Atualidade
Ordem dos Advogados de Braga é a primeira no país a indicar um porta-voz para os advogados brasileiros

A Delegação da Ordem dos Advogados de Braga anunciou que dará voz aos advogados brasileiros inscritos pela instituição através de um porta-voz. O indicado é o advogado luso-brasileiro, Bruno Gutman. A decisão foi deliberada por unanimidade em reunião ordinária da Delegação da Ordem dos Advogados de Braga e comunicada pela Presidente da entidade, Ana Santos, que pretende aproximar e integrar os advogados brasileiros, que representam aproximadamente 10% dos profissionais registados em Braga.
“É uma deliberação com vista a transmitir e a receber as principais preocupações e a resolver os principais problemas que afetam estes advogados”, afirma Ana Santos.
De acordo com o novo porta-voz, Bruno Gutman, a iniciativa é uma forma exemplar de integração e cooperação com os advogados brasileiros que são inscritos na Ordem dos Advogados Portugueses. “Os brasileiros representam, aproximadamente, 10% de todos os profissionais inscritos na Ordem, em Portugal. É fundamental integrá-los na cultura profissional local, conhecer as suas necessidades e colaborar para que possam exercer a sua atividade de forma plena. A Delegação de Braga destaca-se pela excelência do trabalho desenvolvido em favor dos advogados da região. Aceitei este desafio com imenso gosto e muita honra”, conclui.
A comunidade brasileira, que reside oficialmente em Portugal, chegou a 393 mil pessoas em 2023, de acordo com dados da Agência para a Integração Migrações e Asilo (AIMA), órgão responsável por controlar a entrada no país e emitir autorizações de residência. No fim de 2022, o número era de 240 mil. Braga é considerada uma das cidades mais populares entre brasileiros que procuram fixar residência em Portugal. A estimativa da agência é que cerca de 8% da população da cidade seja constituída por imigrantes brasileiros.
Mais sobre Bruno Gutman
Bruno Gutman é advogado luso-brasileiro com mais de 20 anos de experiência e atuação jurídica no Brasil e em Portugal, membro do Conselho Diretor da Funcex Europa e residente em Braga. Formado em Direito no ano de 2002, atua como advogado desde os 22 anos. Inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil, Seção do Rio de Janeiro sob o nº 118.768 e na Ordem dos Advogados Portugueses, Conselho Regional do Porto, sob o nº 59.189, iniciou a carreira jurídica na área do Direito Desportivo, quando prestou assessoria para diversas entidades (Federações, Confederações e clubes), atletas e empresários. Exerceu o cargo de Presidente do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno durante oito anos. Fundador do escritório Gutman e Silva Advogados, construiu uma carreira sólida no Brasil, com atuação nas mais diversas áreas, em especial no Direito Civil, Consumidor e Direito do Desporto.
Em Portugal, trabalhou com o reconhecimento de diplomas estrangeiros, questões de nacionalidade, investimentos, internacionalização de empresas e start-ups. Possui amplo conhecimento das relações e temas que envolvem o Brasil e Portugal, participa ativamente das causas relacionadas à comunidade luso-brasileira e também na promoção e divulgação da cultura brasileira em Portugal. É, ainda, apresentador do programa “Nove em Ação”, pela Rádio Antena Minho, onde entrevista convidados que tenham relação com algum dos nove países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.
Desde 2022, é membro do Conselho Diretor da Funcex Europa, a representação europeia da Fundação Centro de Estudos do Comércio Exterior (Funcex), entidade responsável pelo maior banco de dados do comércio exterior brasileiro.
Foto: DR.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
Atualidade
Barcelos: Joaquim Brito homenageado pela Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto
Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos recebeu o galardão “Homenagem e Reconhecimento”

No passado dia 31 de maio, em Almada, Joaquim de Senra Brito, Presidente da Direção do Círculo Católico de Operários de Barcelos (CCOB), foi alvo de homenagem por parte da CPCCRD – Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, que lhe atribuiu o galardão “Homenagem e Reconhecimento” por uma vida em prol do associativismo. Entre os vários participantes no evento (cerca de 500, sendo que 60 eram da comitiva barcelense), destaca-se a presença de Elisa Braga, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Barcelos.
A cerimónia, onde estiveram representadas associações de todo o país, foi presidida por Manuel Maria Moreira, presidente da Mesa do Congresso da CPCCRD e pelo Presidente desta, João Bernardino. Este último sublinhou, mesmo, que Joaquim Brito “é um exemplo como dirigente associativo e deixa um legado bastante pesado para quem o suceder”. De igual modo, foram destacadas as virtudes pessoais e associativas deste reconhecido e insigne dirigente associativo de Barcelos, assim como os feitos e conquistas à frente desta centenária Instituição que é o Círculo Católico de Operários de Barcelos. Já Joaquim Brito agradeceu a todos os elementos diretores que trabalham, e trabalharam, com ele; à família, que é prejudicada com a sua ausência; a Elisa Braga, pelo apoio, paciência e, “por muitas vezes, o aturar”, assim como à CPCCRD, pelo trabalho que tem feio e pela atribuição do galardão.
De salientar que Joaquim de Senra Brito é o único dirigente associativo do Distrito de Braga alvo de distinção por parte da CPCCRD.
Foto: CCOB.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca