Connect with us

Atualidade

Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais

A 20 de maio, pelas 11h00, na Casa das Artes (Porto)

Publicado

on

A Casa das Artes, no Porto, será a anfitriã do lançamento oficial da RPAC – Norte (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea), evento que ficará marcado pela inauguração de 14 exposições digitais RPAC Norte na plataforma Google Arts & Culture. Disponíveis em português, inglês, espanhol e francês, as exposições podem ser consultadas a partir do próximo dia 20 de maio.

Entre outras presenças, o lançamento contará com a participação da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, do Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, e de Helena Martins, Head de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google, que participará através de um depoimento em vídeo.

A manhã de 20 de maio assentará em alguns momentos-chave. Para além da apresentação oficial do projeto, destaque para o website www.rpacnorte.pt, para a divulgação dos primeiros vídeos promocionais da RPAC – Norte e para o lançamento das 14 exposições que passarão a integrar a página da RPAC – Norte  na Google Arts & Culture.

Agenda para 20 de maio, pelas 11h00, na Casa das Artes (Porto)

· Lançamento da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte

· Apresentação do Website www.rpacnorte.pt   

· Lançamento dos vídeos promocionais

· Lançamento das exposições Google Arts and Culture

Iniciativa sem fins lucrativos da Google, a plataforma Google Arts & Culture tem como objetivo preservar e divulgar digitalmente expressões culturais de relevância global. A parceria entre a Google Arts & Culture e a Direção Regional de Cultura do Norte levou à criação de uma página única da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea para a qual foram desenvolvidas 14 exposições elaboradas com a curadoria dos parceiros da Rede.

Disponíveis em português, inglês, espanhol e francês para pessoas de todo o mundo, as exposições retratam as mais diversas temáticas, como o percurso de alguns artistas contemporâneos, a apresentação das obras que integram as coleções permanentes e destaques sobre atividades e exposições desenvolvidas pelos equipamentos. Uma coleção que alberga, para já, mais de 200 imagens de alta qualidade de diversas obras de arte contemporânea e que pode ser alargada. Pode ser consultada a partir de dia 20 de maio, na plataforma, sob os motes:

• O papel do inconsciente nos trabalhos dos surrealistas portugueses expostos na Fundação Cupertino de Miranda;

• Os serviços e equipamentos disponíveis na Casa da Arquitetura, desde os arquivos ao serviço educativo;

• Uma visão pelas exposições temporárias que estiveram patentes na Casa do Design;

• Uma vista geral do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com destaque ao mais recente trabalho da artista, “Inquietações”;

• Uma apresentação de 11 dos artistas representados no Centro de Arte Oliva;

• Uma visita às exposições de arte contemporânea que dialogam com a coleção permanente do Centro Internacional das Artes José de Guimarães;

• As coleções de mais de 50 arquitetos disponíveis na Fundação Marques da Silva, destacando o processo de estudo e criação dos arquitetos e as obras de Marques da Silva na cidade do Porto;

• Uma apresentação do conjunto patrimonial tutelado pela Fundação de Serralves;

• Uma viagem pelos países que Júlio Resende visitou e que serviram para influenciar diretamente a sua obra, conforme exposto no Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende;

• Uma viagem pela coleção do Museu Municipal Amadeo Souza de Cardoso começando pelas obras de Amadeo e mostrando outros artistas contemporâneos de Amarante e Portugal;

• Um percurso por algumas das obras mais emblemáticas do Museu Bienal de Cerveira, resultante da Bienal Internacional de Arte de Cerveira desde 1978;

• Uma visita ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, que cruza obras de Siza Vieira e do pintor Nadir Afonso, assim como de outros artistas de renome;

• Um percurso pelas esculturas ao ar livre espalhadas por Santo Tirso que integram o Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

O website da RPAC – Norte será outro dos destaques do evento. Em www.rpacnorte.pt poderá encontrar informações sobre as coleções e/ou exposições temporárias de cada centro de arte/arquitetura; informações sobre a arquitetura/arquiteto de cada espaço; informações sobre as visitas, horários, localização, preços, serviços, acessibilidade e contactos; e conteúdos que associam as diferentes entidades à oferta cultural, gastronómica, e outros pontos de interesse, nos vários destinos.

Promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o projeto RPAC-Norte procura dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte, disponíveis em 11 cidades a Norte do país. Para além de potenciar a visita do público interno, com esta iniciativa pretende-se captar novos públicos, com foco nas regiões fronteiriças espanholas, dando-lhes conhecimento de rotas turísticas e culturais. Junta, pela primeira vez, 13 museus e centros de arte e de arquitetura contemporâneas na região Norte, numa iniciativa que visa a valorização territorial de 4 destinos turísticos distintos: Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes.

RPAC – Norte

São 13 as entidades envolvidas nesta Rede: Casa do Design e a Casa da Arquitectura, em Matosinhos; o Museu Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira; a Fundação Serralves e a Fundação Marques da Silva, no Porto; o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar; o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira; o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso; o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão; o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães; o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante; o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.

Google Arts & Culture

O Google Arts & Culture reúne tesouros, histórias e sabedoria de mais de 2.000 instituições culturais distribuídas por 80 países. Tal como a missão da Google é tornar a informação do mundo mais acessível, cabe à Arts & Culture tornar a cultura mundial acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar.

Imagem: RPAC.

Atualidade

Barcelos: “By The River” está de volta às margens do Cávado

O evento mais esperado deste verão, em Barcelos, está de volta!

Publicado

on

By The River” – com entrada livre – vai oferecer boa música, bem como um pôr do sol único, num evento que vai proporcionar momentos aprazíveis de fim de tarde, na margem direita do rio Cávado.

Promovido pelo Município de Barcelos, a partir de 5 de julho, nos jardins das Margens do Cávado, paredes-meias com a Casa da Azenha, há sunset à beira-rio, todas as sextas-feiras, entre as 18h00 e as 21h30, até ao dia 2 de agosto.

Cinco sextas-feiras com Cantores e DJ’s

Nessas sextas-feiras, em ambiente descontraído e paisagem deslumbrante, quem se deslocar ao local pode desfrutar de uma seleção de DJ’s, artistas e produtores locais, que prometem a trilha sonora perfeita para acompanhar o pôr do sol.

No “By the River | Barcelos Sunset 2024”, poderá ouvir diversos estilos musicais, contando com músicos de Barcelos e da região, bem como com a participação especial dos jovens que participaram no evento da Casa da Juventude – Arte em Movimento, garantindo “que a festa nunca para e a energia está sempre em alta em todas as horas douradas”, afirma o Município.

Programação completa:

5 de julho:

Demure | Arte em Movimento

Jasmin

Alfonsys

12 de julho:

Lara Guimarães | Arte em Movimento

Birds Are Inside

Tiago Cruz

19 de julho:

Caravana | Arte em Movimento

Inah

Miguel Soares

26 de julho:

Nada Ético | Arte em Movimento

Fuse

Rafman

2 de agosto:

BlueTonic | Arte em Movimento (vencedores)

Sebastião Antunes

DJ Viktor Soul.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol de Praia: Barcelos recebe 2ª etapa do Circuito Lipton Kombucha

Publicado

on

O Circuito Lipton Kombucha 2024 prossegue, esta semana, com a realização de uma etapa totalmente dedicada aos femininos.

A 2ª Etapa do Circuito Lipton Kombucha realiza-se nos dias 4 a 7 de julho e terá por palco o Largo da Feira, em Barcelos.

Seguir-se-á, de 11 a 14 de julho, a 3ª Etapa, disputada apenas por duplas de masculinos, igualmente no Largo da Feira barcelense.

Na 1ª etapa da competição, disputada na Praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, os vencedores foram as duplas Francisco Pombeiro/Gabriel Cardoso e Daniela Loureiro/Raquel Lacerda.

As duplas bicampeãs nacionais Hugo Campos/João Nuno Pedrosa (masculinos) e Beatriz Pinheiro/Inês Castro (femininos) defendem o título rubricado no ano passado.

Ao todo, haverá sete etapas, sendo que a 7ª Etapa será considerada a Final do CNVP 2024 e terá lugar na Praia de Esmoriz, nos dias 9, 10 e 11 de agosto.

As finais serão transmitidas em direto na Volei TV e n’ A Bola TV.

Imagem: FPV.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha debilitada em Pombal

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Pombal, recolheu, hoje, ao final da manhã, uma cegonha que se encontrava em dificuldades, na Urbanização das Cegonhas, na cidade de Pombal.

A cegonha foi avistada a deambular no parque junto às instalações do Terminal Rodoviário, na cidade de Pombal, por um cidadão que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta estava de tal forma debilitada o que a impediria de voar, motivo pelo qual alertou para a Esquadra de Pombal, deste Comando da Polícia de Segurança Pública. Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria, para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada, novamente, em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas