Connect with us

Atualidade

Sintra: “Museu Fora de Si” apresenta “A Vida Imóvel” na Quinta da Ribafria

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra inaugurou, esta sexta-feira, a segunda exposição do projeto O Museu Fora de Si. Com curadoria de Victor dos Reis, “A Vida Imóvel” estará em exibição até 14 de janeiro de 2024, na Quinta da Ribafria, em Sintra, com entrada gratuita.

Esta exposição é a segunda exposição do projeto O Museu Fora de Si, antecedida de “O Bestiário que aconteceu na Quinta Nova da Assunção em Belas, concelho de Sintra. “O Museu Fora de Si” pretende dar a conhecer obras da Coleção Municipal de Arte e das restantes coleções artísticas e científicas do Município de Sintra, em diferentes locais do concelho e em espaços inusitados num conceito inovador e focado numa política de descentralização.

Nesta segunda exposição, estão reunidas obras e peças que representam ou se constituem funcionalmente como objetos do quotidiano, entendidos quer como artefactos fabricados quer como peças recolhidas no meio natural – em ambos os casos em resultado de uma intenção cultural. De um modo aberto, estimulante e contemporâneo, a exposição procura evocar uma das grandes categorias da arte ocidental – a natureza-morta – e contribuir para novas leituras e interpretações deste género.

A natureza-morta adquiriu os seus contornos modernos ao longo dos séculos XVI e XVII, difundindo-se por toda a Europa a partir dos Países Baixos. Matéria de discussão e de avaliação, em conflito estético com alguns dos valores classicistas estabelecidos no Renascimento, a natureza-morta obterá a sua aceitação como uma das categorias da criação artística, particularmente no campo da pintura, embora a de menor importância na hierarquia dos géneros estabelecida pela teoria e a prática académica – sendo as suas peças, em geral, as de menor valor no mercado artístico europeu. Apesar desta origem moderna, as suas raízes recuam à Antiguidade, sendo conhecidas obras pintadas ou realizadas em mosaico, tanto gregas como romanas, que se podem inscrever neste conceito.

A exposição é composta por 82 obras às quais se somam quatro obras que serão colocadas em escolas do concelho, concretamente na Escola Básica Integrada /JI D. Carlos I, Escola EB2/3 D. Fernando I, Escola Secundária Santa Maria, e na Biblioteca Municipal de Sintra – Casa Mantero.

De destacar que a esta exposição se adiciona duas obras convidadas: a obra de Fábio Colaço (Untitled, Prozac, 2023, Coleção do autor), réplica em metal dourado de um comprimido Prozac; e uma obra de Pedro Cabrita Reis (#Assemblage, 2003, Coleção do autor).

Foto: CMS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas