Connect with us

Atualidade

“Os Verdes” reagem ao 9º Congresso Florestal a decorrer na Ilha da Madeira

Publicado

on

Encerrou ontem, o 9º Congresso Florestal, que decorreu na ilha da Madeira. Uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais que teve por mote a “Sustentabilidade da Floresta Portuguesa: valorizar para superar desafios” e que, entre outras entidades envolvidas, contou com a UMa (Universidade da Madeira). “Os Verdes” esperam que “a reflexão feita neste Encontro, que contou com reconhecidos oradores e académicos, sirva para fortalecer a floresta portuguesa, nas suas diversas vertentes (ambiental, climática, cultural, económica e social) e para a valorização dos serviços que presta à vida na Terra”.

“Os Verdes” consideram, ainda, “que a opção de realizar este Congresso na ilha da Madeira foi uma escolha feliz! Permite chamar à atenção para o facto de a ilha da Madeira constituir o único local do nosso território onde podemos ainda encontrar uma enorme mancha da floresta primitiva que ocupou, outrora, grande parte do nosso território nacional, a Laurissilva. Nicho de biodiversidade e de beleza sem igual, a Laurissilva da Madeira constitui, também, um tesouro a nível global e, como tal, foi classificada pela UNESCO, Património Mundial Natural e Reserva Biogenética do Conselho da Europa e integra a Rede Natura 2000”

No entanto, “Os Verdes” não poderiam “deixar passar este evento sem sublinhar a ironia que reside no facto de uma das entidades oficiais que deu apoio a esta iniciativa, e marcou presença neste Congresso, ser o IFCN (Instituto das Florestas e Conservação da Natureza). Sendo o IFCN a entidade que tem ao seu cuidado a gestão e ‘valorização’ deste Bem, é, no entanto, a entidade que tem tido a iniciativa de promover ou aprovar projetos que são verdadeiros atentados à Laurissilva. Entre eles, o Projeto do Elevador do Curral das Freiras que tem impactos graves sobre a Laurissilva, na Boca da Corrida (Freguesia do Jardim da Serra) e obra do Caminho das Ginjas (Concelho de São Vicente) e que irá abrir uma ferida irremediável na Laurissilva, são projetos que o PEV tem sobejamente condenado”.

Por outro lado, o partido “também não pode deixar de apontar o dedo à falta de uma intervenção eficaz e rápida por parte do IFCN para promover a reflorestação das zonas ardidas nos cumes do Funchal”.

“A degradação em que se mantêm essas áreas ardidas tem, não só, impactos paisagísticos como tem permitido a instalação de espécies invasoras e consubstancia um verdadeiro perigo, facilitador de deslizamento de terras em caso de chuvas fortes”, alerta. “Os Verdes” apontam, ainda, “à falta de promoção de projetos consequentes de reflorestação da Ilha de Porto Santo, deixando esta à mercê de processos erosivos acentuados”.

“Como tal, ‘Os Verdes’ estão empenhados na luta e solidários com todos os que, na ilha da Madeira – a comunidade científica, as associações e cidadãos -, se têm manifestado, e manifestam, em defesa da Laurissilva e de um correto ordenamento florestal da Ilha da Madeira”, conclui.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.

No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.

Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.

O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

Publicado

on

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.

Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.

No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.

Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.

O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Vila do Conde: Três detenções por furto

Publicado

on

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.

Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.

Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.

No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.

Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas