Atualidade
Presidentes da República e da Assembleia da República nos 49 anos da Universidade do Minho
Marcelo Rebelo de Sousa no concerto do dia 17 e Augusto Santos Silva na sessão solene do dia 18, que inclui o anúncio do programa dos 50 anos

A Universidade do Minho (UMinho) realiza a cerimónia do seu 49º aniversário a 18 de fevereiro, pelas 10h30, no salão medieval da Reitoria, no Largo do Paço, em Braga.
A sessão conta com intervenções do Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, da presidente do Conselho Geral da UMinho, Joana Marques Vidal, do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro e da presidente da Associação Académica (AAUMinho), Margarida Isaías. O programa e a imagem dos 50 Anos da UMinho vão ser também apresentados pelo presidente da respetiva comissão organizadora, João Cardoso Rosas.
A cerimónia inclui, ainda, o cortejo académico, vídeos institucionais, a entrega de diplomas e prémios de mérito, bem como o título de professor emérito a Viriato Capela e Manuel Pinto. Os momentos musicais cabem ao Coro Académico da UMinho. O evento pode ser acompanhado no YouTube da UMinho.
Concertos em Guimarães e Braga
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai participar no concerto inaugural das celebrações, agendado para a véspera, dia 17, às 21h30, na Igreja de São Francisco, em Guimarães.

O reportório prevê as obras “Egmont“, de Beethoven, e “Gloria“, de Poulenc, interpretadas por Dora Rodrigues (soprano), Vítor Moura (narrador), Vítor Lima (diretor do coro), o Coro do Departamento de Música da UMinho, o VianaVocale – Coro da Academia de Música de Viana do Castelo e a Orquestra Académica da UMinho. A direção cabe ao maestro Vítor Matos. O espetáculo tem o apoio da Caixa Geral de Depósitos e repete-se na noite seguinte, dia 18, às 21h30, no salão medieval da Reitoria da UMinho, em Braga.
Fórum + Educação Superior no dia 15
O primeiro momento das comemorações é a 15 de fevereiro, com o II Fórum + Educação Superior, sob o tema “Educação superior em tempos de Inteligência Artificial” (IA). A iniciativa decorre das 16h30 às 18h30, no espaço B-Lounge da Biblioteca do campus de Azurém, em Guimarães. A sessão tem entrada livre, mediante inscrição prévia online, e vai ser transmitida no YouTube da UMinho.

A abertura dos trabalhos conta com o pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica da UMinho, Manuel João Costa, e a presidente da AAUMinho, Margarida Isaías. Segue-se uma mesa redonda com o coordenador do Laboratório Associado de Sistemas Inteligentes (LASI) e professor da Escola de Engenharia da UMinho, Paulo Novais, o vice-presidente da Europe for DigitalTown, José Saraiva, o estudante Mário Rodrigues, da licenciatura em Ciências da Computação da UMinho, e o jornalista Daniel Catalão, da RTP. O evento prevê um espaço para perguntas do público e é promovido pelo Centro IDEA-UMinho, em parceria com a Casa do Conhecimento.
A Universidade do Minho foi fundada em 1973, na sequência do Decreto-Lei nº 402/73, e a sua Comissão Instaladora tomou posse a 17 de fevereiro de 1974. Os dois momentos servem de base ao programa comemorativo, que tem o Alto Patrocínio da Presidência da República e vai decorrer até meados de 2024. Toda a comunidade está convidada a participar.

Foto e imagens: UM.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares