Connect with us

Atualidade

Projeto bLueTIDE encerra com balanço, visita prática e festa na praia

11 de julho, Praia de Paço de Arcos, Oeiras

Publicado

on

Teve duração de dois anos, envolveu 541 crianças, 12 escolas e operou em 4 localizações distintas. Organizou 10 ações de formação para 140 professores e cumpriu o grande objetivo a que se propôs – fortalecer a ligação dos mais novos ao oceano, motivando-os conhecer e a contribuir para a conservação da zona rochosa entremarés. O projeto bLueTIDE chega agora ao fim, mas não sem antes assinalar a data com um balanço dos resultados, uma visita prática na praia, e deixar dois manuais de apoio que prolongarão o trabalho no tempo.

O evento de encerramento do projeto bLueTIDE está marcado para o próximo dia 11 de julho, na Praia de Paço de Arcos, em Oeiras. Para além de um breve balanço sobre esta iniciativa, os convidados terão direito a uma visita guiada a uma das plataformas rochosas da praia, a que se seguirá uma divertida sunset party.

Programa

  • 15.00 | Acolhimento
  • 15.30 | Visita a plataforma rochosa
  • 17h30| Sunset Party na praia

O bLueTIDE é um projeto de educação e comunicação de ciência que teve como objetivo principal a promoção do conhecimento da zona rochosa entremarés. Nos últimos dois anos trabalhou com uma seleção de escolas distinguidas com o galardão Escola Azul, no litoral, a par de escolas sem galardão, localizadas a mais de 50km da costa. Todas as atividades previstas no projeto foram replicadas nos quatro conjuntos geográficos Figueira da Foz/Sardoal, Peniche/Vila Nova da Barquinha, Setúbal/Benavente e Sines/Évora.

Ao longo das diferentes iniciativas foram implementados três tipos de ações: ações de incentivo à colaboração entre ciência e educação, realizadas em parceria com escolas; ações de capacitação de docentes; e ações de sensibilização. Esta diversidade de opções teve como missão mobilizar três públicos-alvo distintos: alunos do 1º ciclo, docentes e o grande público.

“Com o bLueTIDE esperamos que as crianças e os docentes se tenham tornado agentes ativos na conservação dos sistemas naturais”, começa Zara Teixeira, investigadora do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente e coordenadora do projeto, para quem o conhecimento das espécies e da respetiva dinâmica, a compreensão da sua importância e a perceção de como o ser humano influencia e se deixa influenciar pelo habitat, garantem tomadas de decisão informadas.

“De um ponto de vista geral, o projeto permitiu-nos perceber que tanto os professores como os alunos valorizam bastante o contacto com investigadores e que a disponibilização de informação científica numa linguagem adaptada e em formatos distintos dos que habitualmente se utilizam em sala de aula, é uma mais-valia para todos. Os alunos ganham maior motivação e interesse. Os professores ganham maior confiança ao abordar temáticas distintas e relevantes para o futuro dos seus alunos. Os investigadores vêm o seu trabalho reconhecido e útil para a sociedade”, continua a coordenadora do projeto.

Uma das grandes mais-valias do projeto é, precisamente, a de não se esgotar em si mesmo. A pensar na perpetuação do conhecimento e na renovação dos agentes ativos, os investigadores envolvidos no bLueTIDE desenvolveram um manual de formação para professores e um livro de curiosidades. Ferramentas úteis que permitirão a outros docentes incluírem a temática na sua prática letiva, e que outras crianças sejam sensibilizadas para a causa.

Com lançamento para breve, estes materiais e os respetivos conteúdos também serão abordados no próximo dia 11, na Praia de Paço de Arcos. Haverá, ainda tempo, para importantes revelações como o facto das crostas nas rochas poderem ser plástico e não uma espécie marinha, ou que o poluente TBT pode causar o desenvolvimento de um pénis nas fêmeas de alguns búzios do mar. Curioso? Junte-se ao projeto.

Foto: MARE.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas