boa saúde física, mental e psicológica, pretendo dar particular destaque à importância do estilo de vida, nomeadamente à alimentação e ao exercício físico, como a base de uma vida saudável. Na verdade, as doenças crónicas representam 86% das doenças em Portugal e as várias recomendações apontam para o papel dos estilos de vida no tratamento e na prevenção das mesmas (3).

Relativamente à atividade física, a atividade física regular pode contribuir para um melhor controlo das doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e cancro, e para reduzir os sintomas de depressão. Por outro lado, o comportamento sedentário pode aumentar o risco destas doenças. A OMS recomenda pelo menos 150-300 min de atividade física moderada por semana para adultos e 60 min de atividade física moderada nas crianças e adolescentes (3).

Relativamente à alimentação, uma alimentação saudável deve ser completa, equilibrada e variada. A roda dos alimentos é uma boa referência para aplicar no dia a dia, assim como os auxiliares de rótulos desenvolvidos pela Direção Geral de Saúde (DGS) (Figura 1). As bebidas açucaradas, os doces, os salgados e os fritos não devem fazer parte da rotina diária.

Figura 1: Descodificador de rótulos de alimentos e de bebidas.
Fonte: DGS

Em suma, toda a atividade física conta e ter uma alimentação saudável pode aumentar o número de anos de vida saudáveis e reduzir o risco e aumentar o controlo das doenças que mais afetam a população portuguesa.

.

  1. European Commission. “Eurobarometer.” Europa.eu, Sept. 2022, europa.eu/eurobarometer/surveys/detail/2668.
  2. Institute for Health Metrics and Evaluation (IHME). Findings from the Global Burden of Disease Study 2017. Seattle, WA: IHME, 2018.
  3. World Health Organization 2020 guidelines on physical activity and sedentary behaviour. Br J Sports Med. 2020 Dec.

Por: Rita Vale Lima (Interna de Medicina Geral e Familiar da USF Ronfe).

Atualidade

Barcelos: Município esclarece situações que surgiram nas redes sociais

Sobre o Lago do Parque da Cidade e suposto abate de árvores junto ao rio

Publicado

on

Em nota enviada às redações, o Município de Barcelos esclareceu duas situações, que têm sido difundidas em redes sociais, uma sobre o Lago do Parque da Cidade e outra sobre abate de árvores junto ao rio [ndr: foto de destaque].

Segue, na íntegra, o esclarecimento:

«Perante informações, comentários e observações que correm nas redes sociais, e que não correspondem à realidade dos factos, a Câmara Municipal de Barcelos esclarece o seguinte:

1 – Lago do Parque da Cidade. Tendo-se verificado uma enorme e sistemática perda de água, foi decidido proceder a obras de resolução desse problema, aproveitando-se também esta oportunidade para realizar trabalhos de requalificação e melhoria daquele elemento decorativo e de apoio ao lazer no Parque da Cidade.

Os patos que estavam no referido lago foram transferidos atempadamente para as instalações do horto municipal.

2 – Abate de árvores na margem do Rio. Constatando-se a queda de uma árvore de grande porte na Frente Ribeirinha, após análise da situação, verificou-se que mais quatro choupos estavam em risco de queda iminente, devido à erosão provocada pelas correntes das águas do rio.

Perante essa possibilidade, foi decidido, por prevenção e para salvaguarda da segurança das pessoas, proceder ao abate de quatro choupos, os quais serão substituídos por amieiros e bétulas.

Recorde-se que, no decorrer deste ano, o Município de Barcelos, com a colaboração das Juntas de Freguesia e Associações, já plantou mais de 2.000 novas árvores no território concelhio.»

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Detido em flagrante por Roubo por esticão em Arroios

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão de Segurança a Transportes Públicos, no dia 22 de novembro, pelas 12h35, na freguesia de Arroios, num empenho conjunto e dinâmico com a Divisão de Investigação Criminal e a 1ª Divisão Policial, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem com 20 anos, por ser suspeito da prática do crime de roubo por esticão.

Um Polícia, que se encontrava de folga, ouviu uma mulher, num tom ofegante e bastante alto, a pedir auxílio para intercetar o suspeito, o qual, momentos antes, lhe havia subtraído, através de força física, o respetivo telemóvel. 

De forma abnegada, encetou, de imediato, perseguição ao suspeito, no intuito de o intercetar, algo que aconteceu, instantes depois, com total sucesso.

Após essa interceção, em ato contínuo, compareceu junto daquele um outro Polícia, o qual tinha acabado de sair de serviço, entretanto alertado por populares, a fim de prestar auxílio para a manietação efetiva do suspeito, o qual resistia ativamente, estando ainda na sua posse o telemóvel furtado. Assim que chegou a vítima ao arruamento da interceção, esta afirmou, perentoriamente, que aquele era o autor do roubo do seu telemóvel.

Posto isto, os Polícias solicitaram apoio para transporte do suspeito, a fim da formalização da detenção, o que veio a acontecer, com a colaboração de uma Brigada de Investigação.

O detido recolheu às salas de detenção do comando Metropolitano de Lisboa, a fim de ser presente a 1º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de apresentações bissemanais.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Prisão Preventiva por Violência Doméstica

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 22 de novembro, na zona de Loures, deu cumprimento, a um mandado de busca e apreensão domiciliárias e um mandado de detenção fora de flagrante delito emitidos por Autoridades Judiciárias, tendo sido detido um homem de 38 anos, por ser suspeito da prática do crime de violência doméstica.

Ao detido, presente perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte – Loures foi-lhe aplicada a medida de coação de prisão preventiva.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas