Connect with us

Atualidade

PINHAIS eleita um dos símbolos da região Norte na iniciativa “A Europa na minha Região”

Publicado

on

Sob o mote “O sabor é o Nosso Norte”, a PINHAIS, centenária conserveira de Matosinhos, a par do Mercado do Bolhão, foi o projeto eleito pela iniciativa “A Europa na minha região”, uma organização conjunta da Comissão Europeia, em colaboração com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte). Com o objetivo de dar a conhecer as tradições e a cultura da região norte, ao longo de um mês, até 3 de dezembro, os projetos receberão atividades direcionadas a famílias e crianças em idade escolar.

À descoberta da história da indústria conserveira, nos dias 22, 23 e 24 de novembro, a PINHAIS recebe visitas de alunos de diferentes escolas da região, que terão oportunidade de fazer um roteiro pela sua fábrica centenária histórica, assim como pelo “Conservas PINHAIS Factory Tour”, Museu-Vivo que visa contribuir para a sustentabilidade e valorização desta indústria viva, dando a conhecer o património material, imaterial e salvaguardar e valorizar a sua memória.

No decorrer das visitas, os alunos serão desafiados a criar uma ilustração para a edição comemorativa de conservas da PINHAIS, dedicada a esta ação “A Europa na minha região”. Os desenhos serão avaliados por um júri da região, sendo que a ideia vencedora será anunciada no almoço de encerramento, a realizar na conserveira, sábado, dia 3 de dezembro. Este momento assinalará o encerramento do mês de atividades, sendo destinado a associações e organizações locais. No almoço haverá uma degustação de conservas da Pinhais e de produtos locais e regionais do Mercado do Bolhão, a outra entidade eleita e que integra a iniciativa. Além de potenciar a gastronomia regional, o momento serve de ligação entre os dois projetos emblemáticos da região Norte.

Segundo Patrícia Sousa, diretora de marketing da PINHAIS, “sermos eleitos um dos símbolos da nossa região, na iniciativa ‘A Europa na minha região’, é, para nós, motivo de enorme orgulho, uma vez que representa a oportunidade de trazer mais pessoas à descoberta da história da indústria conserveira, tão importante na região e símbolo da Portugalidade e da qualidade dos produtos nacionais. Ao longo do último século, a PINHAIS manteve o método tradicional em 100% da sua produção, sendo, atualmente, a única fábrica de conservas em Portugal a privilegiar este método de fabrico, o que confere autenticidade às suas conservas. Também a aposta no turismo com a abertura há um ano do Museu-Vivo Conservas Pinhais Factory Tour veio contribuir para salvaguardar e valorizar a memória da indústria conserveira.”

Recorde-se que “A Europa na minha região” é uma iniciativa de comunicação conjunta que mostra a ação da União Europeia para regiões de toda a Europa. Depois da Madeira, o Norte é a segunda região portuguesa a participar na iniciativa tendo sido selecionados dois projetos, uma da PINHAIS, em Matosinhos, e o outro do Mercado do Bolhão, no Porto.

Foto: PINHAIS.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas