Connect with us

Atualidade

S. João da Pesqueira: VINDOURO está de regresso

Delfins, Matias Damásio, Putzgrilla na Praça do Marquês, de 30 de agosto a 1 de setembro, com a cartaz a incluir provas de vinhos com produtores da região, mercado e animação de época, feira de atividades económicas, concursos e concertos de música

Publicado

on

O último fim de semana de agosto terá celebração garantida. VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History celebra 22 anos, afirmando-se como dos mais tradicionais e impactantes eventos anualmente realizados no Alto Douro Vinhateiro. De 30 de agosto a 1 de setembro, no concelho que possui a maior área de vinhas na região classificadas como Património Mundial pela UNESCO, será concretizado um cartaz de luxo, que contempla concertos com grandes nomes da música e um variado número diário de atividades.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar, novamente, presença no primeiro dia do evento (30 de agosto), presidindo à sessão de abertura agendada para as 17h30, na Praça do Marquês, onde também estará presente o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto apresentam novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória coletiva dos apreciadores. Para ajudar ao entendimento generalizado do que pode ser provado, as sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, versam sobre diferentes temas: “Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa”, “Rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”, “Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha dai!”, “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência” e “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”.

Trajados a rigor, a lembrar a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, uma equipa de figuração de rua promove o sempre aclamado Cortejo Pombalino. Sob a mesma inspiração, os protagonistas do Mercado Pombalino recriam a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos de território, que sabem verdadeiramente ao que são. O Jantar Pombalino no Palácio de Cidrô, com animação à época, contará nesta edição com a presença do Chef Chakall.

A Feira das Atividades Económicas promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.

VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History 2024 concretiza o V Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento. O anúncio dos vencedores decorre na tarde de domingo (1 setembro), com a atribuição das medalhas de ouro para o melhor vinho tinto, melhor vinho branco, melhor vinho rosé e melhor vinho fortificado. No final será entregue ao melhor vinho de todas as categorias o prémio principal, o Grande Medalha de Ouro.

Ainda no domingo, acontece o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do “Coração do Douro”.

Grandes nomes no palco VINDOURO

 Os 22 anos da VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History são, igualmente, traduzidos num cartaz imperdível de excelentes concertos de música.

Delfins, aclamados por gerações de fãs incondicionais, abrem o palco principal sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 22h00. Os Delfins são uma banda pop-rock portuguesa que celebra 40 anos de êxitos e que leva a S. João da Pesqueira, hits que todos sabem entoar. Já pela madrugada, as batidas são garantidas pelos DJ Zé Avécalhos e DJ Boss.

Matias Damásio é um dos mais incontornáveis músicos e compositores angolanos popularmente conhecido pelo estilo romântico, caracterizado pelas letras emotivas. Tudo começou no ano 2000, com participações em vários concursos musicais, tendo arrecadado ao longo dos anos vários prémios e sucessos. “Por Amor”, “Loucos”, “Porque queramos vernos”, “O nosso beijo”, “Como Antes”, “Teu olhar” são alguns dos temas que serão ouvidos neste grande espetáculo, no sábado (31 agosto), pelas 22h00. A madrugada terá ritmos pelos DJ Smell Like 90´s e DJ Su.

Domingo, 1 de setembro, a partir das 22h30, vai decorrer na Praça do Marquês, a “Noite Branca”, com os Putzgrilla que têm no seu ADN, a vontade exclusiva de fazer música eletrónica (tatuada pelos mais diversos estilos, do dancehall ao trap, do funk brasileiro ao reggaeton) que veio a tornar-se num dos projetos nacionais com maior visibilidade online. No YouTube, têm mais de 10 milhões de visualizações; em streamings, ultrapassam os 3 milhões. Os Funk Boys e a DJ Fame asseguram a festa pela madrugada fora.

VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History é uma organização do Município de S. João da Pesqueira.

VINDOURO 2024 Horário do Evento (Salão de Vinhos)

Sexta-feira, 30 de agosto: 18h00-21h00

Sábado, 31 de agosto: 14h00-21h00

Domingo, 1 de setembro: 14h00-20h00

22ª Vindouro – Festa Pombalina Wine & History – PROGRAMA

Sexta-feira, 30 de agosto

10h00 – V Concurso de vinhos “Douro em Prova” (Museu do Vinho)

14h00-17h00 – Provas Livres com Produtores de Vinho- Exclusivas para Profissionais (Praça do Marquês)

17h30-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

17h30 – Abertura Oficial da 22ª edição da Vindouro | Wine and History | Festa Pombalina presidida pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida (Palácio do Cabo)

18h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

18h00-21h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

19h30-20h00 – Conversas sobre o Vinho: “Vinho do Porto é muito mais que um vinho de sobremesa”

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Concerto Delfins

00h00 – DJ Zé Avécalhos

01h30 – DJ Boss

Sábado, 31 de agosto

09h30-12h30 – Torneio de Veteranos (Futebol de 11) – Campo Municipal de Futebol (Lugar do Pombal)

14h00-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

14h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

14h00-21h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

15h30-16h00 – Conversas sobre o Vinho: “Douro. Que futuro?”

17h00 – Cortejo Pombalino (Avenida Marquês de Soveral, Praça do Marquês)

17h30-18h00 – Conversas sobre o Vinho “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”

18h30 – Jantar Pombalino (Palácio de Cidrô)

19h30-18h00 – Conversas sobre o Vinho: “Os rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Concerto Matias Damásio

00h00 – DJ´s Smells like 90`s

01h30 – DJ Su

Domingo, 1 de setembro

07h30-13h00 – Feira da Sr.ª do Monte/Feira Anual (Ruas da Vila)

10h00 – Douro Valley – S. João da Pesqueira Open Waters (Prova integrada no XVII Circuito Nacional de Águas Abertas da FPN) (Ferradosa)

12h00 – Missa das Vindimas (Igreja de S. João)

13h00 – Entrega de prémios do Douro Valley – S. João da Pesqueira Open Waters (Soto Queimado)

14h00-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

14h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

14h00-20h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

14h15-20h00 – Aqui Portugal, RTP

15h00 – Anúncio dos Vencedores do V Concurso de vinhos “Douro em Prova’’ (Tenda de Vinhos)

15h30-16h00 – Conversas sobre o Vinho: “Acha que não sabe provar vinho? Não se acanhe e venha daí!”

17h00- XXXVI Grande Prémio Equestre (Nª Sr.ª do Vencimento)

17h00 – Conversas sobre o Vinho: “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência”

17h00 – Cortejo Pombalino (Avenida Marquês de Soveral, Praça do Marquês)

18h00 – Leilão de Vinhos Generosos (Palácio do Cabo)

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Noite Branca > DJ Putzgrilla

00h00 – Noite Branca > DJ Funk Boys

01h30 – Noite Branca > DJ Djane Fame

Foto: DR.

Atualidade

Barcelos regressa à Idade Média durante quatro dias

Barcelos Cidade Medieval

Publicado

on

Ao longo de quatro dias, de 19 a 22 deste mês, Barcelos faz uma viagem no tempo e recua à Idade Média, através da realização da IX edição de Barcelos Cidade Medieval, este ano subordinada ao tema “Barcelos no Caminho de Santiago”. 

À semelhança do ano passado, a iniciativa concentra-se no Parque da Cidade, onde durante esse período se podem encontrar artesãos de várias artes e ofícios, mercadores e taberneiros, animação com arautos, torneios medievais (justas), espetáculos de fogo, queimadas, demonstrações de aves, répteis e outros animais, e ainda atuações de grupos de música, teatro e dança medieval.

A recriação de Barcelos Cidade Medieval começa no dia 19 (quinta-feira) com o desfile de abertura, desde a Torre Medieval até ao Parque da Cidade. Ainda neste dia, às 19h00, destaque para a conversa com Lúcio Lourenço sob o tema “O Peregrino a Santiago”.

Na sexta-feira, há danças medievais, torneio de cavaleiros, queimada galega e espetáculo de fogo.

No sábado, a programação inclui treino de cavaleiros, treino de armas, voo de aves de caça, teatro e música medieval e, ainda, uma conversa com Cláudio Brochado, com o tema “Como era Barcelos na Época Medieval?”.

No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o grande cortejo medieval, com início às 15h00, e que conta com a participação de todos os atores do evento e das várias associações que colaboram neste evento.

Programa (Imagem: CMB)

Certame tem dezenas de mercadores e tendas de alimentação

Este ano, no Barcelos Cidade Medieval, participam mais de 50 mercadores que, em tendas de alimentação, de artigos variados e de elementos místicos, irão promover a melhor recriação do ambiente que se vivia no Burgo, permitindo que todos os visitantes do certame tenham a oportunidade de embarcar numa autêntica viagem no tempo e reviver aquela remota época.

O evento Barcelos Cidade Medieval resulta de uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e da Associação Burgo Divertido, e tem como objetivo dinamizar a atratividade à cidade e, ao mesmo tempo, proporcionar aos visitantes bons momentos de socialização, convívio e divertimento.

Além dos inúmeros mercadores, participam neste certame as seguintes associações:

– Via3

– Teatro Popular de Carapeços

– Forjães em Cena

– Amigos do Pato,

– D’Improviso

– APACI

– Banda de Oliveira

– Albergue Cidade de Barcelos

– Ás do Saber.

A Cidade Medieval pode ser visitada na quinta e sexta-feira, das 18h00 às 24h00; e sábado e domingo, das 12h00 às 24h00.

Imagens: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Força Aérea adquire mais três helicópteros para combate aos incêndios

Publicado

on

A Força Aérea assinou, dia 6 de setembro, o contrato para a aquisição de mais três helicópteros bombardeiros médios Sikorski UH-60 Black Hawk, adquiridos à empresa Ace Aeronautics, LLC., através do concurso público autorizado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 27/2021, de 4 de março. Financiados em cerca de 81% por fundos comunitários, através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), a entrega dos dois primeiros helicópteros está prevista para 2025 e o terceiro para 2026.

Estes três helicópteros vão integrar a capacidade própria do Estado no combate a incêndios rurais, juntando-se aos seis anteriormente adquiridos, dois dos quais já entregues à Força Aérea, aumentando assim a frota para nove. O contrato agora assinado inclui ainda a formação para seis pilotos e 18 mecânicos.

O helicóptero UH-60 Black Hawk, destinado ao combate aéreo de incêndios rurais e à projeção de forças no terreno, permite o transporte de uma equipa de 12 bombeiros totalmente equipados e capacidade de transportar até 2950 litros de água por largada. Com autonomia de voo de 2h30, é um helicóptero utilitário bimotor médio, com um alcance de 555 km e uma velocidade máxima de 314 km/h.

Tratando-se de uma missão que exige uma experiência extrema, até 2026 as tripulações da Força Aérea responsáveis por operar o UH-60 Black Hawk passarão por uma fase muito rigorosa de treino por forma a que seja edificada a capacidade com todas as condições de segurança.

Recorde-se que, em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Neste seguimento, foram assinados contratos de aquisição para dois AW119 Koala, destinados à vigilância e de projeção de forças no terreno, e seis UH-60 Black Hawk. No final de 2023, foram entregues à Força Aérea dois AW119 Koala e dois primeiros UH-60 Black Hawk, estes últimos entregues à Esquadra 551 – “Panteras”, sediada na Base Aérea Nº 8, em Ovar, prevendo-se que os restantes quatro sejam entregues até 2025. Assim, com este novo contrato agora assinado, aumenta para 11 os helicópteros a serem operados pela Força Aérea, nomeadamente, dois AW119 Koala e nove UH-60 Black Hawk. A estes juntam-se, ainda, os dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, adquiridos em julho deste ano com fundos comunitários do programa RescEU, a que acrescem verbas nacionais, prevendo-se a entrega do primeiro avião em 2029 e do segundo em 2030.

Foto: FAP.

Continuar a ler

Atualidade

Animação de Verão na Curia encerra com “A Bruxa e a Aprendiz” e Vicente

Publicado

on

O ciclo de animação de verão na Curia encerra no próximo sábado, 14 de setembro, com o espetáculo  “A Bruxa e a Aprendiz” e o concerto do cantor Vicente, numa organização do Município de Anadia, com entradas gratuitas.

O espetáculo “A Bruxa e a Aprendiz” promete encantar o anfiteatro da Curia, a partir das 18h00, com uma série de feitiços. Gertrudes e Cremilde andam à procura dos ingredientes certos para produzir a “Poção da Felicidade”. Com um punhado de patas de rã, uma resma de penas de fénix, uma pitada de bafos mágicos e os ingredientes secretos, será que vão conseguir criar a verdadeira “Poção da Felicidade”?

O concerto de encerramento do ciclo de animação vai acontecer, pelas 21h00, no Parque das Termas da Curia, com a atuação do artista Vicente. Desde muito cedo que o cantor respira música. Com uma infância rica em ritmos brasileiros e africanus, deu os seus primeiros passos no gospel, passando pelo rock e pelo hip-hop, mas foi no jazz que acabou por encontrar a melhor forma de começar a trilhar o seu caminho.

Em 2020, lançou o seu primeiro disco de originais “Meta”, um EP de jazz contemporâneo, com referências à bossa nova, neo-soul e indie pop. Em 2023, lançou um novo disco “Morfose”, dando continuidade ao seu primeiro trabalho.

O Município pretendeu com iniciativa atrair um maior número de turistas à estância termal da Curia durante a época estival.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas