Atualidade
Música Clássica regressa aos Açores

O Festival internacional dos Açores, na sua 17ª edição anuncia programação, que decorrerá de 30 de agosto a 4 de setembro, nas ilhas de São Miguel e Terceira
Em 2022, a 17ª edição do Festival Internacional dos Açores, um dos mais emblemáticos festivais de música clássica de Portugal, realiza-se entre os dias 30 de agosto e 3 de setembro, entre as Ilhas de São Miguel e Terceira. Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e alguns concertos são gratuitos.
O Festival Internacional dos Açores junta a um cartaz de peso as riquezas históricas, gastronómicas e paisagísticas de uma região cheia de caráter, moldada pela presença do mar, com paisagens de cortar a respiração. É neste cenário arrebatador dos Açores que decorrerá a 17ª edição do Festival Internacional dos Açores, e que comemora o centenário de nascimento de José Saramago. Na opinião de Sérgio Letria, diretor da Fundação José Saramago, este ano é muito especial pois assinala o centenário de nascimento de Saramago. A obra de Saramago continua viva e o Festival Internacional dos Açores vem reforçar ainda mais o trabalho desenvolvido com as palavras e ideias de José Saramago.
O aliciante programa musical da edição de 2022 do Festival Internacional dos Açores, em sintonia com o património natural e edificado das ilhas de São Miguel e Terceira, conta ainda com atividades complementares, tais como masterclasses e atividades de sensibilização e valorização da herança natural e cultural açoriana, chamando, assim, a atenção, não só, para a arte e a criatividade lato sensu, mas também, para a sustentabilidade ambiental e para a importância do trabalho interdisciplinar e em rede em todos os domínios.
Tiago Nunes, Diretor Artístico do Festival Internacional dos Açores, reforça que esta 17ª edição tem oito concertos dos quais cinco são gratuitos. Esta ligação a José Saramago vem do seu fascínio especial pela música e, em especial, pelo violoncelo. Esta 17ª edição dá destaque ao Violoncelo, que assume dois concertos entre São Miguel e a Ilha Terceira.
Programação:
Ilha Terceira
30 ago | 21h30 | Pavel Gomziakov, violoncelo
Palácio dos Capitães-Generais – Angra do Heroísmo
31 ago | 21h30 | Vasco Dantas, piano, e Isabel Vaz, violoncelo
Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo – Angra do Heroísmo
01 set | 21h30 | Adriano Jordão, piano
Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo – Angra do Heroísmo
Ilha de São Miguel
01 set | 21h30 | Pavel Gomziakov, violoncelo
Palácio de Santana – Ponta Delgada
02 set | 19h00 | João Santos, órgão
Igreja de São José – Ponta Delgada
02 set | 21h30 | Young-Choon Park, piano
Teatro Micaelense – Ponta Delgada
03 set | 21h30 | Zoran Imširović, piano
Teatro Micaelense – Ponta Delgada
04 set | 21h30 | Gulsin Onay, piano
“Homenagem a Chopin”
Teatro Micaelense – Ponta Delgada
São Miguel e a Terceira recebem nomes ímpares da música, e, através das Masterclasses, têm oportunidade de privar e aprender com os músicos presentes, criando pontes de aprendizagens, democratizando assim o acesso à cultura realça Tiago Nunes.
Para além dos concertos, é possível ter acesso a masterclasses:
Masterclass de piano
Tiago Nunes, piano
Conservatório Regional de Ponta Delgada
02 set | 11h00 (2horas)
Masterclass de violoncelo
Pavel Gomziakov, violoncelo
Conservatório Regional de Ponta Delgada
03 set | 11h00 (2horas)
Masterclass de música de câmara
Zoran Imširović, piano
Conservatório Regional de Ponta Delgada
Luís Filipe Cruz, Diretor Executivo do Festival Internacional dos Açores, realça que este é um festival de inclusão e de solidariedade, e que pretende aproximar, valorizar e sensibilizar para a importância da cultura e também de atividades paralelas, com o principal objetivo de promover um património natural de enorme riqueza e sensibilizar para a sua preservação.
A 17ª edição promove as seguintes atividades na natureza:
São Miguel:
Tour de observação de golfinhos e cetáceos.

Terceira:
– Observação de Cetáceos
– Passeio de Barco ao Ilhéu das Cabras
– Passeio em Carrinha de 1/2 dia à Costa Oeste (São Mateus, Queijaria Vaquinha, Santa Bárbara, Serreta, Raminho e Biscoitos)
– Passeio em Carrinha de 1/2 dia à Costa Este (Monte Brasil, Porto Judeu, Salga, São Sebastião, Porto Martins)
– Passeio em Carrinha de 1/2 dia às Serras (Serra da Ribeirinha, Serra do Cume, Serra do Facho e Praia da Vitória
Adriano Jordão, um dos fundadores do FIA, sublinha que este projeto sempre foi muito especial para os Açores, e que esta edição é ainda mais especial, devido, não só, à sua ligação pessoal a José Saramago, como também, à ligação de José Saramago à música. O violoncelo é uma das fragilidades de Saramago, rematou Adriano Jordão. O Festival nasceu nos Açores, quando Jorge Forjaz foi secretário da cultura nos Açores e, numa das suas viagens a Itália, pretendeu replicar o que viu num festival de música clássica em Itália. Sem verbas para a concretização de um festival emergente nos Açores, foram atrás de apoios e um homem ligado à música e à indústria petrolífera apaixonou-se pelo projeto e financiou o primeiro festival, em 1984. Teresa Berganza foi a primeira artista a estar no festival. O Festival prosseguiu com outros apoios, mas, em 2012, parou, uma vez que foi nomeado Conselheiro Cultural do Brasil. Assim que regressou a Portugal, falou com o Tiago Nunes e o festival regressou, felizmente, o ano passado.
A 17ª edição do Festival Internacional dos Açores conta, ainda, com a parceria entre a UNICEF Portugal, que, na opinião de Luísa Motta, esta é uma iniciativa solidária que espelha o papel que a cultura pode ter…
O último concerto da 17ª edição do Festival Internacional dos Açores conta com a participação da pianista Guilsin Onay, que é uma das Embaixadoras da boa-vontade na Turquia, e será transmitido na página da UNICEF Portugal, com a possibilidade de angariação de donativos para a continuação da sua missão.
Fotos: DR.
Atualidade
Loures: Homem de 62 anos detido por tráfico de estupefaciente

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da Divisão Policial de Loures, no dia 9 de maio, pelas 20h30, na união de freguesias Santo Adrião e Olival Basto, procedeu à detenção de um homem de 62 anos, por ser suspeito da prática do crime de tráfico de estupefaciente.
No decorrer de um policiamento de prevenção e visibilidade, os polícias abordaram uma viatura e seus ocupantes para efeitos de fiscalização.
Durante a abordagem, foi localizado na posse de um dos ocupantes, uma bolsa com vários sacos contendo produto suspeito de ser estupefaciente, que se veio a confirmar tratar-se de 341 doses individuais de heroína.
O detido recolheu ás celas de detenção do COMETLIS, tendo sido presente perante Autoridade Judiciária para 1.º interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação mais gravosa, prisão preventiva.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por suspeita da prática do crime de furto no interior de estabelecimento comercial

No dia 14 de maio, pelas 12h10, na rua Quinta do Bispo de Angola – Meadela, em Viana do Castelo, foi detido um homem, de 33 anos de idade, operário da construção civil e residente na Ponte da Barca.
Polícias do efetivo da Esquadra de Viana do Castelo, na sequência de informações dando conta da prática de um furto no interior de um estabelecimento comercial, localizado na avenida dos Combatentes da Grande Guerra, na cidade de Viana do Castelo, ali se deslocaram.
No decurso das medidas de polícia desenvolvidas, na rua supramencionada, elemento policial da Esquadra de Trânsito, efetuou a interceção do acima identificado, que, momentos antes, através de astúcia, se havia introduzido no interior do referido estabelecimento comercial e subtraído diversas peças de ourivesaria. De referir ainda que o suspeito, havia tentado proceder à venda dos artigos furtados junto de um estabelecimento comercial localizado nas imediações da artéria onde veio a ser intercetado e detido.
Os bens subtraídos foram todos recuperados e reconhecidos pela responsável da loja. A proprietária do estabelecimento formalizou queixa junto de departamento policial.
O detido foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Vila do Conde: Três detenções por furto

No dia 13 de maio, pelas 20h05, na Rua Aristides Sousa Mendes, em Vila do Conde, a Divisão Policial de Vila do Conde procedeu à detenção de três homens, entre os 30 e os 40 anos de idade, desempregados e residentes em Braga, Porto e Viana do Castelo, pelo crime de furto.
Após denúncia de uma bicicleta furtada pelas 18h45, e com base na indicação e na descrição de três suspeitos e de uma viatura envolvida, a PSP encetou diligências no sentido de identificar e intercetar os mesmos, vindo a localizar a viatura suspeita pelas 20h00 num posto de combustível com os suspeitos no interior da mesma.
Após terem sido abordados, para além da bicicleta furtada, foi ainda constatada a existência de diversos artigos que os suspeitos não justificaram a sua posse, suspeitando-se de uns serem furtados e outros de servirem para a prática de furtos, nomeadamente: 2 rebarbadoras; 2 berbequins; 2 parafusadoras, 1 trotinete; 5 kispos do Clube de Futebol do Rio Ave; 4 telemóveis; ferramentas e acessórios diversos; e 4 garrafões de 25 litros vazios e um funil.
No decorrer da s diligências policiais foi possível apurar que as matrículas apostas no veículo não correspondiam ao mesmo e no interior estavam as corretas, sendo que estas correspondiam à viatura referenciada como envolvida em diversos furtos anteriores, pelo que se procedeu à apreensão da mesma.
Os detidos encontram-se a ser presentes no Juízo de Instrução Criminal de Matosinhos para 1º interrogatório judicial visando a aplicação de eventuais medidas de coação.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade3 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade3 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca
-
Atualidade11 meses atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares