Connect with us

Atualidade

Sintra assinala o Dia Mundial da Árvore com plantações por todo o concelho

Publicado

on

A Câmara Municipal de Sintra assinalou o Dia Mundial da Árvore, com a plantação de cerca de 350 árvores, em vários locais do concelho.

A iniciativa, que decorreu ao longo de todo o dia, contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, que acompanhou as plantações no Parque Urbano Casal da Barota na União de Freguesias de Queluz e Belas, no Parque Florestal da Piedade da Serra na União das Freguesias de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar e na Escola Professor Agostinho da Silva na Freguesia de Casal de Cambra.

Basílio Horta sublinhou que “no sentido de aumentar a qualidade de vida e o bem-estar dos munícipes, a autarquia continua a apostar na criação de espaços verdes, seguros e acessíveis a todos” acrescentando, ainda, que “é importante sensibilizar a comunidade para a preservação do ambiente, reforçando o contributo que todos podem dar para um planeta mais sustentável.”

No Parque Urbano Casal da Barota, serão plantadas mais 125 árvores, número significativo num local que representa uma vasta área habitacional. Estas árvores implicam, não só, um importante complemento ao crescimento deste parque, mas também significam a introdução de benefícios ambientais sobretudo para quem usufrui deste espaço.

O Parque Florestal da Piedade da Serra possui uma área de 11,33 hectares e tem sido alvo de ações de conservação da natureza e fomento da biodiversidade, que muito transformaram o lugar, sendo cada vez mais procurado por visitantes para diversas atividades.

Com a participação dos alunos das escolas EB1/JI de Fitares e EB1/JI da Rinchoa, para além das plantações de árvores, procedeu-se à instalação de ninhos e bebedouros para a avifauna e ao lançamento de sementes de prado florido.

Na Escola Professor Agostinho da Silva, em Casal de Cambra, para além da plantação de árvores, os alunos apresentaram pequenas iniciativas de música, poesia e teatro dedicadas à efeméride.

Estas plantações enquadram-se no Plano de Arborização 2022, que prevê a plantação de cerca de 1.200 espécies arbóreas no concelho. Com estas ações, o Município pretende criar condições para que os munícipes tenham acesso a um maior contato com a natureza, o que implica múltiplos benefícios à saúde física e mental.

“Ao assinalar do Dia da Árvore desta forma, a autarquia deu vida ao tema das árvores e do ambiente, envolvendo a comunidade nesta temática tão importante”, refere em nota.

No decorrer das comemorações a autarquia de Sintra levará a cabo outras iniciativas.

Foto: CMS.

Atualidade

Loures: Três detidos em operação de fiscalização

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, realizou, no dia 28 de dezembro, uma operação de fiscalização na Vila da Pontinha da qual resultaram 3 detenções: 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal; 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e resistência e coação sobre funcionário; e 1 homem, suspeito da prática do crime de condução sem habilitação legal e tráfico de estupefacientes.

A PSP apreendeu 232 doses individuais de haxixe; 23 doses individuais de cocaína; 2 facas com resíduos de estupefaciente; e 443,48 euros em numerário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Loures: Detido por posse de arma proibida

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 27 de dezembro na Vila de Pontinha, procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem de 62 anos, suspeito da prática do crime de detenção de arma proibida.

Tendo sido solicitada a comparência da polícia na sequência de uma desordem supostamente envolvendo armas brancas, foi possível intercetar o agora detido, logo após ter agredido, de forma grave, na face, um outro indivíduo, na posse de uma soqueira.

O detido foi notificado e libertado para comparecer perante a competente Autoridade Judiciária no Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Norte.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amadora: Prisão Preventiva para dois jovens por roubos à mão armada

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial da Amadora, no dia 28 de dezembro, cerca das 01h00, na Mina d’Água – Amadora, procedeu à detenção de dois homens, com 16 e 17 anos de idade, por serem suspeitos da prática de 2 crimes de roubo qualificado.

No passado dia 24 de dezembro, dois suspeitos, depois de acionarem o serviço de entrega de refeições através da plataforma GLOVO, abordaram o funcionário e, sob ameaça de arma de fogo e uma faca, subtraíram-lhe a comida e o dinheiro. No dia 27 de dezembro, com a mesma forma de atuar, a mesma dupla conseguiu vitimar outra pessoa, consumando novo roubo, mas subtraindo uma quantia monetária maior.

“O cometimento de crimes violentos e graves merece especial atenção por parte da Divisão Policial da Amadora, designadamente por impactar diretamente com o sentimento de segurança da população e este caso não foi exceção”, sublinha a PSP. Foram desencadeadas diversas diligências para identificar os suspeitos da prática dos crimes, quando, no dia seguinte – 28 de dezembro – se preparavam para praticar um novo crime, com o mesmo modus operandi, foram surpreendidos em flagrante delito pelos polícias, que os abordaram, identificaram e apreenderam uma arma que se veio a apurar ser de alarme, balaclavas e uma navalha. Foram realizadas diligências de recolha de prova nos dois crimes, que sustentaram a emissão de mandado de detenção por autoridade de polícia criminal, procedendo-se à detenção dos suspeitos tendo-lhes sido aplicada, pelo Tribunal de Mafra, a medida de coação de prisão preventiva.

Foi ainda identificada uma criança, a quem foi apreendido o telefone utilizado para acionar o serviço resultado do qual foram cometidos os crimes.

“A prevenção e investigação deste tipo de fenómenos criminais são prioritárias em termos de intervenção policial, sendo este tipo de detenções decisivo pela dissuasão de grupos de autores com pretensões idênticas, a par da manutenção das medidas de prevenção criminal necessárias ao fortalecimento do sentimento de segurança das populações, afirmando a confiança na PSP, enquanto instituição de referência dos cidadãos na área da segurança”, conclui a PSP.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas