Atualidade
Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte assinala lançamento oficial com 14 exposições digitais
A 20 de maio, pelas 11h00, na Casa das Artes (Porto)

A Casa das Artes, no Porto, será a anfitriã do lançamento oficial da RPAC – Norte (Rede Portuguesa de Arte Contemporânea), evento que ficará marcado pela inauguração de 14 exposições digitais RPAC Norte na plataforma Google Arts & Culture. Disponíveis em português, inglês, espanhol e francês, as exposições podem ser consultadas a partir do próximo dia 20 de maio.
Entre outras presenças, o lançamento contará com a participação da Diretora Regional de Cultura do Norte, Laura Castro, do Presidente do Turismo do Porto e Norte, Luís Pedro Martins, do Diretor Geral das Artes, Américo Rodrigues, e de Helena Martins, Head de Políticas Públicas e Relações Governamentais do Google, que participará através de um depoimento em vídeo.
A manhã de 20 de maio assentará em alguns momentos-chave. Para além da apresentação oficial do projeto, destaque para o website www.rpacnorte.pt, para a divulgação dos primeiros vídeos promocionais da RPAC – Norte e para o lançamento das 14 exposições que passarão a integrar a página da RPAC – Norte na Google Arts & Culture.
Agenda para 20 de maio, pelas 11h00, na Casa das Artes (Porto)
· Lançamento da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea a Norte
· Apresentação do Website www.rpacnorte.pt
· Lançamento dos vídeos promocionais
· Lançamento das exposições Google Arts and Culture
Iniciativa sem fins lucrativos da Google, a plataforma Google Arts & Culture tem como objetivo preservar e divulgar digitalmente expressões culturais de relevância global. A parceria entre a Google Arts & Culture e a Direção Regional de Cultura do Norte levou à criação de uma página única da Rede Portuguesa de Arte Contemporânea para a qual foram desenvolvidas 14 exposições elaboradas com a curadoria dos parceiros da Rede.
Disponíveis em português, inglês, espanhol e francês para pessoas de todo o mundo, as exposições retratam as mais diversas temáticas, como o percurso de alguns artistas contemporâneos, a apresentação das obras que integram as coleções permanentes e destaques sobre atividades e exposições desenvolvidas pelos equipamentos. Uma coleção que alberga, para já, mais de 200 imagens de alta qualidade de diversas obras de arte contemporânea e que pode ser alargada. Pode ser consultada a partir de dia 20 de maio, na plataforma, sob os motes:
• O papel do inconsciente nos trabalhos dos surrealistas portugueses expostos na Fundação Cupertino de Miranda;
• Os serviços e equipamentos disponíveis na Casa da Arquitetura, desde os arquivos ao serviço educativo;
• Uma visão pelas exposições temporárias que estiveram patentes na Casa do Design;
• Uma vista geral do Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, com destaque ao mais recente trabalho da artista, “Inquietações”;
• Uma apresentação de 11 dos artistas representados no Centro de Arte Oliva;
• Uma visita às exposições de arte contemporânea que dialogam com a coleção permanente do Centro Internacional das Artes José de Guimarães;
• As coleções de mais de 50 arquitetos disponíveis na Fundação Marques da Silva, destacando o processo de estudo e criação dos arquitetos e as obras de Marques da Silva na cidade do Porto;
• Uma apresentação do conjunto patrimonial tutelado pela Fundação de Serralves;
• Uma viagem pelos países que Júlio Resende visitou e que serviram para influenciar diretamente a sua obra, conforme exposto no Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende;
• Uma viagem pela coleção do Museu Municipal Amadeo Souza de Cardoso começando pelas obras de Amadeo e mostrando outros artistas contemporâneos de Amarante e Portugal;
• Um percurso por algumas das obras mais emblemáticas do Museu Bienal de Cerveira, resultante da Bienal Internacional de Arte de Cerveira desde 1978;
• Uma visita ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, que cruza obras de Siza Vieira e do pintor Nadir Afonso, assim como de outros artistas de renome;
• Um percurso pelas esculturas ao ar livre espalhadas por Santo Tirso que integram o Museu Internacional de Escultura Contemporânea.
O website da RPAC – Norte será outro dos destaques do evento. Em www.rpacnorte.pt poderá encontrar informações sobre as coleções e/ou exposições temporárias de cada centro de arte/arquitetura; informações sobre a arquitetura/arquiteto de cada espaço; informações sobre as visitas, horários, localização, preços, serviços, acessibilidade e contactos; e conteúdos que associam as diferentes entidades à oferta cultural, gastronómica, e outros pontos de interesse, nos vários destinos.
Promovido pela Direção Regional de Cultura do Norte, com o apoio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, o projeto RPAC-Norte procura dar a conhecer mais de 11 mil obras de arte, disponíveis em 11 cidades a Norte do país. Para além de potenciar a visita do público interno, com esta iniciativa pretende-se captar novos públicos, com foco nas regiões fronteiriças espanholas, dando-lhes conhecimento de rotas turísticas e culturais. Junta, pela primeira vez, 13 museus e centros de arte e de arquitetura contemporâneas na região Norte, numa iniciativa que visa a valorização territorial de 4 destinos turísticos distintos: Porto, Douro, Minho e Trás-os-Montes.
RPAC – Norte
São 13 as entidades envolvidas nesta Rede: Casa do Design e a Casa da Arquitectura, em Matosinhos; o Museu Bienal de Cerveira, em Vila Nova de Cerveira; a Fundação Serralves e a Fundação Marques da Silva, no Porto; o Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende, em Gondomar; o Centro de Arte Oliva, em São João da Madeira; o Museu Internacional de Escultura Contemporânea de Santo Tirso; o Museu do Surrealismo – Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão; o Centro Internacional das Artes José de Guimarães, em Guimarães; o Museu Municipal Amadeo Souza-Cardoso, em Amarante; o Museu de Arte Contemporânea de Chaves – Nadir Afonso e o Centro de Arte Contemporânea Graça Morais, em Bragança.
Google Arts & Culture
O Google Arts & Culture reúne tesouros, histórias e sabedoria de mais de 2.000 instituições culturais distribuídas por 80 países. Tal como a missão da Google é tornar a informação do mundo mais acessível, cabe à Arts & Culture tornar a cultura mundial acessível a qualquer pessoa, em qualquer lugar.
Imagem: RPAC.
Atualidade
Barcelos serve sabores de bacalhau em 41 restaurantes num fim de semana gastronómico imperdível

De 16 a 18 de maio, Barcelos transforma-se na capital da gastronomia com mais uma edição do Fim de Semana do Bacalhau, que este ano conta com a adesão de 41 restaurantes espalhados por todo o concelho.
Ao sabor da tradição e da criatividade, o “fiel amigo” vai à mesa em múltiplas versões, desde o clássico bacalhau com broa, ao grelhado na brasa, assado no forno, gratinado ou à caçarola – sem esquecer as versões mais ousadas que prometem surpreender até os paladares mais exigentes.
A iniciativa, promovida pelo Município de Barcelos, convida à redescoberta da gastronomia local, enquanto dinamiza os estabelecimentos de restauração e valoriza a identidade cultural do território. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, o objetivo é atrair mais clientes aos restaurantes e, simultaneamente, potenciar a descoberta do território barcelense, das suas gentes, cultura, tradição e património.
Para além da boa mesa, o programa inclui também, no sábado, dia 17, um percurso pedestre gratuito — “Do Vale do Neiva ao Monte da Carmona” – integrado no Touring 2025, que alia natureza, história e tradição num mesmo trilho.
Seja para os amantes de bacalhau ou para os que procuram experiências autênticas, este é um fim de semana para saborear Barcelos em toda a sua essência.
Restaurantes Participantes:
Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Atina Restaurante (Várzea); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Covo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Lourenço (Areias S. Vicente); Chuva (Barcelinhos); Dom Carlos (Silva); Fina Mesa (Grimancelos); Forninho (Lijó); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Melinha (Viatodos); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante Maná (Barcelos); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Restaurante Pérola (Barcelos); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Solar de Vila Meã – Restaurante Barro (Silveiros); Sonho do Cávado (Manhente); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna Lopes (Gilmonde); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberninha O Chico (Perelhal); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Terraço dos Petiscos (Vila Boa); Tropical (Várzea) e Vera Cruz (Barcelos).
Foto: CMB.
Atualidade
Porto: Desmantelada organização criminosa dedicada ao tráfico de estupefacientes no Bairro Pinheiro Torres

A Divisão de Investigação Criminal da PSP desenvolveu uma investigação minuciosa e prolongada no combate ao tráfico de estupefacientes no Bairro Pinheiro Torres, Porto.
No decurso da investigação foi possível apurar e reunir fortes indícios da existência de uma estrutura criminosa liderada por dois irmãos que operavam desde janeiro de 2024.
A organização atuava de forma estruturada, com divisão clara de tarefas e funções, obtendo elevados lucros diários, estimados entre 50.000 e 55.000 euros, através da venda de cocaína e de heroína.
No dia 9 de janeiro de 2025, a investigação permitiu a interceção e detenção em flagrante delito de um dos líderes da estrutura e do indivíduo responsável pela confeção das substâncias ilícitas. Na sequência da operação, foi realizada uma busca que resultou na apreensão de 11.607 doses de cocaína, 5.130 euros em numerário, um veículo automóvel, um motociclo e a recuperação de duas bicicletas elétricas avaliadas em 10.000 euros. Ambos os detidos ficaram sujeitos à medida de coação de prisão preventiva.
Posteriormente, a 21 de abril de 2025, foram realizadas 25 buscas domiciliárias e 2 buscas não domiciliárias, culminando na detenção do líder da organização e de mais seis colaboradores, com idades entre os 21 e os 43 anos. Foram apreendidas 14.281 doses de estupefaciente, nomeadamente: 10.194 doses de cocaína; 3.826 doses de heroína; 257 doses de canábis resina; 4 doses de canábis sativa; e 1.050 gramas de produto de corte.
Foram ainda apreendidos cerca de 10.000 euros em numerário, dois veículos automóveis, um motociclo, dois bastões extensíveis, 232 munições calibre .22. Ao líder e um dos colaboradores foi-lhes decretada a medida de coação de prisão preventiva, enquanto os restantes foram sujeitos à medida de apresentações diárias.
A 22 de abril de 2025, foi dado cumprimento a um mandado de detenção emitido pela Autoridade Judiciária a uma colaboradora da rede, cuja habitação servia como “casa de recuo”. Foi-lhe aplicada a medida de coação de apresentações diárias.
Por fim, a 5 de maio de 2025, foi levada a cabo nova operação policial que resultou na detenção de três indivíduos, entre os 30 e os 40 anos, incluindo o responsável pela gestão do ponto de venda. A operação permitiu a apreensão de 6.170 doses de estupefacientes (cocaína, heroína e canábis resina), 1.125 euros e um veículo automóvel. O principal visado ficou em prisão preventiva, enquanto aos restantes foram-lhes impostas apresentações diárias.
O Comando Metropolitano do Porto ressalta a importância dos resultados obtidos no decurso desta operação policial relevante de combate ao tráfico de estupefacientes, por ter permitido cessar o prosseguimento desta atividade criminosa. “Esta Operação representa um golpe significativo na atividade de tráfico de estupefacientes na cidade do Porto, reforçando o compromisso da PSP no combate ao crime organizado e na promoção da segurança pública”, afirma.
Foto: PSP.
Atualidade
Tim encerra “Concertos de Primavera” em Anadia

Tim, vocalista da banda Xutos & Pontapés, encerra na próxima sexta-feira, 9 de maio, pelas 21h00, no Cineteatro Anadia, a edição 2025 dos “Concertos de Primavera”. O espetáculo encontra-se praticamente esgotado, restando apenas oito lugares, dos quais quatro para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas.
“Canta-me Historias” é um concerto em formato intimista, permitindo uma maior proximidade e interação com o público, que terá a oportunidade de ouvir muitos dos grandes sucessos da carreira do artista, desde os Xutos Pontapés à Resistência, passando pelos “Rio Grande” ou “Cabeças no Ar”, sem esqueçer os temas dos seus trabalhos a solo.
À semelhança do que tem acontecido em edições anteriores, o concerto será acústico, possibilitando a interação com o público, num ambiente descontraído. O artista tem, assim, a oportunidade de partilhar, com a audiência, histórias e curiosidades associadas à composição de um tema ou a algum episódio memorável.
Os bilhetes têm um custo de 15,00€ (1ª plateia), 12,50€ (2ª plateia) e 10,00€ (lugares para pessoas com mobilidade reduzida, em cadeira de rodas). Poderão ser adquiridos nas bilheteiras do Cineteatro Anadia, Posto de Turismo da Curia e online – BOL (www.bol.pt), na Fnac, Worten e noutros postos BOL.
Imagem: DR.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade4 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação