Atualidade
Póvoa de Varzim: Carlos Araújo convida Paulo de Carvalho e Dani Silva para um “Encontro nas Lusofonias” no Cine-Teatro Garrett
Espetáculo insere-se na programação do “Correntes D’Escritas” 2023, no Dia 14 de fevereiro, às 22 horas

No dia 14 de fevereiro, o Cine-Teatro Garrett é o palco eleito para o “Encontro nas Lusofonias”, um espetáculo desenhado em exclusivo para a 24ª edição do festival literário “Correntes D’Escritas”, pelo músico e cantor portuense Carlos Araújo. Para celebrar a cultura, a música, a amizade e o amor em língua portuguesa, Carlos Araújo convidou Paulo de Carvalho e Dani Silva, amigos de longa data, para apresentarem em conjunto as suas músicas, influências, histórias e vivências, cruzando ainda conversas de outros tempos num serão que se adivinha imperdível.
A viagem musical inicia-se às 22 horas e marca o regresso dos três artistas à Póvoa de Varzim, onde, em 2018, participaram no espetáculo de afetos “De Quem Eu Gosto”, também com assinatura de Carlos Araújo, que lotou aquela sala de teatro. Navegando pelos ritmos da lusofonia, o trio partilhará com o público as sonoridades que carregam na sua bagagem musical e que resultam de experiências vividas em diferentes geografias lusófonas. Espera-se, por isso, um espetáculo único e espontâneo, onde a palavra assumirá protagonismo com vários sotaques, do norte ao sul do País, sem esquecer os ritmos quentes e exóticos da África ao Brasil, navegando por temas reinterpretados de que se destacam “Azul de Lisboa”, “Mãe Negra”, “Os Meninos de Huambo”, “Calé”, “Crioula de S. Bento”, entre tantos outros. “Vamos tocar as nossas músicas, as de cada um e as parcerias e mostrar as influências que a música da lusofonia teve em nós e nós nela”, revela Carlos Araújo.
O concerto promete uma noite de festa, que será também de tertúlia, já que apostará num registo intimista e autêntico, com muita conversa entre amigos e companheiros de estrada, porque, como avança o mentor do espetáculo, “vamos falar das nossas vivências comuns, das músicas, onde, como e porque é que foram criadas, vamos ainda revelar ‘estórias’ vividas em palco ao longo de tantas estradas percorridas e contar histórias das viagens que criaram a nossa música, numa partilha com o público que se pretende generosa e cúmplice”.
Partindo da premissa “a conversar e a tocar é que a gente se entende e se faz entender”, Carlos Araújo acredita que o evento, a coincidir com o Dia dos Namorados, é o melhor programa para a noite de 14 de fevereiro. “Não há nada melhor do que falar do amor, do “namoro” à vida, à música, à palavra, à amizade. E este encontro de amigos, músicos, autores, compositores, intérpretes e companheiros será isso mesmo. Um hino à Vida, que é também um hino ao Amor”, sublinha.
Os bilhetes têm o valor de 8 euros e podem ser adquiridos no Cine-Teatro Garrett ou nos locais habituais (BOL, Worten, FNAC e CTT).
Imagem: DR.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca