Connect with us

Atualidade

Programa Operacional do Algarve reúne Comissão de Acompanhamento

Publicado

on

A Comissão de Acompanhamento do Programa Operacional Regional do Algarve – CRESC ALGARVE 2020, que gere os Fundos Europeus alocados diretamente à Região, reuniu na semana passada nas instalações da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, em Faro.

Integrando mais de sessenta entidades, a Comissão de Acompanhamento do ALGARVE 2020, nos termos definidos no modelo de governação do PORTUGAL 2020, é o órgão que assegura a eficácia e a qualidade da execução do Programa Operacional do Algarve, competindo-lhe, designadamente, analisar e aprovar os relatórios anuais de execução, analisar os progressos verificados na prossecução dos objetivos do Programa e identificar os problemas que afetam o seu desempenho, bem como do plano de avaliação e estratégia de comunicação.

A agenda de trabalhos incluiu a apreciação e aprovação do Relatório de Execução Anual de 2021, os pontos de situação do progresso do Algarve 2020, da preparação para o seu encerramento e do Plano de Avaliação, tendo sido ainda transmitidas outras informações de interesse aos membros do Comissão, quer pela Autoridade de Gestão do Algarve 2020, quer pelos representantes da Comissão Europeia presentes na reunião, nomeadamente em relação ao próximo quadro financeiro.

O Programa Operacional do Algarve 2014-2020 tem uma dotação de 318 milhões de euros em Fundos Europeus, dos quais 231 milhões do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e 87 milhões do Fundo Social Europeu (FSE) e deverá ser integralmente executado até meados de 2023.

No Algarve, a responsabilidade da gestão é de uma Comissão Diretiva presidida pelo Presidente da CCDR Algarve, que integra o Presidente da Comunidade Intermunicipal do Algarve (AMAL), em representação dos Municípios, e um representante do Governo, suportados por uma estrutura técnica na CCDR Algarve.

Até 30 de abril, o Algarve 2020 aprovou 1 568 candidaturas com um investimento elegível aprovado de 614 M€ e pagou 207 M€ de fundos europeus aos beneficiários.

Durante a manhã, a Comissão Diretiva e os representantes da Comissão Europeia visitaram dois projetos apoiados pelos Fundos Europeus: o “Centro de Apoio à Vida Independente”, dinamizado pela delegação de Faro da Associação Portuguesa de Paralisia Cerebral, e as instalações no Campus da Penha do “Pólo Tecnológico do Algarve”, promovido pela Universidade do Algarve (UAlg), cofinanciados pelo FSE e FEDER, respetivamente.

Foto: CCDR-A.

Atualidade

Barcelos: “By The River” está de volta às margens do Cávado

O evento mais esperado deste verão, em Barcelos, está de volta!

Publicado

on

By The River” – com entrada livre – vai oferecer boa música, bem como um pôr do sol único, num evento que vai proporcionar momentos aprazíveis de fim de tarde, na margem direita do rio Cávado.

Promovido pelo Município de Barcelos, a partir de 5 de julho, nos jardins das Margens do Cávado, paredes-meias com a Casa da Azenha, há sunset à beira-rio, todas as sextas-feiras, entre as 18h00 e as 21h30, até ao dia 2 de agosto.

Cinco sextas-feiras com Cantores e DJ’s

Nessas sextas-feiras, em ambiente descontraído e paisagem deslumbrante, quem se deslocar ao local pode desfrutar de uma seleção de DJ’s, artistas e produtores locais, que prometem a trilha sonora perfeita para acompanhar o pôr do sol.

No “By the River | Barcelos Sunset 2024”, poderá ouvir diversos estilos musicais, contando com músicos de Barcelos e da região, bem como com a participação especial dos jovens que participaram no evento da Casa da Juventude – Arte em Movimento, garantindo “que a festa nunca para e a energia está sempre em alta em todas as horas douradas”, afirma o Município.

Programação completa:

5 de julho:

Demure | Arte em Movimento

Jasmin

Alfonsys

12 de julho:

Lara Guimarães | Arte em Movimento

Birds Are Inside

Tiago Cruz

19 de julho:

Caravana | Arte em Movimento

Inah

Miguel Soares

26 de julho:

Nada Ético | Arte em Movimento

Fuse

Rafman

2 de agosto:

BlueTonic | Arte em Movimento (vencedores)

Sebastião Antunes

DJ Viktor Soul.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Voleibol de Praia: Barcelos recebe 2ª etapa do Circuito Lipton Kombucha

Publicado

on

O Circuito Lipton Kombucha 2024 prossegue, esta semana, com a realização de uma etapa totalmente dedicada aos femininos.

A 2ª Etapa do Circuito Lipton Kombucha realiza-se nos dias 4 a 7 de julho e terá por palco o Largo da Feira, em Barcelos.

Seguir-se-á, de 11 a 14 de julho, a 3ª Etapa, disputada apenas por duplas de masculinos, igualmente no Largo da Feira barcelense.

Na 1ª etapa da competição, disputada na Praia da Congida, em Freixo de Espada à Cinta, os vencedores foram as duplas Francisco Pombeiro/Gabriel Cardoso e Daniela Loureiro/Raquel Lacerda.

As duplas bicampeãs nacionais Hugo Campos/João Nuno Pedrosa (masculinos) e Beatriz Pinheiro/Inês Castro (femininos) defendem o título rubricado no ano passado.

Ao todo, haverá sete etapas, sendo que a 7ª Etapa será considerada a Final do CNVP 2024 e terá lugar na Praia de Esmoriz, nos dias 9, 10 e 11 de agosto.

As finais serão transmitidas em direto na Volei TV e n’ A Bola TV.

Imagem: FPV.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha debilitada em Pombal

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Pombal, recolheu, hoje, ao final da manhã, uma cegonha que se encontrava em dificuldades, na Urbanização das Cegonhas, na cidade de Pombal.

A cegonha foi avistada a deambular no parque junto às instalações do Terminal Rodoviário, na cidade de Pombal, por um cidadão que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta estava de tal forma debilitada o que a impediria de voar, motivo pelo qual alertou para a Esquadra de Pombal, deste Comando da Polícia de Segurança Pública. Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria, para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada, novamente, em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas