Connect with us

Atualidade

Sporting CP vs. FC Porto: PSP informa sobre ações que levará a cabo tendo em conta o jogo da Taça de Portugal

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP informa que no dia 02 de março, pelas 20h45, no Estádio José Alvalade, irá realizar-se um jogo de futebol entre Sporting Clube de Portugal vs. Futebol Clube do Porto, referente à 1ª mão da meia-final da Taça de Portugal.

A hora oficial de abertura das portas do estádio ao público está prevista para as 18h45, no entanto, a PSP incidirá, ainda, no período da manhã, sobre a fiscalização do estacionamento, garantindo a necessária fluidez da circulação automóvel, prevendo-se restrições pontuais ao trânsito automóvel e pedonal, somente em situações entendidas como medida de segurança necessária.

De acordo com a legislação nacional em vigor, este é considerado um evento de “risco elevado”, prevendo-se uma lotação de cerca de 47000 pessoas.

Haverá fiscalização do estacionamento irregular, procurando a fluidez possível na circulação automóvel, não havendo restrições ao trânsito, a não ser em situações pontuais de deslocação de equipas e Grupos Organizados de Adeptos, especialmente aqueles que sejam considerados de risco.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP destacou, para este encontro, um dispositivo policial entendido como adequado às circunstâncias, onde se incluem diversas valências da PSP, tais como: efetivos da Divisão Policial da área, Divisão de Trânsito, Unidade Metropolitana de Informações Desportivas, Equipas de Intervenção Rápida e conta com o reforço da Unidade Especial de Polícia.

Com este dispositivo, a principal missão da PSP é garantir a segurança de pessoas e bens, quer no interior, quer no exterior e imediações do complexo desportivo, prevenindo furtos a pessoas, de e em automóveis, roubos, venda ilegal de bilhetes e quaisquer alterações da ordem pública, principalmente no que diz respeito a rivalidades entre Grupos Organizados de Adeptos e adeptos das equipas.

Tendo em conta o jogo em causa, haverá necessidade de proceder a alguns condicionamentos temporários de trânsito nas imediações do estádio:

· Cortes momentâneos de trânsito da Avenida Padre Cruz e Rua Professor Fernando da Fonseca, conforme a imagem de destaque.

· Aquando da deslocação e entrada/saída dos adeptos do FC Porto, desde a Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA) para a Porta 1 do estádio na Rua Professor Fernando da Fonseca, além das artérias atrás referidas ocorrerão condicionamento de trânsito no cruzamento da Avenida Padre Cruz com a Avenida Rainha Dona Amélia, Avenida Padre Cruz (lateral de acesso ao instituto Ricardo Jorge), Rua José Travassos, Rua Alfredo Trindade e Rua Professor Fernando da Fonseca, conforme a imagem que se segue.

Imagem: GM

· Desde as 07h00, será efetuada a reserva de estacionamento no parque de estacionamento junto da ADFA.

· Corte da via de trânsito da direita, descendente, da Avenida Padre cruz para estacionamento dos autocarros dos adeptos do FC Porto.

“Apelamos à concentração dos adeptos afetos ao FC Porto, pelas 18H00, junto da Associação dos Deficientes das Forças Armadas (ADFA)”, deixa a PSP em nota.

“A PSP tudo fará para garantir a segurança/mobilidade de todos e em particular daqueles que tem a sua residência ou atividade nas imediações do Estádio José de Alvalade, reiterando-se o objetivo primordial que é a segurança de todos. A ação da PSP será no sentido de minimizar os impactos destes condicionamentos, garantindo as necessidades de segurança e da circulação rodoviária nos locais afetados”, informa.

A PSP relembra que, segundo a legislação em vigor é crime, nomeadamente:

· A distribuição e venda de títulos de ingresso falsos ou irregulares;

· A prática de dano qualificado em transporte público, instalação ou equipamento utilizado pelo público;

· Participação em rixa na deslocação para ou do espetáculo desportivo;

· A entrada não autorizada de qualquer pessoa na área de competição (relvado);

· Ofensas à integridade física atuando em grupo.

A PSP aconselha:

· Todos os adeptos a deslocarem-se para o Estádio Alvalade XXI em transportes públicos, evitando trazer as suas viaturas para as imediações do Estádio;

· Todos os adeptos a chegarem com antecedência, contando com as filas e com os procedimentos de segurança;

· No caso de serem utilizadas viaturas próprias, ao estacionamento em parques vigiados e destinados para o efeito; e

· Evitar portar malas e mochilas para o interior do recinto desportivo.

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP conta com a colaboração do público, no sentido de o mesmo mediar conflitos e comunicar à Polícia as ocorrências anormais que possam pôr em causa o sucesso do evento, através do número 21 7654242 (21polícia) ou 112, em caso de emergência.

Imagens: PSP.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas