Connect with us

Atualidade

Teatro Praga apresentam “Queermess” na Escola das Artes da Católica do Porto

Para assistir a 8 de julho, a partir das 16h00

Publicado

on

No dia 8 de julho, às 16h00, os Teatro Praga vão apresentar um conjunto de performances especialmente pensadas para o programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto. Intitulado “Queermess”, neste evento será também apresentada a Ceia dos Cardeais, uma performance inédita dos Teatro Praga, onde os cardeais comensais serão espectadores de espectadores. Um evento gratuito com entrada livre.

Composta por André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e José Maria Vieira Mendes, a direção artística do coletivo Teatro Praga assume-se como um grupo ou federação de artistas, com brasão e história. Fundado em 1995, o coletivo colabora regularmente com algumas das mais prestigiadas estruturas culturais em Portugal e tem-se apresentado em festivais e teatros de diversos países, como Itália, Reino Unido, Espanha, Alemanha, França, Bélgica, Hungria, Eslovénia, Estónia, Dinamarca, Polónia, Israel, China, entre outros.

Na Porto Summer School on Art & Cinema, os Teatro Praga vão apresentar um mix de performances denominado “Queermess” que terá cinco momentos diferentes. O evento iniciará, às 16h00, com uma palestra-performance de Rogério Nuno Costa, “MULTIVERSIDADE”, a defesa de uma tese para a especulação (futura) de uma universidade queer, ou uma multiversidade. “SUPER NATURAL”, às 17h00, será projetado em loop. O filme, realizado por Jorge Jácome, foi produzido com o Teatro Praga e intérpretes do Dançando com a Diferença. O filme foi vencedor do prémio da crítica no 72º festival de cinema de Berlim em 2022 e apresentado já em fevereiro deste ano na Tate Modern, em Londres, além de ter percorrido inúmeros festivais em todo o mundo. Às 17h00 e 18h00, “ARTE E CRENÇA” apresenta duas conversas sobre arte e crença nas artes performativas, na moda e nas instituições. Já o quarto momento “INVERTED LANDSCAPES” é uma performance de André e. Teodósio / Teatro Praga que foi primeiramente apresentada na Galeria Kunstraum Botschaft – Camões Berlim numa coprodução com a Fundação EDP e a Embaixada de Portugal / Camões Berlim. Foi, também, apresentada na Fundação EDP / MAAT, em 2021. O último momento desta “Queermess” será a “CEIA DOS CARDEAIS”, às 19h30, onde todos são convidados a participar num jantar coletivo com os quatro pontos cardeais dos Teatro Praga – André e. Teodósio, Cláudia Jardim, Diogo Bento e J.M. Vieira Mendes. Uma performance inédita dos Teatro Praga, em que os cardeais comensais serão espectadores de espectadores.

A “Queermess” enquadra-se no programa público da Porto Summer School on Art & Cinema, organizada pela Escola das Artes e pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Universidade Católica Portuguesa no Porto, que entre 3 e 8 de julho proporciona uma experiência cultural imersiva para explorar o conceito de Festa, direcionada a todos os amantes de cultura da cidade do Porto. A “Queermess” irá decorrer a partir das 16h00 na Escola das Artes da Universidade Católica no Porto e a entrada é livre.

Foto: Carlos Pinto.

Atualidade

Barcelos: Direitos das crianças em painel de azulejos no Centro Escolar da Várzea

Publicado

on

O Município de Barcelos inaugurou hoje, 6 de dezembro, o sétimo painel de azulejos, intitulado “Olhares Sobre os Nossos Direitos”, no qual os alunos do Centro Escolar da Várzea perpetuam os seus direitos, num trabalho conjunto da Biblioteca Municipal e do Museu de Olaria de Barcelos. 

Esta iniciativa tem como objetivo mostrar o que as crianças pensam e o que sabem sobre os seus direitos, através da narração de histórias pintadas em azulejos.

A inauguração deste trabalho, o sétimo a ser colocado em estabelecimentos do ensino do concelho, contou com a presença da vereadora da Educação, Mariana Carvalho, e da Cultura, Elisa Braga, que elogiaram o trabalho desenvolvido e referiram a importância da contínua e intransigente defesa dos direitos da criança. “Hoje é um dia importante e quisemos deixar um marco na vossa Escola, para que toda a comunidade envolvente a este Centro Escolar se lembre que vocês são o futuro do nosso país e todos temos o dever de pugnar pelos vossos direitos e valores”. As vereadoras mostraram satisfação e felicidade por estarem presentes num momento tão simbólico, e agradeceram a todos os que colaboram na criação destes painéis.

O ato inaugural contou também com a presença da Vice-Diretora do Agrupamento de Escolas Rosa Ramalho, Marina Cruz, da representante da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Barcelos, Ana Sobreiro, da Coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares, Fernanda Freitas, e do Presidente da Junta de Freguesia da Várzea, David Carvalho.

Os painéis, onde constam os 54 artigos da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança, têm vindo a ser colocados nas escolas concelhias e são compostos por 800 azulejos que resultam do trabalho conjunto efetuado pelos alunos ao longo do ano letivo com maior incidência dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Ensino Básico.

O mural (Foto: CMB)

Foto: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Mulher detida por conduzir sob efeito de álcool

Publicado

on

Na madrugada de hoje, 6 de dezembro, foi detida, pela PSP, uma mulher, de 27 anos de idade, que conduzia sob efeito de álcool.

A detenção aconteceu, pelas 04h30, na rua de Tomar, em Coimbra. A mulher foi submetida ao teste de alcoolemia e acusou uma taxa de álcool no sangue (TAS) de 2,57gramas por litro (g/l).

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Coimbra: Homem detido por vandalizar viaturas com uma “catana”

Publicado

on

A PSP de Coimbra deteve, ontem, 5 de dezembro, um homem, de 25 anos de idade, que danificou três viaturas com recurso a arma branca, nomeadamente, uma catana.

A polícia foi informada que, na rua Costa Simões, em Coimbra, se encontrava um indivíduo munido de uma arma branca, tipo catana, a ameaçar transeuntes que ali passavam e a danificar veículos automóveis estacionados na zona.

De imediato, a PSP dirigiu-se ao local, onde verificou a presença do suspeito, que, ao aperceber-se da presença policial, abandonou a arma (que foi apreendida) e colocou-se em fuga, no sentido do Hospital Pediátrico.

A PSP perseguiu o indivíduo e intercetou-o, pelas 15h50, nas imediações daquela unidade hospitalar.

O agora detido tem antecedentes criminais relacionados com danos e furtos em interior de viaturas e introdução em domicílios e locais reservados.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas