Connect with us

Atualidade

Portugal terá em Macau a maior internacionalização das Bienais de Arte de Cerveira

Comitiva portuguesa parte amanhã e inaugura exposição, intitulada “a metafísica da sorte ou a ciência do azar”, a 1 de agosto

Publicado

on

A Fundação Bienal de Arte de Cerveira (FBAC) vai inaugurar a 1 de agosto, na Arte Macau: Bienal Internacional de Arte de Macau 2023, a exposição “A metafísica da sorte ou a ciência do azar”, e que representa a maior internacionalização das Bienais Internacionais de Arte de Cerveira, a mais antiga da Península Ibérica, criada em 1978.

A comitiva portuguesa da FBAC embarca, amanhã, para Macau e marcará presença na inauguração da exposição.

Para o presidente da FBAC, Rui Teixeira: “Esta é uma internacionalização sem precedentes. A presença da FBAC na Arte Macau e numa região do globo que tanto diz aos portugueses é motivo de orgulho redobrado, por isso a nossa responsabilidade neste evento reveste-se da maior importância”. “Vamos representar Vila Nova de Cerveira e a história de um percurso de sucesso na criação artística e na descentralização cultural”, acrescenta Rui Teixeira.

A exposição apresentará 27 obras selecionadas da coleção da FBAC, abrangendo quase 50 anos de história da arte (1970-2019) e que incluem artistas de 8 países e 4 continentes, representando diferentes gerações e estilos artísticos. 

Entre os artistas presentes na exposição estão alguns dos nomes mais relevantes da arte contemporânea portuguesa, tais como Pedro Cabrita Reis, Helena Almeida, Ângelo de Sousa e José Rodrigues, que desempenham um papel essencial na História da Arte em Portugal.

A exposição conta com a curadoria minuciosa de Helena Mendes Pereira, diretora da zet gallery, e da artista plástica Mafalda Santos, membros da equipa curatorial e de programação da FBAC, selecionada por sugestão de várias entidades nacionais, que se empenharam em criar uma narrativa coesa e cativante para os visitantes da Arte Macau.

“Esta exposição é uma oportunidade única para promover a arte contemporânea nacional no cenário internacional, um testemunho de diversidade e talento dos artistas nacionais e representa um passo importante na promoção da arte portuguesa”, destaca Helena Mendes Pereira, da zet gallery.

As curadoras escolheram 27 obras de arte, numa alusão ao “Clube 27”, a lista de artistas visuais, músicos e atores que morreram com 27 anos, passando este a ser um marco fatídico, mas, também, de imortalidade. 

Representando mais de 40 anos de criação artística contemporânea, diferentes linguagens e tecnologias, que passam pelo vídeo, pintura, escultura ou instalação, a mostra privilegia a profusão de elementos, a poética da cor, as composições complexas e de detalhe, a dimensão de arquivo e memória do corpo humano e uma leitura das arquiteturas dadas pela sobreposição de planos.

Imagem: DR.

Atualidade

Barcelos recebe o XXIV Congresso Mundial de Saúde Mental

De 30 de outubro a 1 de novembro de 2025

Publicado

on

O Município de Barcelos, a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental e a World Federation for Mental Health anunciaram a realização, pela primeira vez em Portugal, do Congresso Mundial de Saúde Mental, evento de referência internacional com mais de sete décadas de história.

O congresso terá lugar em Barcelos, Capital Mundial da Saúde Mental, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro de 2025, e será subordinado ao tema: “Mental Health and Social Sustainability: A Whole Society and Community Based Approach”.

A iniciativa tem como objetivo reunir especialistas, académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil, promovendo uma abordagem transversal e colaborativa aos atuais desafios da saúde mental à escala global.

Encontram-se, atualmente, abertas as inscrições para a submissão de abstracts, bem como as inscrições gerais para participação no congresso. Até ao dia 8 de agosto de 2025, esteve disponível uma tarifa reduzida para todos os participantes.

Todas as informações detalhadas sobre o congresso, prazos e procedimentos de inscrição estão disponíveis no site oficial: https://wfmhcongress2025.com.

Imagem: CMB.

Continuar a ler

Atualidade

Gaia: Homem de 26 anos detido por tráfico de droga

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 20h10, no Jardim do Morro, em Vila Nova de Gaia, a 1.ª Divisão Policial da PSP Porto procedeu à detenção, em flagrante delito, de um homem, de nacionalidade brasileira, com 26 anos, pelo crime de tráfico de estupefaciente.

O suspeito, ao aperceber-se da presença policial, iniciou fuga numa bicicleta, não logrando os seus intentos.

Resistiu à detenção, através de empurrões e esbracejar de braços, provocando assim ferimentos no polícia, o qual recebeu tratamento hospitalar.

A bicicleta, no valor de 5000 euros, era furtada ao abrigo de um outro processo, pelo que lhe foi apreendida, bem como a quantia monetária de 55 euros e 2 doses de cocaína.

No decorrer da ação policial, foram ainda apreendidas duas facas e 1 dose de haxixe.

O detido, presente perante as Autoridades Judiciárias competentes, foi-lhe aplicada a medida de coação de Termo de Identidade e Residência.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Amarante: PSP apreende bicicleta furtada

Publicado

on

No dia 10 de julho, pelas 17h00, na Rua do Sordo, em Amarante, no âmbito de diligências de investigação, a Divisão de Investigação Criminal da PSP localizou e apreendeu uma bicicleta, marca KTM, no valor de 2700 euros, a indivíduo do sexo masculino, de nacionalidade portuguesa, com 25 anos de idade.

A bicicleta havia sido furtada em 2024, aquando de furto em garagem através de arrombamento e encontrava-se, ao momento, em venda nas redes sociais, através de um site de compra e venda de artigos usados.

A diligência decorreu sem incidentes.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas