Connect with us

Atualidade

RE/MAX: 21,5% das transações da imobiliária são de investimento estrangeiro

Publicado

on

A RE/MAX, maior imobiliária a operar em Portugal, tem registado um crescente interesse de clientes estrangeiros, com os primeiros cinco meses, de janeiro a maio, a representar 21,5% dos negócios da rede. Numa comparação com igual período de 2021, o número de transações envolvendo clientes estrangeiros aumentou cerca de 57%, com os clientes brasileiros a serem os mais intervenientes, assegurando 30,6% das transações. Destaque, também, para um acentuado incremento na procura por parte de norte-americanos, a segunda nacionalidade mais importante envolvendo clientes internacionais, com 7,4% das transações, ultrapassando as nacionalidades inglesa, francesa e angolana.

Ainda que o cliente nacional continue a ser o principal investidor em imobiliário no território nacional, nos primeiros cinco meses deste ano, o número de transações envolvendo clientes estrangeiros aumentou cerca de 57% quando comparado com os meses de janeiro a maio 2021, superando a barreira das sete mil transações (7.141), mais do que o crescimento registado envolvendo clientes nacionais (3,5%). Neste sentido, os clientes estrangeiros representam uma fatia de 21,5% das transações da rede, um peso similar ao registado em anos pré-pandemia.

Segundo Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX, “Portugal continua a reunir excelentes condições para atrair investidores estrangeiros, muitos dos quais investem poupanças acumuladas ao longo de anos para aqui viver. Fatores como a segurança, o acolhimento, o clima, a gastronomia e a qualidade de vida, conduzem a que, cada vez mais, os investidores estrangeiros vejam o nosso país como uma opção segura de investimento em imobiliário. Acreditamos que esta dinâmica se mantenha nos próximos meses, dadas as excecionais caraterísticas que Portugal apresenta.”

Imobiliário nacional no radar dos norte-americanos

Na análise da RE/MAX é possível verificar que, de janeiro a maio deste ano, a rede realizou negócios com 102 nacionalidades estrangeiras. Outro dado a reter foi o um progressivo interesse de norte-americanos em imobiliário nacional. Estes clientes entram para a segunda posição do top 5 de nacionalidades estrangeiras com maior número de transações, ultrapassando a inglesa, francesa e angolana, assinalando 7,4% das transações, correspondentes a 243 transações de arrendamento e 285 transações de compra/venda de imóveis.

Numa comparação com os primeiros cinco meses de 2021, os norte-americanos representavam cerca de 5% do total de transações de clientes estrangeiros, sendo que nessa altura já se notava uma crescente importância desta nacionalidade, algo que se acentuou este ano.

Lisboa e Porto são os distritos que captam mais investimento estrangeiro

Com um total de 57,9% das transações registadas no período de janeiro a maio, os distritos de Lisboa e Porto são os que mais atenções captaram aos investidores internacionais. Seguiram-se os distritos de Setúbal e de Faro que, conjuntamente, somaram 17,3% do volume de transações.

Foto: DR.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas