Atualidade
Professor da Universidade do Minho coordena festival sobre literatura negra e policial ibérica
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2023/06/Xaquin-Nunez-Sabaris.jpg)
O professor Xaquín Núñez Sabarís, da Universidade do Minho (UMinho), coordena a primeira edição da SELIC Criminal, inserida no Festival SELIC – Semana do Livro de Santiago de Compostela, na Galiza. O evento conta a 17 e 18 de junho com os escritores Francisco José Viegas, Francisco Moita Flores, Lorenzo Silva, Arantza Portabales, Diego Ameixeiras ou o guionista Pepe Coira, entre outros. A Pretende-se que esta secção da SELIC dedicada exclusivamente a livros e a conteúdos audiovisuais do género policial e negro se consolide no futuro para ser uma referência na cultura ibérica neste segmento.
“A Galiza é fértil pelos romances policiais de Domingo Villar, Pedro Feijoo, Arantza Portabales ou Diego Ameixeiras, que têm tido grande projeção no exterior, sendo traduzidos em diversas línguas. Também no audiovisual, onde séries sobre narcoficção como Fariña e Vivir sen Permiso, ou sobre o policial mais convencional, como O Sabor das Margaridas ou Rapa, atingiram uma grande audiência global”, enumera Xaquín Núñez.
“Portugal também se afirma com as obras da escritora madeirense Ana Teresa Pereira ou os policiais de João Tordo, Francisco José Viegas (e o seu inspetor Jaime Ramos) ou Moita Flores, o qual é também roteirista e ex-inspetor da PJ; já no audiovisual, temos por exemplo a série da Netflix Rabo de Peixe passada nos Açores ou a coprodução luso-galaica Auga Seca”, acrescenta.
O docente considera, assim, que se impõe um evento regular e consistente na Península Ibérica para promover e debater este género literário e propiciar o diálogo com os leitores, juntando outras expressões artísticas neste tema, como cinema, teatro ou banda desenhada. Esta iniciativa pioneira pode, também, permitir a aproximação entre autores da literatura galega, lusófona e hispana. “A centralidade da leitura na SELIC faz com que seja um espaço idóneo para a sua promoção e projeção”, realça Xaquín Núñez.
Há festivais reconhecidos no género, como as semanas negras das cidades de Barcelona, Gijon ou Getafe, mas na Galiza, apesar da grande produção criativa neste segmento, só havia encontros esporádicos ou segmentados. Com esta iniciativa pretende-se criar um evento com identidade, quer pela sua centralidade galega, quer pelo diálogo atlântico com Portugal, a lusofonia e a hispano-américa, sublinha o investigador do Centro de Estudos Humanísticos e professor da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho.
Passeios literários
A SELIC Criminal vai decorrer na Praza da Quintana, em Santiago de Compostela, e prevê tertúlias com os escritores galegos Diego Ameixeiras, Arantza Portabales, Pedro Feijoo ou Patricia A. Janeiro, autores de referência da literatura policial espanhola como Lorenzo Silva ou Susana Martín Gijón, além do argumentista e produtor Pepe Coira, ligado às séries televisivas Rapa, Hierro e Auga Seca. Prevê-se, igualmente, três passeios literários pela cidade, visitando os locais da novela Campus Morte de Lito Vila Baleato, a Compostela gótica de Trece badalas de Suso de Toro e os espaços da dupla de detetives Abad e Barroso criada por Arantza Portabales.
A literatura policial em Portugal teve a sua génese nos autores Mário Domingues, Francisco Leite Barros, António Andrade Albuquerque, Reinaldo Ferreira e Roussado Pinto, alguns sob pseudónimo. Embora sem se afirmar como escola, o policial português encontrou o seu espaço, segundo o ensaísta Luís Pessoa, aparecendo, mais tarde, as obras Balada da Praia dos Cães, de José Cardoso Pires, Aquário e Sagitário, de Agustina Bessa Luís, e Adeus Princesa, de Clara Pinto Correia, entre outras, a par de autores como Maria do Céu Carvalho, Manuel Grilo, Miguel Miranda ou Henrique Nicolau. A adaptação das obras para filmes e séries veio reforçar esta área narrativa, que tem tido um público fiel e em crescendo. Por exemplo, a série Rabo de Peixe é realizada pelo ex-aluno da UMinho, Augusto Fraga, e, 19 dias após o sucesso do seu lançamento, a Netflix anunciou, hoje, que haverá uma segunda temporada.
Foto: DR.
Atualidade
Funchal: PSP faz uma detenção e duas apreensões de droga
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Apreensao-Almirante-Reis-e1738937500263.jpg)
A PSP do Funchal realizou, no dia 05 de fevereiro, uma rusga na Zona Velha, tendo detido um homem com 21 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de tráfico de estupefacientes. Foram-lhe apreendidas 24 doses de “haxixe” e 54 doses de “ecstasy”.
De igual forma, identificou um homem, com 18 anos, natural e residente no Funchal, pelo crime de tráfico de estupefacientes. Foram-lhe apreendidas 65 doses de “bloom”, assim como Identificou e conduziu um menor, com 15 anos, à Fundação “Aldeia da Paz” – Machico, em cumprimento de mandado judicial.
O detido foi presente a 1º interrogatório judicial ontem, ficando sujeito a Termo de Identidade e Residência.
O identificado foi constituído arguido e sujeito a Termo de Identidade e Residência, para apresentação na Comissão de Dissuasão da Toxicodependência
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Dois detidos por burla qualificada
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Foto-II-e1738937443734.jpg)
A Divisão de Investigação Criminal do Porto, por delegação de competência, desenvolveu a investigação de inquérito criminal pela prática de diversos crimes de burla qualificada.
Na sequência dessa investigação, no passado dia 05 de fevereiro de 2025 foram detidos dois cidadãos, um do sexo masculino e um do sexo feminino, com 26 e 23 anos respetivamente. Estas detenções são o culminar de uma investigação que já durava há alguns meses, desde julho de 2024, e resultam do cumprimento de mandados de detenção fora de flagrante delito emitidos por autoridade judiciária.
No decurso da investigação, a PSP apurou que os suspeitos atuavam em comunhão de esforços, de acordo com um plano previamente delineado, e que na sua essência consistia no anúncio, em plataformas digitais de compra e venda de artigos, de relógios de marca de luxo (Rolex). Os relógios anunciados eram contrafeitos, e o intuito dos suspeitos visava a troca destes por relógios de marca de luxo originais ou por viaturas automóveis.
Assim, no momento da concretização do negócio, os suspeitos, astuciosamente, faziam as vítimas crer que o artigo que lhes era apresentado era original, acabando por concretizar o negócio acordado e proceder à troca dos artigos em questão. Uma vez que os suspeitos atribuíam sempre um valor superior ao artigo contrafeito que estavam a oferecer e procuravam relógios ou automóveis de valor mais baixo do que aquele artigo, tiravam, ainda, proveito de uma determinada quantia monetária como compensação pela suposta diferença patrimonial. Posteriormente, procediam à venda dos relógios originais ou viaturas adquiridas, obtendo assim largos proventos financeiros.
Durante a investigação, recuperaram-se 3 relógios originais que haviam sido obtidos nas burlas, com valor total a rondar os 30 mil euros. Foram, também, apreendidos 7 relógios contrafeitos, em tudo bastante similares aos originais, o que levava as vítimas a acreditar na veracidade do negócio, 4 viaturas automóveis de valor comercial considerável (BMW X5, BMW 318 clássico, Mercedes SL500, Land Rover), e uma quantia monetária. Os lucros das burlas em investigação renderam aos suspeitos um valor aproximado de 100 mil euros.
Um dos suspeitos já havia sido identificado em situações similares, e ambos atuavam em todo o território nacional, com maior incidência na zona de Lisboa, contudo, a investigação em curso é relativa a factos ocorridos na zona do Porto, Lisboa, Leiria e Olhão.
Os detidos foram presentes no Tribunal de Instrução Criminal do Porto, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva ao cidadão do sexo masculino e apresentações diárias ao cidadão do sexo feminino.
Foto: PSP.
Atualidade
Porto: Cinco detidos por roubo
![](https://anacao.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/Foto-I-e1738937381506.jpg)
No dia 5 de fevereiro, pelas 23h20, na cidade do Porto, a 1º Divisão Policial procedeu à detenção de cinco homens, sendo quatro portugueses e um brasileiro, com idades compreendidas entre os 20 e os 25 anos de idade, que em conjugação de esforços praticaram um crime de roubo contra dois estudantes de 20 anos.
Os factos ocorreram junto ao metro do polo universitário, tendo um dos suspeitos abordado dois estudantes com o pretexto de lhes pedir cigarros, tendo os mesmos indicado que não fumavam, seguindo ambos o seu caminho. Nesse momento, o suspeito efetuou uma rasteira a um dos estudantes e, de seguida, os restantes suspeitos rodearam-nos e enquanto alguns empunhavam navalhas e facas e os ameaçavam, os outros retiraram os pertences das vítimas, tais como telemóveis, relógios, carteiras e dinheiro.
Uma das vítimas resistiu ao roubo e foi agredido com socos por um dos suspeitos. Após o roubo, os indivíduos colocaram-se em fuga pela estação de metro do polo universitário.
A PSP, ao ter conhecimento do crime que acabara de acontecer, imediatamente acionou diversos meios e com recurso a meios tecnológicos efetuou o seguimento dos suspeitos, tendo intercetado quatro suspeitos na estação do metro do Marquês e um outro na estação do metro Faria Guimarães.
Os suspeitos foram intercetados com o produto do furto avaliado em cerca de 2500 Euros, bem como com as armas brancas utilizadas na prática do crime.
A intervenção imediata da PSP e o recurso à videovigilância foram essenciais para identificar e deter os suspeitos.
Aos detidos, após terem sido presentes à Autoridade Judiciária competente, foi-lhes aplicado a medida de coação de prisão preventiva para dois suspeitos, obrigação de permanência na habitação para outros dois suspeitos e apresentações diárias para o outro suspeito.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade2 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade3 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade3 anos atrás
Sintra: Alteração dos horários dos Centros de vacinação