Atualidade
Museu Virtual da Lusofonia assinala Dia Mundial da Língua Portuguesa

O Museu Virtual da Lusofonia (MVL), uma unidade cultural da Universidade do Minho (UMinho), assinala, a 5 de maio, o Dia Mundial da Língua Portuguesa, estendendo as atividades ao longo do mês.
Esta sexta-feira lança a coleção “Convergências na Língua Portuguesa”, na plataforma Google Arts & Culture. A mostra parte do 9° Festival Cultural Convergências Portugal/Galiza, que ocorreu em fevereiro, reunindo as expressões artísticas e os workshops realizados em Braga (Portugal), Ponteareas e Santiago de Compostela (Espanha). A coleção conta a história do festival e inclui uma entrevista exclusiva à organização do evento.
Exposição colaborativa
A 8 de maio, o MVL lança um desafio nas redes sociais para construir uma exposição virtual colaborativa, a partir de conteúdos enviados pelos públicos dos países de língua oficial portuguesa. O objetivo da campanha “Olhares sobre as culturas em Língua Portuguesa”, a decorrer até final de maio, é os conteúdos serem cocriados pelos públicos, apresentando as diferentes expressões artísticas que envolvem arte urbana, dança, música, literatura, poesia, cinema, artes plásticas e ocupação dos espaços públicos, entre outros. O lançamento desta exposição colaborativa está previsto para julho, na Google Arts & Culture.
Entretanto, esta quinta-feira, na Galeria do Paço, em Braga, realizou-se o seminário “Investigação e práticas em narrativas mediáticas, consciência histórica e educação: diálogos e desafios”. O evento contou com Carlos Alberto de Carvalho (Universidade de Minas Gerais, Brasil), Giane Lessa (Universidade Federal da Integração Latino-Americana, Brasil), Júlia Alves Brasil (CECS – Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da UMinho), Manuel Chaparro (Universidade de Málaga, Espanha) e Olga Bailey (Universidade de Nottingham Trent, Reino Unido). O encontro fez parte do projeto MediaMigraActs, sediado no CECS, em parceria com o MVL e a Rede Casas do Conhecimento.
BabeliUM com várias atividades
O BabeliUM – Centro de Línguas da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da UMinho está a comemorar esta semana o Dia Mundial da Língua Portuguesa com várias ações, desafiando os participantes dos seus cursos e o público em geral. O programa já incluiu a gravação de vídeo-testemunhos sobre boas razões para aprender português e o que é, para cada um, a língua portuguesa. Houve, também, a declamação de poemas num roteiro pelo centro de Braga, a visualização de um vídeo, um quizz sobre o pluricentrismo do português e o brincar com poemas lusófonos ao preencher lacunas com novas palavras. Nesta sexta-feira, prevê-se um jogo Kahoot, um desafio de adivinhas, uma nuvem de palavras favoritas na plataforma Mentimeter, além de jogos com provérbios traduzidos e uma interação oral sobre antónimos.
Imagem: UM.
Atualidade
Porto: PSP faz apreensões a cidadãos romenos

No dia 27 de junho, pelas 14h30, na Rua Latino Coelho, no Porto, a PSP procedeu à apreensão de material suspeito de ser furtado, (um telemóvel e um cartão bancário), 546,70 euros em dinheiro suspeito de ser proveniente de atividade ilícita, bem como uma viatura de matrícula italiana que constava para apreender no Sistema de Informação Schengen a pedido daquele país.
Os indivíduos alvo da apreensão são dois homens, de 18 anos e 45 anos de idade, de nacionalidade romena, desempregados e residentes no Porto.
Foto: PSP.
Atualidade
Viana do Castelo: Detenção por captura ilegal de aves

No dia 25 de junho, pela 15h45, na freguesia de Santa Maria Maior – Viana do Castelo, foi detido um homem, de 65 anos de idade e residente em Viana do Castelo.
Polícias do efetivo da Esquadra de Intervenção e Fiscalização Policial de Viana do Castelo, no âmbito do combate à captura ilegal de aves, junto do quintal de uma habitação localizada na citada freguesia, detiveram o suspeito em flagrante delito, quando este se encontrava na captura por métodos ilegais (uso de gaiola com alçapão) de espécime de espécies protegidas.
A ave foi entregue junto do ICNF de Viana do Castelo, para ser restituída à liberdade. Foi ainda apreendida uma gaiola em madeira com alçapão (mecanismo que quando acionado procede à captura da ave no seu interior).
O suspeito, que no passado dia 22 de maio, havia sido detido por esta Polícia pela prática do mesmo ilícito criminal, foi notificado para comparecer junto das Autoridades Judiciárias.
Foto: PSP.
Atualidade
Lisboa: Apreensão de arma de fogo em ocupação ilícita de imóvel

O Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, através da 3.ª Divisão Policial, no dia 25 de junho, pelas 10h00, na freguesia de Santa Clara, em Lisboa, procedeu à detenção de uma mulher de 50 anos, por ser suspeita da prática do crime de posse de arma de fogo.
Os polícias, ao colaborarem com os elementos da Polícia Municipal de Lisboa, numa desocupação coerciva de uma habitação municipal, e ao verificarem as condições de segurança da residência, depararam-se com uma arma de fogo (caçadeira), devidamente acondicionada em estojo próprio, juntamente com três munições de calibre 12mm, numa das divisões da residência.
Questionada a suspeita sobre a propriedade da arma, informou que teria sido o seu companheiro, que se encontra em prisão preventiva desde novembro de 2024 pela prática do crime de tráfico de estupefaciente, a guardar a arma na residência, sendo-lhe entregue por desconhecidos.
Após a realização de diligências quanto à propriedade da arma, foi elaborado um Auto de Notícia por Contraordenação, por o proprietário registado não ter informado a venda/cedência da arma para o novo proprietário.
Foto: PSP.
-
Atualidade3 anos atrás
Lisboa: Leilão de Perdidos e Achados da PSP realiza-se a 08 de maio
-
Atualidade4 anos atrás
Coimbra: PSP faz duas detenções
-
Atualidade3 anos atrás
Guerra pode causar um ecocídio na Ucrânia
-
Atualidade2 anos atrás
Visto CPLP não permite a circulação como turista na União Europeia
-
Atualidade4 anos atrás
Santa Marta de Penaguião coloca passadeiras 3D para aumentar a segurança rodoviária
-
Atualidade4 anos atrás
CLIPSAS: Maçonaria Mundial reúne-se em Lisboa
-
Atualidade1 ano atrás
Câmara de Sintra investe mais de 2 milhões de euros para construção do Multiusos de Fitares
-
Atualidade3 anos atrás
A Seca