Atualidade
“O Último Castro Antes de Roma” é o espetáculo vencedor do Prémio de Teatro Mário Rui Gonçalves 2022
Em Vila Franca de Xira

O grande vencedor do Prémio de Teatro Mário Rui Gonçalves 2022 foi o Teatro Passagem de Nível da Amadora que conquistou o prémio “Melhor Espetáculo” com a peça “O Último Castro Antes de Roma”.
A cerimónia de entrega do Prémio, promovida pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira, decorreu a 25 de março, no Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira.
A concurso estiveram 15 Grupos de Teatro de Amadores com sede na Área Metropolitana de Lisboa: Grupo de Iniciação Teatral da Trafaria; Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo do Banco de Portugal; Companhia de Teatro Os Estarolas de Caneças; Teatro Contra-Senso de Lisboa; Teatro Ensaiarte do Pinhal Novo; Grémio Dramático Povoense; Grupo Cénico de Vialonga; Grupo de Teatro Anzol Castiço de Odivelas; Grupo de Teatro Esteiros da Sociedade Euterpe Alhandrense; Grupo Cénico da Incrível Almadense; Novo Núcleo de Teatro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova; Teatro dos Barris de Palmela; Teatro Passagem de Nível da Amadora; Teatro Sem Dono Pinhal Novo e o Teatro Experimental de Odivelas.
A atribuição do Prémio de Teatro Mário Rui Gonçalves foi da responsabilidade de um júri constituído por: Paulo Renato Rodrigues (Coordenador Municipal para a Área do Teatro em representação da CMVFX, presidente do Júri); Guilherme Filipe (encenador, ator e investigador integrado na área do teatro), José Manuel Castanheira (cenógrafo, pintor, arquiteto e professor universitário); Rita Lello (encenadora, atriz e professora de teatro) e Catarina Romão Gonçalves (programadora cultural).
O Prémio de Teatro Mário Rui Gonçalves foi instituído pela Câmara Municipal de Vila Franca de Xira em 2014, como forma de reconhecer e incentivar o trabalho dos grupos de teatro amadores do Concelho e simultaneamente homenagear o encenador e ator Mário Rui Gonçalves.
Listagem total de vencedores:
Melhor Encenação: Miguel Galamba | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”
Melhor Interpretação Masculina: Zuzimo Morato| Teatro Anzol Castiço de Odivelas – Espetáculo “Auto da Cananeia”
Melhor Interpretação Feminina: Beatriz Cazenave | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”
Melhor Cenografia, Prémio ex-aequo: João Simões | Teatro Anzol Castiço de Odivelas – Espetáculo “Auto da Cananeia” e Paulo Oliveira | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”
Melhor Guarda-Roupa: Inês Peres | Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo do Banco de Portugal – Espetáculo “IVONE – Princesa de Borgonha”
Melhor Iluminação: Porfírio Lopes | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”
Melhor Sonoplastia: Beatriz Almeida e Miguel Galamba | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”
A qualidade dos espetáculos apresentados levou, ainda, o júri a atribuir dez Menções Honrosas:
Espetáculo – Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo do Banco de Portugal – Espetáculo “IVONE – Princesa de Borgonha”
Encenação – João Simões | Teatro Anzol Castiço de Odivelas – Espetáculo “Auto da Cananeia”
Interpretação Masculina – Pedro Gomes | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”; Daniel Tapadas | Companhia de Teatro Os Estarolas de Caneças – Espetáculo “Companhia de Doidos” e Rui Leitão | Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo do Banco de Portugal – Espetáculo “IVONE – Princesa de Borgonha”
Interpretação Feminina – Isabel Teresa | Grupo de Teatro Esteiros da Sociedade Euterpe Alhandrense – Espetáculo “O Voo Solitário dos Patos”
Cenografia – João Santos Lopes | Grupo de Teatro Esteiros da Sociedade Euterpe Alhandrense – Espetáculo “O Voo Solitário dos Patos”
Guarda-Roupa – Paulo Oliveira | Teatro Passagem de Nível da Amadora – Espetáculo “O Último Castro Antes de Roma”
Iluminação – João Lacueva | Grupo D’Artes e Comédias do Grupo Desportivo do Banco de Portugal – Espetáculo “IVONE – Princesa de Borgonha”
Sonoplastia – João Simões | Teatro Anzol Castiço de Odivelas – Espetáculo “Auto da Cananeia”.
Foto: CMVFX.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca