Connect with us

Atualidade

“Senhora da Lata” vence concurso de empreendedorismo do MAR Shopping Matosinhos

Conceito que venceu concurso de empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental abriu o seu espaço a partir de ontem

Publicado

on

No âmbito do concurso de empreendedorismo “Desafio MAR StartUp”, o MAR Shopping Matosinhos, em parceria com a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, elegeu o conceito da Associação Agir pelo Planeta (ApP), “Senhora da Lata”, como o projeto vencedor. A partir de ontem, “Senhora da Lata” tem o seu espaço no meeting place, sem qualquer custo associado, por um período de seis meses. Esta é a fase mais importante da iniciativa que assinala o 14º aniversário do meeting place e que tem como objetivo principal potenciar a entrada no mercado de novos talentos e o empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental.

O novo espaço no MAR Shopping Matosinhos trata-se de um quiosque, cujo projeto empreendedor se denomina “Senhora da Lata”, enfatiza a ligação a Matosinhos e se materializa com a comercialização de edições limitadas de conservas, com packaging novo, associadas a outros produtos ou, ainda, personalizadas, num convite a apreciadores desta iguaria e a colecionadores.

As conservas assumem, assim, diferentes formas, sendo uma delas em packs, concretizada numa caixa que agrega conservas de cada uma das indústrias conserveiras ainda em funcionamento em Matosinhos, associadas àquele que é considerado um dos melhores vinhos do mundo, o Vinho do Porto. Já um segundo pack assume a forma de uma lata de conservas de cada uma das empresas que mantém a sua operação. Outra opção disponível para o público são as conservas vendidas individualmente, contudo personalizadas com os nomes próprios e uma explicação da origem do nome, assim como a criação de outras coleções, como é a de Florbela Espanca, uma das mais importantes poetisas nacionais e que em Matosinhos realizou a maior parte da sua obra.

Para além das conservas, este conceito de negócio prevê a criação de alguns produtos que se podem inserir no merchandising cultural como, por exemplo, a criação de pequenas esculturas relacionadas com a indústria piscatória, contando para tal com o apoio de uma oficina escultórica localizada em Barcelos; a criação de artigos de papelaria e outros com o tema da pesca e das indústrias conserveiras em destaque.

A Agir pelo Planeta é constituída por uma equipa de profissionais com grande experiência na criação de projetos, quer na área da comunicação, quer na área de produtos de merchandising sustentável, que potencia viabilidade económica para a concretização dos projetos ambientais e para a sustentabilidade da própria estrutura em si.

Para Sandra Monteiro, diretora-geral do MAR Shopping Matosinhos, “Esta iniciativa tem uma importância muito grande para nós, porque materializa o nosso apoio a conceitos inovadores, através da cedência de um espaço por onde passam milhares de pessoas, diariamente. Há nove anos o projeto Meia Dúzia venceu o nosso primeiro concurso de empreendedorismo e, hoje, é um conceito bastante conhecido pelos portugueses. Nesta edição, focámos-mos no empreendedorismo sustentável com preocupação ambiental, para que estes projetos essenciais para a consciencialização e transformação cheguem a cada vez mais pessoas. O nosso desejo é que o MAR Shopping Matosinhos ajude a Agir pelo Planeta, através do conceito vencedor, “Senhora da Lata”, a ter a visibilidade que merece.”

De referir que o quiosque do MAR Shopping Algarve abrirá em breve com a comercialização de peças de joalharia, peças decorativas e malas confecionadas com base na reutilização do papel de jornal.

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas