Connect with us

Atualidade

“Os Verdes” reagem ao 9º Congresso Florestal a decorrer na Ilha da Madeira

Publicado

on

Encerrou ontem, o 9º Congresso Florestal, que decorreu na ilha da Madeira. Uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Ciências Florestais que teve por mote a “Sustentabilidade da Floresta Portuguesa: valorizar para superar desafios” e que, entre outras entidades envolvidas, contou com a UMa (Universidade da Madeira). “Os Verdes” esperam que “a reflexão feita neste Encontro, que contou com reconhecidos oradores e académicos, sirva para fortalecer a floresta portuguesa, nas suas diversas vertentes (ambiental, climática, cultural, económica e social) e para a valorização dos serviços que presta à vida na Terra”.

“Os Verdes” consideram, ainda, “que a opção de realizar este Congresso na ilha da Madeira foi uma escolha feliz! Permite chamar à atenção para o facto de a ilha da Madeira constituir o único local do nosso território onde podemos ainda encontrar uma enorme mancha da floresta primitiva que ocupou, outrora, grande parte do nosso território nacional, a Laurissilva. Nicho de biodiversidade e de beleza sem igual, a Laurissilva da Madeira constitui, também, um tesouro a nível global e, como tal, foi classificada pela UNESCO, Património Mundial Natural e Reserva Biogenética do Conselho da Europa e integra a Rede Natura 2000”

No entanto, “Os Verdes” não poderiam “deixar passar este evento sem sublinhar a ironia que reside no facto de uma das entidades oficiais que deu apoio a esta iniciativa, e marcou presença neste Congresso, ser o IFCN (Instituto das Florestas e Conservação da Natureza). Sendo o IFCN a entidade que tem ao seu cuidado a gestão e ‘valorização’ deste Bem, é, no entanto, a entidade que tem tido a iniciativa de promover ou aprovar projetos que são verdadeiros atentados à Laurissilva. Entre eles, o Projeto do Elevador do Curral das Freiras que tem impactos graves sobre a Laurissilva, na Boca da Corrida (Freguesia do Jardim da Serra) e obra do Caminho das Ginjas (Concelho de São Vicente) e que irá abrir uma ferida irremediável na Laurissilva, são projetos que o PEV tem sobejamente condenado”.

Por outro lado, o partido “também não pode deixar de apontar o dedo à falta de uma intervenção eficaz e rápida por parte do IFCN para promover a reflorestação das zonas ardidas nos cumes do Funchal”.

“A degradação em que se mantêm essas áreas ardidas tem, não só, impactos paisagísticos como tem permitido a instalação de espécies invasoras e consubstancia um verdadeiro perigo, facilitador de deslizamento de terras em caso de chuvas fortes”, alerta. “Os Verdes” apontam, ainda, “à falta de promoção de projetos consequentes de reflorestação da Ilha de Porto Santo, deixando esta à mercê de processos erosivos acentuados”.

“Como tal, ‘Os Verdes’ estão empenhados na luta e solidários com todos os que, na ilha da Madeira – a comunidade científica, as associações e cidadãos -, se têm manifestado, e manifestam, em defesa da Laurissilva e de um correto ordenamento florestal da Ilha da Madeira”, conclui.

Foto: DR.

Continuar a ler
Clique para Comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas