Atualidade
Rui L. Reis preside ao I3Bs da Universidade do Minho

O professor catedrático Rui L. Reis toma posse, esta quarta-feira, dia 18, como presidente do I3Bs – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biodegradáveis e Biomiméticos da Universidade do Minho (UMinho). A cerimónia conta com a presença do reitor Rui Vieira de Castro e tem início pelas 17h00, no auditório do I3Bs, situado no AvePark, em Barco, Guimarães.

Nascido há 55 anos no Porto, Rui L. Reis doutorou-se em Ciência e Engenharia de Polímeros pela UMinho, na qual foi vice-reitor e é, atualmente, diretor do grupo de investigação 3B’s, que fundou há 23 anos, diretor do laboratório associado ICVS/3B’s e do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (EXPERTISSUES). Tem mais de 1575 publicações, listadas no ISI Web Of Knowledge, e 125 patentes, que originaram várias empresas, e gere projetos que superam os 45 milhões de euros de financiamento.
Possui inúmeras distinções, como o Prémio Internacional UNESCO de Investigação em Ciências da Vida, o Harvey Engineering Research Award, atribuído pela Institution of Engineering and Technology, o Jean Leray Award, o George Winter Award e ainda o prémio Klaas De Groot, todos atribuídos pela Sociedade Europeia de Biomateriais, o Prémio Clemson por contribuições para a literatura, da Sociedade Americana de Biomateriais, e ainda da Sociedade Internacional para a Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa (TERMIS), que já presidiu. É doutor honoris causa pelas universidades de Granada (Espanha) e Politécnica de Bucareste (Roménia), além de membro de sociedades científicas ímpares, como a Academia Nacional de Engenharia (EUA). Foi editor-chefe do “Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine” (Wiley) de 2007 a 2021, de que atualmente é editor honorário. É ainda editor associado da nova revista “PNAS Nexus” (Proceedings of the National Academy of Sciences – Nexus).
O I3Bs é uma referência mundial na sua área científica e a primeira unidade orgânica de investigação criada em universidades públicas portuguesas. Engloba o Grupo 3B’s e o 3B’s Inovação e Serviços, contando com 180 colaboradores altamente qualificados de inúmeros países. Sedia, ainda, o EXPERTISSUES, com filiais em 13 países, e é a base da TERM Research Hub – Instituto Cidade de Guimarães, o maior projeto do Roteiro Nacional de Infraestruturas Cientificas Estratégicas, cujo novo edifício se encontra em fase de conclusão. O I3Bs acumula diversas distinções e prossegue a sua missão na formação e no avanço científico-tecnológico em novos materiais, libertação controlada de fármacos, engenharia de tecidos, medicina regenerativa, nanomedicina e isolamento e diferenciação de células estaminais. Tem o site oficial www.i3bs.uminho.pt .
Fotos: UMinho.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca