Connect with us

Atualidade

S. João da Pesqueira: VINDOURO está de regresso

Delfins, Matias Damásio, Putzgrilla na Praça do Marquês, de 30 de agosto a 1 de setembro, com a cartaz a incluir provas de vinhos com produtores da região, mercado e animação de época, feira de atividades económicas, concursos e concertos de música

Published

on

O último fim de semana de agosto terá celebração garantida. VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History celebra 22 anos, afirmando-se como dos mais tradicionais e impactantes eventos anualmente realizados no Alto Douro Vinhateiro. De 30 de agosto a 1 de setembro, no concelho que possui a maior área de vinhas na região classificadas como Património Mundial pela UNESCO, será concretizado um cartaz de luxo, que contempla concertos com grandes nomes da música e um variado número diário de atividades.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai marcar, novamente, presença no primeiro dia do evento (30 de agosto), presidindo à sessão de abertura agendada para as 17h30, na Praça do Marquês, onde também estará presente o Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

Cerca de uma centena de produtores de vinhos DOC Douro e Porto apresentam novidades e rótulos intemporais, que há muito constam da memória coletiva dos apreciadores. Para ajudar ao entendimento generalizado do que pode ser provado, as sessões “Conversas Sobre Vinho”, orientadas por Manuel Moreira, sommelier e provador da Revista de Vinhos, versam sobre diferentes temas: “Vinho do Porto é muito mais que vinho de sobremesa”, “Rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”, “Acha que não sabe provar vinhos? Não se acanhe e venha dai!”, “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência” e “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”.

Trajados a rigor, a lembrar a atmosfera do séc. XVIII e a importância que o Marquês de Pombal teve na demarcação e regulamentação do Alto Douro Vinhateiro, uma equipa de figuração de rua promove o sempre aclamado Cortejo Pombalino. Sob a mesma inspiração, os protagonistas do Mercado Pombalino recriam a tradicional venda de produtos locais, uma oportunidade privilegiada de aquisição de produtos de território, que sabem verdadeiramente ao que são. O Jantar Pombalino no Palácio de Cidrô, com animação à época, contará nesta edição com a presença do Chef Chakall.

A Feira das Atividades Económicas promove oportunidades de negócio na região, estabelecendo-se como uma plataforma extra de contactos.

VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History 2024 concretiza o V Concurso de Vinhos “Douro em Prova”, em que provadores da Revista de Vinhos avaliam, em prova cega e sem conhecimento prévio das amostras, os vinhos submetidos a competição pelos produtores participantes no evento. O anúncio dos vencedores decorre na tarde de domingo (1 setembro), com a atribuição das medalhas de ouro para o melhor vinho tinto, melhor vinho branco, melhor vinho rosé e melhor vinho fortificado. No final será entregue ao melhor vinho de todas as categorias o prémio principal, o Grande Medalha de Ouro.

Ainda no domingo, acontece o já habitual Leilão de Vinhos Generosos, uma excelente oportunidade para adquirir vinhos raros, diretamente dos produtores do “Coração do Douro”.

Grandes nomes no palco VINDOURO

 Os 22 anos da VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History são, igualmente, traduzidos num cartaz imperdível de excelentes concertos de música.

Delfins, aclamados por gerações de fãs incondicionais, abrem o palco principal sexta-feira, dia 30 de agosto, pelas 22h00. Os Delfins são uma banda pop-rock portuguesa que celebra 40 anos de êxitos e que leva a S. João da Pesqueira, hits que todos sabem entoar. Já pela madrugada, as batidas são garantidas pelos DJ Zé Avécalhos e DJ Boss.

Matias Damásio é um dos mais incontornáveis músicos e compositores angolanos popularmente conhecido pelo estilo romântico, caracterizado pelas letras emotivas. Tudo começou no ano 2000, com participações em vários concursos musicais, tendo arrecadado ao longo dos anos vários prémios e sucessos. “Por Amor”, “Loucos”, “Porque queramos vernos”, “O nosso beijo”, “Como Antes”, “Teu olhar” são alguns dos temas que serão ouvidos neste grande espetáculo, no sábado (31 agosto), pelas 22h00. A madrugada terá ritmos pelos DJ Smell Like 90´s e DJ Su.

Domingo, 1 de setembro, a partir das 22h30, vai decorrer na Praça do Marquês, a “Noite Branca”, com os Putzgrilla que têm no seu ADN, a vontade exclusiva de fazer música eletrónica (tatuada pelos mais diversos estilos, do dancehall ao trap, do funk brasileiro ao reggaeton) que veio a tornar-se num dos projetos nacionais com maior visibilidade online. No YouTube, têm mais de 10 milhões de visualizações; em streamings, ultrapassam os 3 milhões. Os Funk Boys e a DJ Fame asseguram a festa pela madrugada fora.

VINDOURO – Festa Pombalina / Wine & History é uma organização do Município de S. João da Pesqueira.

VINDOURO 2024 Horário do Evento (Salão de Vinhos)

Sexta-feira, 30 de agosto: 18h00-21h00

Sábado, 31 de agosto: 14h00-21h00

Domingo, 1 de setembro: 14h00-20h00

22ª Vindouro – Festa Pombalina Wine & History – PROGRAMA

Sexta-feira, 30 de agosto

10h00 – V Concurso de vinhos “Douro em Prova” (Museu do Vinho)

14h00-17h00 – Provas Livres com Produtores de Vinho- Exclusivas para Profissionais (Praça do Marquês)

17h30-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

17h30 – Abertura Oficial da 22ª edição da Vindouro | Wine and History | Festa Pombalina presidida pelo Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, e com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida (Palácio do Cabo)

18h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

18h00-21h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

19h30-20h00 – Conversas sobre o Vinho: “Vinho do Porto é muito mais que um vinho de sobremesa”

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Concerto Delfins

00h00 – DJ Zé Avécalhos

01h30 – DJ Boss

Sábado, 31 de agosto

09h30-12h30 – Torneio de Veteranos (Futebol de 11) – Campo Municipal de Futebol (Lugar do Pombal)

14h00-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

14h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

14h00-21h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

15h30-16h00 – Conversas sobre o Vinho: “Douro. Que futuro?”

17h00 – Cortejo Pombalino (Avenida Marquês de Soveral, Praça do Marquês)

17h30-18h00 – Conversas sobre o Vinho “Harmonia à mesa. O vinho do Douro para o seu prato favorito”

18h30 – Jantar Pombalino (Palácio de Cidrô)

19h30-18h00 – Conversas sobre o Vinho: “Os rosados estão na moda. Um mundo de tonalidades e frescura a descobrir”

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Concerto Matias Damásio

00h00 – DJ´s Smells like 90`s

01h30 – DJ Su

Domingo, 1 de setembro

07h30-13h00 – Feira da Sr.ª do Monte/Feira Anual (Ruas da Vila)

10h00 – Douro Valley – S. João da Pesqueira Open Waters (Prova integrada no XVII Circuito Nacional de Águas Abertas da FPN) (Ferradosa)

12h00 – Missa das Vindimas (Igreja de S. João)

13h00 – Entrega de prémios do Douro Valley – S. João da Pesqueira Open Waters (Soto Queimado)

14h00-22h00 – Mercado Pombalino (Palácio do Cabo)

14h00-21h00 – Feira das Atividades Económicas (Praça do Marquês)

14h00-20h00 – Prova Livre com Produtores de Vinho (Praça do Marquês)

14h15-20h00 – Aqui Portugal, RTP

15h00 – Anúncio dos Vencedores do V Concurso de vinhos “Douro em Prova’’ (Tenda de Vinhos)

15h30-16h00 – Conversas sobre o Vinho: “Acha que não sabe provar vinho? Não se acanhe e venha daí!”

17h00- XXXVI Grande Prémio Equestre (Nª Sr.ª do Vencimento)

17h00 – Conversas sobre o Vinho: “No Douro o vinho é tradição, mas também inovação e irreverência”

17h00 – Cortejo Pombalino (Avenida Marquês de Soveral, Praça do Marquês)

18h00 – Leilão de Vinhos Generosos (Palácio do Cabo)

21h30 – Espetáculo de fogo e malabares (Palácio do Cabo)

22h00 – Noite Branca > DJ Putzgrilla

00h00 – Noite Branca > DJ Funk Boys

01h30 – Noite Branca > DJ Djane Fame

Foto: DR.

Atualidade

superaDORas estreia a 24 de novembro no Porto

Espetáculo sobre dor e superação da violência de género

Published

on

Superar a dor da violência de género é possível? O espetáculo-movimento que está prestes a nascer diz que sim. Dia 24 de novembro, véspera do Dia Internacional Pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, às 16h00, no salão paroquial de S. Mamede de Infesta, irá decorrer um espetáculo de teatro, poesia, música e dança, e será lançado um movimento que abraça a temática e presta apoio a vítimas de violência doméstica e de género.

Todos nós conhecemos raparigas, mulheres, as nossas mães, amigas, irmãs, primas, que sofreram ou sofrem de violência de género. Segundo a Organização Mundial de Saúde, estima-se que uma em cada três mulheres no mundo sofre de algum tipo de violência.

Pelo facto da temática continuar a ser tão relevante em 2024, foi organizado um espetáculo com adaptações de Leon Valle a três contos de Mia Couto, que relatam casos de violência contra as mulheres, e a um conto inédito de Margarida Faro, com adaptação da própria autora e também de Leon Valle.

Além da encenação dos contos, o espetáculo contará com a declamação de três poemas da obra “Viva a Desordem” da escritora portuguesa Margarida Faro, que estará presente no evento para sessão de autógrafos, e um poema inédito da coprodutora do espetáculo, Patrícia Vidal.

Ao teatro e à poesia, junta-se a música, com letra e composição originais de Viriae, e ainda dança, a cargo da coreógrafa Beatriz Costa. Assim surge o superaDORas, um espetáculo comovente e eletrizante que não vai querer perder.

Para Patrícia Vidal, coprodutora do evento, “mais que um espetáculo, quero que o superaDORas se torne um movimento, e que não fiquemos apenas pela consciencialização do problema, mas que também possamos contribuir para a superação da dor de tantas mulheres que ainda sofrem de violência”.

É desta vontade que brota um movimento de apoio a vítimas de violência de género, com um conjunto de profissionais de várias áreas, das telecomunicações à medicina legal, passando pela advocacia e psicologia, de forma a dar suporte ao caminho de recuperação destas mulheres.

Já Rui Mesquita, também coprodutor do espetáculo, considera que “desde o relato de testemunhos reais, que também irão existir ao longo do espetáculo, à intervenção em tempo real, este espetáculo-movimento mistura o passado e o presente, chama atenção a um problema real e compromete-se a fazer parte da sua solução”.

Nos testemunhos poderá assistir a relatos de sobreviventes, mas também de funcionários da CPCJ e do Instituto de Medicina Legal, duas entidades muitas vezes envolvidas nestes casos e que quiseram participar do projeto.

Durante o intervalo do evento, contaremos com inúmeras surpresas, mas uma delas já pode ser revelada: será leiloada uma peça de joalharia de autor, de Sofia Tregeira, uma das apoiantes do movimento. Também terá contacto com várias empresas que, de uma forma ou de outra, apostaram na responsabilidade social e apoiaram o evento e/ou irão fazer parte do movimento.

O espetáculo é aconselhado para maiores de 16 e tem o custo de 12€. Para mais informações e bilhética, contactar a coprodutora Patrícia Vidal: 916 831 498.

Imagem: DR.

Continue Reading

Atualidade

Barcelos inaugura iluminações de Natal a 29 de novembro

Published

on

A cidade de Barcelos volta a vestir-se de cor e luz para as festas natalícias. Este ano, as iluminações são inauguradas no próximo dia 29, pelas 19 horas, mas antes, pelas 18h30, há um concerto com os “The Classic”, no Largo da Porta Nova, criando o ambiente perfeito para a contagem decrescente da “Magia de Natal”.

Destacadas, o ano passado, pela imprensa nacional, como uma das mais espetaculares ornamentações da época festiva, a Câmara Municipal volta a apostar na iluminação e decoração da cidade como grande motivo, não só da animação e diversão temática, como de atratividade à cidade, potenciando a economia local, nomeadamente o comércio tradicional.

Ao todo, o Município dá um colorido especial a ruas, praças e largos, privilegiando também alguns dos monumentos mais icónicos do Centro Histórico de Barcelos, entre os quais, a Ponte Medieval sobre o rio Cávado, a Casa da Azenha, o Paço dos Condes, os Paços do Concelho, a Torre Medieval e o Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz. 

As iluminações incidem sobre cerca de 50 locais distintos, dos quais onze ruas, dez largos e praças, seis rotundas e sete monumentos, a que se somam a Frente Ribeirinha, o Campo da Feira e o Parque da Cidade, um investimento que ronda os 170 mil euros.

Animação de Natal com dezenas de pontos de atração e divertimento

Além das iluminações de Natal, o mês de dezembro será preenchido com um diversificado e intenso programa de atividades, algumas delas que serão mesmo grandes novidades, casos do Túnel interativo “Castelo Mágico”, na Avenida da Liberdade, e o Túnel interativo no Campo 5 de Outubro. Além disso, o Mercado de Natal, este ano, desloca-se para a Alameda das Barrocas e terá Praça de Alimentação e Casa do Pai Natal.

Outra das novidades é a “Christmas with Friends”, festa temática com a participação de DJ’s.

Além disso, destacam-se concertos de Natal na cidade: na Igreja da Misericórdia (dia 6), no Templo do Senhor da Cruz (dia 15) e no Salão Nobre dos Paços do Concelho (dia 21).

Da restante programação, merece destaque a animação de rua com muitos mais motivos para que se deixe cativar pela Magia de Natal de Barcelos. Volta a haver o Carrossel Parisiense, desta feita no Largo Dr. José Novais, Trenó do Pai Natal, Charrete de Natal, Bola Interativa e Pinheiro ornamentado com 30 metros de altura, no Largo da Porta Nova. A tudo isto somam-se as exposições de presépios, com particular destaque para o Presépio a Sete Artes, patente na Sala Gótica dos Paços do Concelho, concertos musicais, recitais, espetáculos de dança, teatro e outras performances, desfile natalício motard, sessões de contos, workshops, programas educativos, concurso “Barcelos Doce”, e comboio de Natal pelas ruas da cidade.

E, quem quiser levar uma recordação temática, pode deslocar-se ao outro lado da ponte, em Barcelinhos, onde encontrará um espaço próprio para tirar fotografias.

Concertos Musicais e Rota de Presépios nas Freguesias

Voltando a descentralizar as atividades culturais natalícias, abrangendo o maior número de pessoas possível, a programação de Natal volta a contemplar concertos musicais em quatro freguesias: Chorente (dia 1), Alvito S. Martinho (dia 7), Rio Covo Santa Eulália (dia 14) e Durrães (dia 15).

E face ao sucesso do ano passado, volta a ser realizada a Rota dos Presépios, com visita aos presépios de diversas freguesias do concelho.

Imagem: CMB.

Continue Reading

Atualidade

“Valença Fortaleza de Chocolate” está a chegar

Published

on

A “Valença Fortaleza de Chocolate” está de regresso, entre 29 de novembro e 8 de dezembro, recheada de doces tentações, com a marca Chocolate.

Showcookings, oficinas de chocokids, delícias de chocolate e muita animação itinerante permanente prometem transformar Valença no destino mais doce da Península Ibérica, este Natal.

Dez dias para encantar e deliciar os visitantes numa feira mostra dedicada, em exclusivo, à degustação e compra de produtos à base de chocolate, apresentados de tantas formas.

O certame regressa, num formato cheio de novidades, como feira/mostra com a presença de doceiros, pasteleiros, produtores de chocolate e chocolatiers portugueses e espanhóis.

Cascatas, fondues, crepes, waffles, farturas, brigadeiros, trufas, bombons, torrões, espetadas de fruta, bombocas, ginjinhas e tantos outros produtos para se encantar, deliciar e perder de amores em Valença, sempre com a marca Chocolate.

O certame abre sexta-Feira, 29 de novembro, às 16h00 e estará aberto até às 20h00. Entre sábado, 30 de novembro e domingo 8 de dezembro podem visitar a feira entre as 10h00 e as 20h00.

Praça da República, Largo do Governo Militar, Baluarte do Faro e Largo do Bom Jesus serão os espaços da zona histórica que vão acolher o evento.

“Fortaleza de Chocolate” insere-se na programação de Natal promovida pela Câmara Municipal que arranca, em Valença, a 29 de novembro e prolonga-se até às festividades dos Reis, a 5 de janeiro.

Imagem: CMV.

Continue Reading

Mais lidas