Connect with us

Atualidade

Sintra assinala o sucesso do programa Bytes4Future

Publicado

on

O Centro Cultural Olga Cadaval acolheu a sessão “Skills of the future in a digital world”, resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Sintra e a Fundação Aga Khan Portugal.

O evento contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, o Príncipe Rahim Aga Khan e a presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia, Madalena Alves.

Esta parceria, entre a autarquia e a Fundação Aga Khan, dedicada à formação profissional de jovens, teve início em dezembro de 2018 com o projeto piloto Code for All Sintra.

O Bytes4Future, implementado em 2020, permite a jovens entre os 18 e os 29 anos, residentes no concelho de Sintra, que não trabalhem nem estudem – e que não se encontram inscritos no IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, adquirir novas competências no domínio da programação.

Para Basílio Horta, presidente da autarquia, “tudo tem a ver, direta ou indiretamente, com a digitalização. Esta transformação a que estamos a assistir exige uma oferta de competências, sem as quais as novas gerações enfrentam um problema sério de emprego e as nossas empresas um grande problema de competitividade.”

“Dar competências, trabalhar no sentido de fornecer às novas gerações todos os instrumentos que lhe permitam com êxito concorrer no mercado de trabalho e conseguir um nível de empregabilidade satisfatório é nosso dever e a Câmara tem dado prioridade a este objetivo com a criação de cursos profissionais e com o acolhimento da primeira unidade de ensino superior público no concelho, o ISCTE Sintra”, salientou o autarca.

A sessão contou, também, com testemunhos de alunos dos cursos do Bytes4Future e das suas experiências no mundo do trabalho, numa formação com 99% de taxa de empregabilidade.   

Neste projeto o desenvolvimento de competências interpessoais, de multimédia e programação, contribuem para a integração dos jovens garantindo a sua permanência no mercado de trabalho.

Temas como tendências emergentes, oportunidades e riscos para comunidades vulneráveis, tecnologia e inovação, educação, competências / upskilling, adaptação e reskilling foram o mote para o debate onde o setor público e o setor privado apresentaram as motivações e necessidade de recursos humanos no universo digital, aliando acima de tudo a criatividade, empenho e ambição ao mundo digital.

O programa irá manter-se em Sintra até 2025 e será alargado a Lisboa e Porto, dando resposta a jovens de outros concelhos e em novas áreas da tecnologia.

A equipa do programa Bytes4Future está, atualmente, a trabalhar para desenvolver um currículo em Análise de Dados e Negócios, a ser lançado já no próximo grupo.

Foto: CMS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas