Connect with us

Atualidade

“Os Verdes” colocam bandeira negra no Pinhal de Leiria (Marinha Grande)

Publicado

on

Ontem, dia 12 de outubro, “Os Verdes” colocaram uma Bandeira Negra na Mata Nacional do Pinhal de Leiria, simbolicamente, junto ao Posto Vigia do Ponto Novo, quando se assinalam, no próximo dia 15, cinco anos dos incêndios que devastaram 8800 hectares do Pinhal do Rei. A iniciativa contou com vários dirigentes do PEV, ativistas locais da CDU e com a ex-deputada de “Os Verdes” à Assembleia da República, Mariana Silva.

Em 2017, os incêndios destruíram 86% da Mata, uma perda muito significativa, com a destruição de vários ecossistemas que desempenham um importantíssimo papel ao nível ambiental, social e produtivo, com valor significativo, também, ao nível histórico e científico. “Seriam expectáveis ações céleres de reflorestação, valorização e defesa do Pinhal de Leiria, no sentido de se poder recuperar a riqueza natural outrora existente. Todavia, decorridos 5 anos, a larga maioria da área ardida (8800 hectares) não foi rearborizada; da área plantada a grande parte das árvores, sobretudo folhosas, acabou por secar; permanece um amontoado de material lenhoso acentuando o risco de incêndios; proliferaram as espécies exóticas invasoras que encontraram, nas clareiras, espaço para a sua expansão; o Estado investiu apenas 3,6 milhões de euros quando arrecadou 17 milhões com a venda da madeira ardida”, referem “Os Verdes”.

“Apesar de ser vital acelerar a revitalização deste pulmão verde, com raízes históricas, culturais, ambientais, sociais e económicas, alocando para o efeito meios financeiros mais adequados e também meios humanos, os quais são bastante reduzidos face às necessidades daquela Mata Nacional, não se vislumbra qualquer medida no Orçamento de Estado para 2023 que vá de encontro a esta necessidade”, alertam.

“Os Verdes” consideram fundamental para a recuperação do Pinhal de Leiria restabelecer o equilíbrio no ecossistema:

«– Acelerar a rearborização e replantação do Pinhal de Leiria, com espécies adaptadas a estes terrenos arenosos, (e.g. pinheiro bravo e pinheiro manso) e aplicar toda a verba arrecadada com a venda da madeira (17 milhões de euros) nesta área de mata;

– Reforçar os meios humanos para o ICNF, em particular técnicos florestais, guardas florestais e assistentes operacionais, delegados à Mata Nacional de Leiria;

– Travar a proliferação de espécies exóticas invasoras e retirar/desfazer o material lenhoso seco, que se encontra na mata;     

– Implementar medidas para travar a erosão do solo.»

A colocação deste ponto negro, é uma de muitas iniciativas que se insere na campanha SOS Natureza, que “Os Verdes” iniciaram a 21 de março e que decorrerá até ao final de 2022, quando o Partido Ecologista “Os Verdes” celebra 40 anos. “40 pontos ameaçados, que comprometem a biodiversidade, a conservação da Natureza e indubitavelmente a qualidade de vida e segurança das populações”, conclui o Partido.

Foto: PEV.

Atualidade

Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

Publicado

on

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.

Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

Publicado

on

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.

Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.

A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).

O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

Publicado

on

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.

Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.

Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.

Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Mais lidas