Connect with us

Atualidade

Município de Vagos: “’Animar o verão’ teve um Saldo (muito) positivo”

Publicado

on

Após dois anos profundamente marcados pela pandemia de COVID-19, que condicionou, de uma forma significativa, a oferta cultural no concelho de Vagos, nomeadamente, nos meses de verão, a programação no ano de 2022 “foi encarada com enorme vontade de fazer acontecer e com forte expetativa quanto aos resultados”, refere o Município.

Nessa perspetiva, o Município de Vagos preparou o programa “Animar o verão”, apostando “numa planificação versátil e abrangente, que privilegiou a diversidade das atividades apresentadas e a qualidade dos intervenientes, com o objetivo de proporcionar bons momentos a todos os vaguenses por um lado, mas também, a todos os quantos escolheram o concelho de Vagos para fazerem as suas férias e, muito particularmente, aos nossos emigrantes que, depois de mais um ano de trabalho, regressaram à sua terra-natal para rever amigos e família, com o objetivo de passarem bons momentos de lazer e diversão”, continua.

Como sempre acontece, o “Animar o verão” teve o seu principal enfoque na Praia da Vagueira, mormente, no Largo Parracho Branco que, polvilhado com artesanato, restauração, Posto de Turismo, Espaço Bairrada e Biblioteca de Praia, receberia a grande fatia dos eventos desenvolvidos.

Um evento Sensation(al) a abrir e oferta diversificada de eventos

Durante julho, agosto e setembro, a oferta de atividades primou pela diversidade dos conteúdos propostos. De tal maneira que, quem esteve ou visitou a Praia da Vagueira pôde desfrutar, desde logo do regresso em pleno do Vagos Sensation Gourmet, naquela que foi catalogada de Best Edition e que, de facto, cumpriu amplamente os seus objetivos. Com a presença de Chefs de renome nacional e internacional, durante três dias, acolheu milhares de participantes que se deliciaram com as provas e os jantares temáticos, numa edição que juntou a inovação à tradição. Desta forma, lançou-se uma temporada em que os veraneantes puderam desfrutar de tudo um pouco:  de grandes concertos musicais no Palco Principal, ou propostas mais intimistas que ficaram reservadas para o Palco Biblioteca de Praia.

Os amantes do desporto puderam experimentar as “Caminhadas ao Pôr do Sol”, as aulas de Zumba, ou o programa Vagueira em Ação, atividades sempre muito participadas pelos veraneantes e que ajudaram a descontrair ativamente, aproveitando a dimensão do espaço do Largo Parracho Branco, ou o fantástico enquadramento marítimo dos passadiços da Vagueira.

Quem gosta de desportos náuticos não perdeu as “Manhãs Náuticas”.

Os que privilegiam o aspeto cultural, tiveram a oportunidade de colocar a leitura em dia na Biblioteca de Praia, e para quem aprecia artesanato, não faltou oferta dos artesãos vaguenses, entre uma ou outra bebida nos bares do Largo Parracho Branco e no Espaço Bairrada, e uma refeição ligeira na restauração que ali marcou presença.

Voltaram os Município Sem Fronteiras, em três noites de pura animação, com as equipas das freguesias do concelho, dos Bombeiros Voluntários de Vagos e da Câmara Municipal de Vagos, mais do que a competirem, a divertirem-se imenso. Falando em diversão, os mais pequenos adoraram os domingos nos insufláveis.

Município Sem Fronteiras (Foto: CMV)

Praça cheia às quartas-feiras

Os grandes concertos à quarta-feira, no Largo Parracho Branco, com nomes fortes do panorama musical nacional, numa vertente mais popular ou pop, é uma aposta já bastante consolidada, que tem o objetivo e o mérito de não colidir com as festividades realizadas pelas diversas freguesias do Município que acontecem, por norma, aos fins de semana. Em julho, abriu-se o apetite com Função Públika e terminou-se com a atuação de Capitão Fausto. Em ambas as ocasiões, o Largo Parracho Branco vibrou de entusiasmo. Em agosto, as presenças dos Anjos e de José Cid encheram, literalmente, este espaço que haveria, também, de acolher, muito calorosamente, nomes como Olavo Bilac e Virgul, que, certamente, deixaram a Vagueira com saudades. Projetos como Magma, TV5 e FAX tiveram o seu (muito) público e contribuíram para a diversidade de oferta musical que existiu nos três meses de “Animar o verão”.

Muitos artistas Vaguenses no Palco Biblioteca de Praia

Se em 2020, ano de pandemia plena, o Município de Vagos apoiou os seus artistas através do projeto online “Vagos em Cen@” e em 2021, mercê da maior abertura nas restrições, já houve margem para espetáculos ao vivo, este ano, em cenário normal, redobrou-se o apoio aos artistas locais dentro do programa “Animar o verão” através das atuações que aconteceram às sextas-feiras à noite e aos sábados ao fim da tarde, num contexto mais intimista. No Palco Biblioteca de Praia aconteceu quase uma vintena de atuações musicais para gáudio dos veraneantes encontrando-se, desta forma, o espaço certo para a promoção do (bom) trabalho realizado pelos músicos do concelho de Vagos e que foi devidamente apreciado.

Um verão com sensibilização ambiental

Já é uma tradição, o programa “Animar o verão” ter uma componente muito forte de sensibilização ambiental. Este ano não fugiu à regra com iniciativas como o “Piquenique com as Estrelas”, realizado de uma forma descentralizada, em Ponte de Vagos, e que congregou mais de três centenas de participantes, ou “O Mar Contra-Ataca” que procurou, através da criação de personagens marinhas que “emergiam” do oceano e que interagiam de uma forma divertida com os banhistas, sensibilizando-os para a necessidade da preservação do nosso mar.

Em suma, três meses de “Animar o verão”, “com dezenas de milhares de pessoas a preencher o espaço do Largo Parracho Branco; um enfoque muito forte no apoio aos agentes culturais locais e uma diversidade de conteúdos que apresenta saldo bastante positivo, a deixar saudades e uma expetativa que o próximo verão chegue depressa”, conclui o Município.

Fotos: CMV.

Atualidade

“Via Alternativa” traz Hip-Hop e Drum’n’Bass ao centro histórico de Viana do Castelo

Publicado

on

No próximo dia 22 de junho, sábado, Viana do Castelo vai receber o “Via Alternativa”, um encontro músico-cultural único que terá lugar na Praça da República e promete uma experiência inovadora, reunindo duas culturas vibrantes, o Hip-Hop e o Drum’n’Bass.

Das 14h30 às 03h00 da manhã, a Praça da República será palco de uma série de atividades emocionantes, incluindo workshops de produção, conferências e sessões de autógrafos, batalhas de rap, concertos de hip-hop e DJ Set de Drum&Bass.

Nos Workshops de Produção a proposta é para que o público aprenda as técnicas e segredos da produção musical com profissionais da área. Nas Conferências e Sessões de Autógrafos, a ideia passa por permitir ao público a interação com os artistas, conseguindo autógrafos exclusivos.

Nas Batalhas de Rap, o convite é para que participe ou assista a intensas batalhas de rap que destacarão talentos emergentes. Já nos Concertos de Hip-Hop e DJ Set de Drum&Bass, desfrute de atuações ao vivo que combinarão ritmos e estilos de maneira única.

As inscrições para participar nas batalhas de rap estão abertas até ao dia 16 de junho no site oficial da Câmara Municipal de Viana do Castelo. Inscrições aqui: https://www.cm-viana-castelo.pt/via-alternativa-batalhas/

O programa arranca pelas 14h30, com Conferência HipHop, Workshops de Produção HipHop e Sessão de Autógrafos no 1º Piso dos Antigos Paços do Concelho.
O programa inclui uma conferência esclarecedora sobre a cultura HipHop e o Drum&Bass, seguida de workshops envolventes sobre técnicas de produção.

Das 16h30 às 19h00 acontecem as Eliminatórias das Batalhas. A partir das 21h15, atuação de Di Ponti, artista vianense que promete contagiar o público ao som do seu mais recente trabalho.

Às 22h10, arranca a Semifinal, seguida de Final das Batalhas. Às 23h10, atuação de NTS, o rei do improviso RAP em Portugal, que atua pela primeira vez em Viana do Castelo.

Pelas 00h15, Levi Roses DJ Set (Drum&Bass), seguido de FatCap DJ Set (Drum&Bass), à 1h30, DJ e produtor natural de Viana do Castelo que irá fechar esta primeira edição do Via Alternativa.

Imagem: CMVC.

Continuar a ler

Atualidade

PSP recolhe cegonha ferida em Leiria

Publicado

on

O Comando Distrital de Leiria da PSP, através da Esquadra de Marrazes, recolheu, ao final da tarde de terça-feira, uma cegonha que se encontrava ferida.

A cegonha foi avistada a deambular num terreno agrícola, na localidade de Sismarias, Marrazes, por uma cidadã que, depois de se aproximar da ave, verificou que esta apresentava um ferimento na asa direita, o que, possivelmente, a impediria de voar, motivo pelo qual decidiu dar o alerta para o Centro de Comando e Controlo da Polícia de Segurança Pública de Leiria.

Depois da recolha, a cegonha foi transportada por uma equipa da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA) da PSP de Leiria para o Centro de Interpretação das Serras de Aire e Candeeiros, em Porto de Mós, de onde seguirá para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Montejunto para que possa ser reabilitada e posteriormente colocada novamente em liberdade.

Foto: PSP.

Continuar a ler

Atualidade

Surfista biamputado e campeão mundial de triatlo visita Lagos

Brasileiro Pauê perdeu as duas pernas aos 18 anos, numa linha de comboio. Fará uma palestra gratuita e workshop na praia de Porto de Mós no dia 17 de junho

Publicado

on

No dia 8 de junho de 2000, o brasileiro Pauê sofreu um grave acidente numa linha de comboio desativada em São Vicente, Brasil. Era um percurso que fazia quase diariamente. Tinha, na altura, 18 anos e perdeu as duas pernas. Hoje, com 41 anos, é um exemplo de superação e o único surfista biamputado do mundo, tendo sido campeão mundial de triatlo (natação, ciclismo e corrida). Licenciado em Fisioterapia, já realizou mais de 2000 palestras, nas quais relata o seu percurso, fazendo uma correlação com o dia a dia das pessoas, levando mensagens de otimismo, motivação, adaptação, determinação, coragem, gestão de dificuldades e superação.

Na próxima segunda-feira, 17 de junho, pelas 10h00, estará em Lagos, na praia de Porto de Mós, para uma palestra aberta ao público e workshop de surf. O objetivo é contar a sua história a alunos de várias escolas de surf do concelho, assim como à população em geral, e explicar como o surf salvou a sua vida e foi determinante no processo de recuperação e reintegração social. A ação, organizada pela autarquia lacobrigense, é aberta ao público de todas as idades e visa reforçar a ligação de Lagos à modalidade surf e à importância dos temas da inclusão social, desporto jovem e superação.

Foto: DR.

Continuar a ler

Mais lidas