Connect with us

Atualidade

Sintra: Debate sobre Faixa de Gaza e cinema para ver no LEFFEST

Publicado

on

O Lisbon & Sintra Film Festival apresenta, no dia 16 de novembro, o debate “Faixa de Gaza, prisão a céu aberto?” e quatro filmes para ver no Centro Cultural Olga Cadaval.

Os filmes “Padre Pio”, “Goutte D’Or” estão inseridos na Seleção Oficial – em Competição, enquanto “Viagem a Portugal” e “The Roof” integram-se em ciclos temáticos.

Realizado em 2022, “Padre Pio”, de Abel Ferrara, será apresentado às 11h00 e integra a Seleção Oficial – em Competição, e retrata o fim da Primeira Guerra Mundial em que jovens soldados Italianos regressam a San Giovanni Rotondo, uma localidade pobre com uma tradição de violência, submissão à Igreja e aos seus ricos proprietários. Padre Pio (Shia LaBeouf) também chega a San Giovanni, para iniciar a pregação num pequeno mosteiro, evocando uma aura de carisma, santidade e visões épicas de Jesus, de Maria e do próprio Diabo.

Também na Seleção Oficial – em Competição, o filme “Goutte d’or”, de Clément Cogitore, de 2022, é exibido às 14h00 e retrata a história de Ramsés, um hábil vidente de 35 anos que habita no multicultural bairro parisiense de La Goutte d’or.

Inserido na secção Homenagens e Retrospetivas está o filme de Sérgio Tréfaut, “Viagem a Portugal” [ndr: foto de destaque], de 2011, presente em mais de 20 festivais Internacionais de Cinema. O filme passa-se em 24 horas num aeroporto português quando Maria, uma jovem ucraniana, é a única a ser detida e interrogada. A situação piora quando a polícia percebe que o homem que a espera no aeroporto é senegalês.

Integrado no ciclo temático “Romper as Grades”, “The Roof”, é um documentário forte e pessoal dirigido pelo cineasta palestiniano Kamal Aljafari, que vive na Alemanha e retorna à sua terra natal para ver a vida atual da sua família mais próxima e será exibido às 20h30.

Após a visualização do documentário, tem lugar o debate “Faixa de Gaza, prisão a céu aberto?” que no contexto do ciclo Romper as Grades, mais particularmente sobre a Faixa de Gaza, faz perceber que as estratégias de controlo coloniais nessa zona são muito similares – ou idênticas – às estratégias de controlo dentro das prisões. A conversa conta com a pintora e poeta Malak Mattar, o realizador Kamal Aljafari, Elia Suleiman e Yasmine Hamdan.

A 16ª edição do Lisbon & Sintra Film Festival acontece de 10 a 20 de novembro, com o apoio da Câmara Municipal de Sintra.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas