Connect with us

Atualidade

Porto: Conferência sobre futuro das profissões junta Ordens e empregadores no Palácio da Bolsa

Publicado

on

O futuro das profissões estará em debate no dia 17 de janeiro, no Pala cio da Bolsa, numa iniciativa conjunta da Fundação Mestre Casais e da Associação Comercial do Porto. Em formato almoço-conferência, o evento convida quatro ordens profissionais a refletir sobre as mudanças em curso nas respetivas atividades, num contexto marcado pela disrupção tecnológica, por alterações estruturais na organização do trabalho e pelos desafios da adaptação, inovação e melhoria contínua.

Ao painel, composto pelos bastonários das ordens dos engenheiros, advogados, economistas e psicólogos, juntam-se três observadores privilegiados sobre a realidade do trabalho e emprego: Isabel Furtado, economista e CEO do Grupo TMG, um player industrial histórico no setor têxtil; Pedro Siza Vieira, advogado, sócio da PLMJ e ex-Ministro da Economia; e António Carlos Rodrigues, engenheiro e Presidente do Grupo Casais, uma das maiores empresas nacionais no setor da construção.

José Mendes, presidente executivo da Fundação Mestre Casais, considera que “a sustentabilidade humana e social passa também pelo modo de exercício das profissões” e que o tema surge “face aos desafios emergentes, como a inteligência artificial, a desregulamentação, o trabalho remoto, a digitalização e a conciliação trabalho-família”.

“Ouvir os bastonários das ordens profissionais e os empregadores trará, certamente, alguma luz a um debate que é, hoje, inescapável”, conclui.

Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto, entende que “as empresas e os profissionais devem preparar o futuro em conjunto”. “Numa economia em transformação, com uma exigência crescente ao nível das qualificações e com a escassez de talento que existe em Portugal, é fundamental que representantes das classes profissionais e associações empresariais se juntem para antecipar as necessidades futuras e desenhar soluções. Há falta de planeamento no nosso mercado laboral, o que se reflete, por exemplo, na desadequação de alguma formação profissional às necessidades das empresas. São esses os problemas que merecem ser discutidos”, refere Nuno Botelho.

O almoço-conferência “O Futuro das Profissões 2024” terá início a partir das 12h15 e as inscrições estão abertas nos canais oficiais das instituições promotoras.

Foto: DR.

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto

Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

Publicado

on

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.

A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.

De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.

Foto: CCOB.

Continuar a ler

Mais lidas