Connect with us

Atualidade

PSP aborda nova época desportiva 2022-2023

Publicado

on

A Polícia de Segurança Pública (PSP) participa, naturalmente, na época que hoje se inicia.

Como habitual, o futebol profissional marca o arranque de mais uma época, sucedendo-se, nas próximas semanas, as demais modalidades em todos os escalões.

Em 2021-2022 a PSP esteve presente em 22 132 eventos desportivos (de todas as modalidades, competições e categorias), com a presença de 114 477 Polícias.

Desses, 204 estavam englobados na competição Liga BWIN, tendo a PSP garantido a segurança dos 2.072.030 espetadores (média de 10 157 espetadores/jogo), que frequentaram os recintos das 12 equipas sedeadas na nossa área de responsabilidade. 21 eventos tiveram carácter internacional.

Na época desportiva 2021-2022, e em todas as modalidades, competições e categorias, a PSP concretizou a detenção de mais de 130* pessoas por incumprimento das regras aplicáveis aos eventos desportivos, assegurou a retirada de mais de 120* pessoas do recinto e identificou mais de 800*.

Os principais incidentes reportados foram a posse/uso de artefactos pirotécnicos; seguidos do incitamento à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância e invasão de recinto desportivo. *

Na sequência da investigação subsequente (criminal e ou administrativa), a PSP monitorizou e fez cumprir a proibição de frequentar recintos desportivos que recaiu sobre mais de 300* pessoas, tanto por decisão das autoridades judiciárias como por sanção acessória decretada pela Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto (APCVD).

No início de mais uma época, 244 adeptos terão de observar a interdição de acesso a recintos desportivos, sob pena de praticarem o crime de desobediência. A PSP continuará a dedicar particular atenção ao cumprimento das medidas decretadas.

Para a época 2022/2023, a PSP prevê o empenhamento dos Polícias em 238 jogos da Liga BWIN, que decorrerão nos recintos de 14 equipas sedeadas nos principais centros urbanos de Portugal Continental e nas regiões autónomas dos Açores e da Madeira.

A Polícia de Segurança Pública, durante a interrupção das principais competições desportivas, reforçou a formação de Polícias em funções de spotting (acompanhamento de adeptos e policiamento específico em reconto desportivo), tendo 25 Polícias frequentado várias dezenas de horas de formação neste domínio.

Espera, igualmente, uma grande envolvência do Ponto Nacional de Informações sobre o Desporto (PNID), serviço de reforço da cooperação policial a nível europeu que assinala este ano 20 anos de atividade.

“Tendo em conta a forte participação das seleções e equipas portuguesas em eventos desportivos internacionais, o PNID concretiza um trabalho fundamental de troca de informação entre as Polícias, permitindo antecipar informação crítica sobre as deslocações de adeptos e acompanhar fenómenos subjacentes. É, assim, promovida a efetiva cooperação policial internacional também por intermédio do acompanhamento pelos nossos Polícias de adeptos portugueses no estrangeiro e, reciprocamente, pelo acolhimento e integração de Polícias de outros países que acompanham adeptos estrangeiros em eventos desportivos em Portugal”, refere a PSP.

A segurança dos milhões de adeptos e agentes desportivos que acompanham o desporto requer o trabalho coordenado de diversas entidades.

Polícia de Segurança Pública, Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, Instituto Nacional de Emergência Médica, Cruz Vermelha Portuguesa, Corporações de Bombeiros, Empresas de Segurança Privada, Autoridade para a Prevenção e Combate à Violência no Desporto e Liga Portugal trabalham em conjunto para garantir a sua segurança.

“Desejamos a todos uma boa época, com desportivismo, respeito e tolerância de todos para com todos, em qualquer modalidade, competição e categoria”, apela a PSP.

*Somatório em consolidação; confirmação aquando da publicação do Relatório Anual da Violência no Desporto (RAVID).

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas