Connect with us

Atualidade

Prove e aprove a deliciosa culinária portuguesa com os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2023

De fim de semana prolongado e a precisar de ideias para degustar?

Publicado

on

Hoje assinala-se o Dia da Gastronomia Portuguesa, caracterizada pela sua variedade, personalidade muito própria, e sabores tradicionais de influência mediterrânica. O Prémio Cinco Estrelas Regiões reuniu os vencedores das categorias de Cozinha Tradicional Portuguesa, Doçaria Regional e Restaurantes, deixando uma gama de sugestões diversas, saborosas e perfeitas para degustar com tempo e em família.

Reconhecida internacionalmente pela sua riqueza, diversidade e sabores únicos, a culinária portuguesa tem profundas raízes históricas, influenciada por séculos de exploração marítima, encontros culturais e tradições regionais.

Uma das características marcantes da gastronomia portuguesa é a utilização de ingredientes frescos e de qualidade, como peixes e frutos do mar, carnes, azeite, legumes, ervas aromáticas e especiarias. A localização geográfica privilegiada de Portugal, com uma extensa costa marítima e uma rica diversidade de produtos agrícolas, contribui para a variedade de ingredientes disponíveis. Veja a lista de vencedores de 2023 do Prémio Cinco Estrelas Regiões nas categorias Cozinha Tradicional Portuguesa, Restaurantes e Doçaria Regional e inspire-se. Bom apetite!

Vencedores na Categoria de Cozinha Tradicional Portuguesa e respetivas Regiões:

Arroz de Cachola, Nisa, distrito de Portalegre

Francesinha, distrito do Porto

Sopa da Pedra, Almeirim, distrito de Santarém

Choco Frito, distrito de Setúbal

Vitela à Lafões, São Pedro do Sul e Viseu

Açorda Alentejana, Alentejo

Bacalhau à Narcisa, distrito de Braga

Vencedores na Categoria de Doçaria Regional e respetivas Regiões:

Jesuíta, Santo Tirso, distrito do Porto

Tortas de Azeitão, distrito de Setúbal

Cristas de Galo, distrito de Vila Real

Pastel de Tentúgal, Montemor-o-Velho, distrito de Coimbra

Bolo de Mel, Madeira

Cornucópias, Alcobaça, distrito de Leiria

Dom Rodrigo, Algarve

Travesseiros de Sintra, distrito de Lisboa

O Prémio Cinco Estrelas Regiões sugere, também, alguns restaurantes de cozinha tradicional, avaliados e premiados pelos consumidores portugueses, onde poderá deliciar-se com estas e outras especialidades.

Vencedores na Categoria de Restaurantes:

Taberna Açor, Açores

Restaurante do Clube de Tiro de Monfortinho, Idanha-a-Nova

Brasão, Porto

O Picadeiro, Tomar

Ferro Velho, Seixal

Marisqueira Torralva, Évora

Em termos de Cozinha de Fusão, as sugestões vão para a Ilha da Madeira, com os restaurantes Ákua (peixe e marisco) e Kampo (carne e legumes).

Foto: DR.

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas