Atualidade
PSD Barcelos marca rentrée política com tomada de posse dos órgãos locais
Mário Constantino Lopes e Carlos Eduardo Reis empossados como Presidentes da Comissão Política e da Mesa da Assembleia de Secção, respetivamente

Foi num auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos apinhado que o PSD Barcelos assinalou a sua rentrée política com a realização de uma cerimónia “singela e humilde” de tomada de posse dos órgãos locais, nomeadamente, da Comissão Política de Secção (CPS) e da Mesa da Assembleia de Secção – vulgo, Plenário – presididas por Mário Constantino Lopes e Carlos Eduardo Reis, respetivamente. A cerimónia decorreu a 12 de setembro último, pelas 21h00, e nem a intempérie, que se fez sentir momentos antes, afastou os militantes e simpatizantes deste evento.

Destaque para a presença, na cerimónia, dos restantes Vereadores da Câmara Municipal de Barcelos – recorde-se que Mário Constantino Lopes preside ao Município Barcelense, Carlos Reis (Mesa) e Mariana Carvalho (CPS), igualmente Vereadores, também foram empossados –, assim como altos representantes do movimento BTF – Barcelos Terra de Futuro e do CDS local, parceiros da coligação que dirige os desígnios do concelho, numa clara demonstração de união e cumplicidade entre todos em prol do projeto político comum para Barcelos. De assinalar, igualmente, a presença de responsáveis das estruturas da JSD e dos TSD, bem como, de vários Presidentes de Junta de Freguesia e membros das Assembleias (Municipal e de Freguesia), quer militantes, quer integrantes da lista da coligação.

O momento foi abrilhantado musicalmente pela talentosa violinista barcelense Bárbara Carvalho e, no final, houve um “Verde d’Honra”, a cargo da JSD local.
Nas intervenções protocolares, Carlos Eduardo Reis, recém-empossado Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, iniciou, elencando uma retrospetiva dos últimos anos. Referiu-se a Mário Constantino Lopes como “timoneiro”, que está a imprimir uma “liderança tranquila” neste primeiro ano de mandato, considerando que tem sido, como continuará a ser, “um grande Presidente de Câmara”. Depois de ideias e mensagens deixadas para o interior do Partido, salientou que devem “manter o foco no nosso projeto político, na unidade da vereação, na competência das chefias e, sobretudo, numa característica fundamental que é a humildade e a proximidade com as pessoas”, tendo a capacidade de “mudar as vidas das pessoas”. Concluiu, sublinhando que têm que se “respeitar, saber respeitar as nossas diferenças, tratarmo-nos bem, porque isso nos permite estar mais fortes, para ter uma Câmara forte, para fazer um grande projeto político para Barcelos”.

A fechar as intervenções protocolares, Mário Constantino Lopes, presidente da Comissão Política de Secção, começou por elogiar o trabalho desenvolvido pela vereação, enaltecendo o trabalho e a postura dos “colegas” de coligação. “Estamos disponíveis, estamos concentrados em trabalhar para o Partido, mas, sobretudo, para a nossa terra, para o nosso Concelho e para a nossa cidade”, afirmou o Presidente da CPS. Sobre o PSD Barcelos, salientou que querem um Partido que “apoie o Executivo, que acompanhe o trabalho do Executivo com sentido crítico e construtivo”.

Depois de algumas ideias lançadas “para dentro do Partido”, Mário Constantino apontou alguns dos objetivos da CPS para os 2 anos de mandato. Mobilização, participação dos militantes nos vários momentos em que o Partido e o Executivo mais precisam deles, “abrir o Partido”, ter a capacidade de ir ao encontro dos militantes, simpatizantes, da sociedade civil, tendo anunciado que já decidiram realizar uma reunião por mês descentralizada, fora da sede do Partido, indo ao encontro das Freguesias, dos militantes, simpatizantes e integrantes de listas porque “faz sentido ouvi-las e percebê-las”, tentando passar a mensagem porque, observa, a melhor comunicação é a da “boca a boca”. Também ele considera que a “humildade é a característica que nos deve nortear”, porque “é isso que nos faz diferentes, é isso que nos faz mais próximos das pessoas”, pedindo aos militantes que divulguem, que transmitam aos outros tudo de bom que fazem. “Nós estamos aqui, efetivamente, para trabalhar. Não queremos louros para além daquilo que fazemos. Queremos, é, trabalho, queremos que Barcelos se desenvolva e tenha, a breve prazo, uma capacidade de desenvolvimento capaz de dar melhores condições de vida a todos os barcelenses”, afirmou. Terminou, enaltecendo a colaboração e empenho do CDS e do BTF, não só na governação do Município, como durante a campanha eleitoral, deixando um agradecimento a todos pela presença, por acreditarem e confiarem na CPS. “Hoje somos muitos. Eu julgo que, daqui a alguns anos, somos muitos mais a puxar para o mesmo lado”, rematou.

Fotos: PSD Barcelos.
Atualidade
Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental
De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.
O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.
A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.
Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.
Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.
Atualidade
Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.
O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.
Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.
A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.
No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.
O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.
Foto: PSP.
Atualidade
Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.
A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.
A diligência decorreu sem incidentes.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca