Connect with us

Atualidade

PSD Barcelos marca rentrée política com tomada de posse dos órgãos locais

Mário Constantino Lopes e Carlos Eduardo Reis empossados como Presidentes da Comissão Política e da Mesa da Assembleia de Secção, respetivamente

Publicado

on

Foi num auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos apinhado que o PSD Barcelos assinalou a sua rentrée política com a realização de uma cerimónia “singela e humilde” de tomada de posse dos órgãos locais, nomeadamente, da Comissão Política de Secção (CPS) e da Mesa da Assembleia de Secção – vulgo, Plenário – presididas por Mário Constantino Lopes e Carlos Eduardo Reis, respetivamente. A cerimónia decorreu a 12 de setembro último, pelas 21h00, e nem a intempérie, que se fez sentir momentos antes, afastou os militantes e simpatizantes deste evento.

Membros empossados dos dois órgãos (Foto: PSD Barcelos)

Destaque para a presença, na cerimónia, dos restantes Vereadores da Câmara Municipal de Barcelos – recorde-se que Mário Constantino Lopes preside ao Município Barcelense, Carlos Reis (Mesa) e Mariana Carvalho (CPS), igualmente Vereadores, também foram empossados –, assim como altos representantes do movimento BTF – Barcelos Terra de Futuro e do CDS local, parceiros da coligação que dirige os desígnios do concelho, numa clara demonstração de união e cumplicidade entre todos em prol do projeto político comum para Barcelos. De assinalar, igualmente, a presença de responsáveis das estruturas da JSD e dos TSD, bem como, de vários Presidentes de Junta de Freguesia e membros das Assembleias (Municipal e de Freguesia), quer militantes, quer integrantes da lista da coligação.

Para além dos do PSD, cerimónia contou com a presença de Vereadores do BTF e CDS (Foto: PSD Barcelos)

O momento foi abrilhantado musicalmente pela talentosa violinista barcelense Bárbara Carvalho e, no final, houve um “Verde d’Honra”, a cargo da JSD local.

Nas intervenções protocolares, Carlos Eduardo Reis, recém-empossado Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, iniciou, elencando uma retrospetiva dos últimos anos. Referiu-se a Mário Constantino Lopes como “timoneiro”, que está a imprimir uma “liderança tranquila” neste primeiro ano de mandato, considerando que tem sido, como continuará a ser, “um grande Presidente de Câmara”. Depois de ideias e mensagens deixadas para o interior do Partido, salientou que devem “manter o foco no nosso projeto político, na unidade da vereação, na competência das chefias e, sobretudo, numa característica fundamental que é a humildade e a proximidade com as pessoas”, tendo a capacidade de “mudar as vidas das pessoas”. Concluiu, sublinhando que têm que se “respeitar, saber respeitar as nossas diferenças, tratarmo-nos bem, porque isso nos permite estar mais fortes, para ter uma Câmara forte, para fazer um grande projeto político para Barcelos”.

Carlos Eduardo Reis (à esquerda) com Mário Constantino Lopes (Foto: PSD Barcelos)

A fechar as intervenções protocolares, Mário Constantino Lopes, presidente da Comissão Política de Secção, começou por elogiar o trabalho desenvolvido pela vereação, enaltecendo o trabalho e a postura dos “colegas” de coligação. “Estamos disponíveis, estamos concentrados em trabalhar para o Partido, mas, sobretudo, para a nossa terra, para o nosso Concelho e para a nossa cidade”, afirmou o Presidente da CPS. Sobre o PSD Barcelos, salientou que querem um Partido que “apoie o Executivo, que acompanhe o trabalho do Executivo com sentido crítico e construtivo”.

Mário Constantino Lopes (Foto: PSD Barcelos)

Depois de algumas ideias lançadas “para dentro do Partido”, Mário Constantino apontou alguns dos objetivos da CPS para os 2 anos de mandato. Mobilização, participação dos militantes nos vários momentos em que o Partido e o Executivo mais precisam deles, “abrir o Partido”, ter a capacidade de ir ao encontro dos militantes, simpatizantes, da sociedade civil, tendo anunciado que já decidiram realizar uma reunião por mês descentralizada, fora da sede do Partido, indo ao encontro das Freguesias, dos militantes, simpatizantes e integrantes de listas porque “faz sentido ouvi-las e percebê-las”, tentando passar a mensagem porque, observa, a melhor comunicação é a da “boca a boca”. Também ele considera que a “humildade é a característica que nos deve nortear”, porque “é isso que nos faz diferentes, é isso que nos faz mais próximos das pessoas”, pedindo aos militantes que divulguem, que transmitam aos outros tudo de bom que fazem. “Nós estamos aqui, efetivamente, para trabalhar. Não queremos louros para além daquilo que fazemos. Queremos, é, trabalho, queremos que Barcelos se desenvolva e tenha, a breve prazo, uma capacidade de desenvolvimento capaz de dar melhores condições de vida a todos os barcelenses”, afirmou. Terminou, enaltecendo a colaboração e empenho do CDS e do BTF, não só na governação do Município, como durante a campanha eleitoral, deixando um agradecimento a todos pela presença, por acreditarem e confiarem na CPS. “Hoje somos muitos. Eu julgo que, daqui a alguns anos, somos muitos mais a puxar para o mesmo lado”, rematou.

No final, foi entoado o Hino Nacional (Foto: PSD Barcelos)

Fotos: PSD Barcelos.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Braga: Duas detenções por condução sob o efeito do álcool

Publicado

on

Hoje, na cidade de Braga, foi detido um cidadão, com 44 anos de idade, por, na sequência de um acidente de viação em que foi interveniente, foi submetido ao teste de alcoolemia tendo acusado uma TAS (taxa de álcool no sangue) de 2,20 g/l no sangue.

Ontem, pelo mesmo motivo, foi detido um cidadão, com 41 anos de idade, tendo acusado uma TAS de 1,32 g/l no sangue.

Os detidos foram notificados para comparecerem no Tribunal Judicial da Comarca de Braga.

Foto: DR.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Campanha solidária de angariação de têxteis recolhe três “contentores” de roupa e calçado

Publicado

on

No âmbito da Semana Europeia de Prevenção de Resíduos, Viana do Castelo promoveu uma campanha de angariação de roupa e calçado em bom estado de conservação, no Estação Viana Shopping, tendo sido angariado o equivalente a três contentores de 1m3, de roupas e calçado.

A iniciativa, da autoria dos Serviços Municipalizados de Viana do Castelo, em parceria com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, o Núcleo de Design do Instituto Politécnico de Viana do Castelo e três empresas gestoras de têxteis (Ultriplo, Wippytex e Sarah Trading) permitiu disponibilizar dois contentores produzidos em madeira para colocação da roupa e calçado que agora, após triagem, vão ser distribuídos a instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).

A campanha, que inicialmente estava prevista realizar-se apenas na Semana Europeia de Prevenção de Resíduos que decorreu entre 19 a 27 de novembro, prolongou-se por mais uma semana devido ao sucesso da mesma e à recetividade dos vianenses.

As entidades organizadoras salientam, numa época do ano tão especial, “a solidariedade e generosidade de todos aqueles que contribuíram para uma causa tão nobre e que certamente irá fazer a diferença na vida de muitos cidadãos”.

Foto: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

Lagos: Adjudicada nova empreitada de requalificação da Ponta da Piedade

Publicado

on

Foi presente à última reunião de câmara do executivo municipal de Lagos a adjudicação de uma nova empreitada no âmbito do projeto de requalificação e valorização da Ponta da Piedade, processo que tem estado a ser implementado de modo faseado face à dimensão da área e elevada sensibilidade do território sobre o qual este incide.

Identificada como a “Componente 2 da 2.ª Fase”, esta intervenção é a que maior impacto vai gerar na gestão deste território, quer no decurso dos trabalhos, devido ao grande interesse de visita que o lugar suscita, quer após a sua conclusão, por permitir reordenar a rede viária e as zonas de estacionamento. Contemplados estão, também, o tratamento paisagístico de espaços, iluminação pública e a continuação dos passadiços com miradouros a montante e a jusante do troço atualmente em fase final de execução, ou seja, entre a Praia D. Ana e a Praia do Pinhão, assim como na área envolvente ao Farol da Ponta da Piedade.

O projeto a implementar prevê que o acesso viário à parte final da Estrada da Ponta da Piedade passe a ser destinado apenas a serviço do Farol, abastecimento e situações de emergência, criando, em alternativa, dois novos parques de estacionamento e suprimindo as bolsas atualmente em utilização. O parque mais próximo do acesso à Praia do Camilo terá capacidade para 56 veículos ligeiros e um segundo parque, que servirá a Ponta da Piedade, ficará dimensionado para 150 veículos ligeiros e 10 autocarros de turismo. A estrada terá um novo perfil, com duas faixas de rodagem, ciclovia e um passeio lateral para peões, que, em alguns troços, serão partilhados.

A obra vai custar cerca de 2,4 milhões de euros, mais precisamente 2.404.89500€ acrescidos de IVA, sendo cofinanciada pela União Europeia (FEDER) através do CRESC Algarve 2020, e tem um prazo de execução de 360 dias.

Vale a pena recordar que a 1ª fase da Requalificação da Ponta da Piedade, desenvolvida no troço de costa entre o Canavial e o Farol da Ponta da Piedade, foi concluída em 2018, registando, desde então, significativa procura e utilização por parte de residentes e visitantes. A 2ª fase, compreendida entre o Farol da Ponta da Piedade e a Praia do Pinhão, desdobra-se em três componentes, estando, atualmente, em fase final de execução a empreitada da componente 1, correspondente à construção dos passadiços entre a Ponta da Piedade e a Praia D. Ana. Para além dos trabalhos integrados na componente 2, agora adjudicados, a Requalificação da Ponta da Piedade engloba uma 3.ª e última componente que corresponde à redefinição da área de atividades económicas atualmente situada junto ao Farol, prevendo-se a sua concentração num único ponto, juntamente com novas instalações sanitárias e outros serviços de apoio. Está, ainda, prevista a execução/instalação de um elemento de homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, o qual será desenvolvido em processo autónomo.

Foto: CML.

Continuar a ler

Mais lidas